5 jovens estudantes olhando para um globo terrestre

Universidades com maior número de alunos estrangeiros

Cada vez mais jovens aqui no Brasil procuram fazer faculdade no exterior, se juntando ao grande número de alunos estrangeiros das instituições. Eles buscam estudar nas melhores universidades, conhecer pessoas qualificadas do mundo todo, criar um networking superpotente e se desenvolver como pessoa e como profissional.

Essa tendência não é um fenômeno que acontece só entre os estudantes brasileiros. Pelo contrário, é cada vez mais comum as universidades internacionais receberem estudantes de diversos outros países.

Nos Estados Unidos, a quantidade de alunos estrangeiros vem crescendo a cada ano e em 2019 atingiu o maior patamar da história. O país, que tem 57 das 100 melhores universidades do mundo segundo o ranking da Times Higher Education, contabilizou no ano passado 1.095.299 estudantes dos 5 continentes nas suas instituições de ensino superior.

Os números comprovam o interesse crescente dos brasileiros por fazer faculdade nos Estados Unidos. Em outras palavras, recentemente a quantidade de brasileiros em universidades americanas aumentou 9,8%, o que representa o segundo maior crescimento entre alunos estrangeiros por lá.

Os estudantes estrangeiros representam 5,5% de todos os alunos das universidades americanas e em algumas universidades essa proporção chega próximo dos 50%.

Quais universidades recebem mais estrangeiros?

Segundo o Open Doors (relatório conduzido pelo Instituto de Educação Internacional, com o suporte do Departamento de Estado norte-americano), 1 em cada 3 estudantes estrangeiros nos Estados Unidos estão na Califórnia, no Texas ou em Nova York.

A New York University é a universidade que mais recebe estrangeiros nos Estados Unidos. São 19.605 alunos, que representam aproximadamente 30% do total.

Vigésima nona colocada entre as melhores universidades do mundo no ranking da Times Higher Education, a NYU abriga 20 prestigiadas faculdades em 5 diferentes lugares nas imediações da cidade de Nova York, como Downtown Brooklyn. O campus principal fica em em Lower Manhattan, mas também existem campi em Abu Dabi e Shangai.

A segunda universidade com mais alunos de fora dos Estados Unidos é a University of Southern California, em Los Angeles, com 16.340 estrangeiros de 135 países em suas salas de aula.

Número 62 no ranking das melhores universidades do mundo da THE, a USC oferece mais de 150 cursos  divididos em 18 faculdades e é reconhecida internacionalmente como um dos mais importantes centros de pesquisas em diversas áreas.

Northeastern University, em Boston, é a terceira instituição que mais estudantes estrangeiros nos Estados Unidos. Dessa forma, hoje são 16.075 alunos que vieram de outros países para estudar lá, e entre os 255.000 ex-alunos há pessoas de 179 países.

Columbia University, em Nova York, também tem um número bastante significativo de estrangeiros. São 15.897, vindos dos 50 estados americanos e de mais de 110 países.

Com campus em Manhattan, Columbia tem mais de 80% de suas aulas com menos de 20 alunos em sala. Sendo assim, é um dos principais centros de pesquisa do mundo e, além da indiscutível excelência acadêmica (16a colocada no ranking THE), sua localização ajuda a atrair estudantes do mundo inteiro.

As outras instituições que mais recebem alunos estrangeiros são University of Illinois at Urbana-Champaign (13,497 estudantes), Arizona State University (13.324), University of California Los Angeles (11.942), Purdue University (10.943), University of California San Diego (10.652) e Boston University (10.598).

Quais cursos os alunos estrangeiros mais procuram?

Ainda de acordo com o Open Doors,o curso mais procurado por estrangeiros nos Estados Unidos tem sido o de Engenharia. Igualmente, no ano letivo de 2018/2019, havia 230.780 alunos de fora dos EUA nessa área.

Da mesma forma, em seguida vem Matemática e Ciências da Computação, com 203.461 alunos internacionais nos Estados Unidos.

Administração e Business também é uma área muito procurada por estrangeiros, com 182.170 estrangeiros nas universidades americanas.

O que acontece no Reino Unido e no Canadá?

Os estudantes estrangeiros não só se interessam pelos EUA, mas também pelo Canadá e Reino Unido, onde se encontram algumas das melhores universidades do mundo.

Na University of Oxford, na Inglaterra, número 1 no ranking 2023 da Times Higher Education, mais de um terço dos alunos são internacionais, vindos de 138 países.

Na University of Cambridge (3a no ranking), também na Inglaterra, cerca de 9.000 dos 22.000 alunos vieram de 140 países. De fato, entre os ex-alunos, há mais de 120.000 estrangeiros de mais de 200 países.

Por exemplo, a University of Toronto, melhor canadense e 18a colocada no ranking THE, tem 21% dos seus alunos estrangeiros, vindos de 168 países.

Então, quer ser um desses alunos? Assine nossa Newsletter e saiba tudo que é preciso para conquistar o seu lugar em uma das melhores universidades do mundo.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: As dúvidas mais frequentes sobre Graduação no Exterior.

Por onde começar? Como se preparar? Como conseguir bolsas de estudos? Quais atividades extras devo fazer? Diferenças entre processos seletivos (EUA vs Canadá vs Europa). Etc. Compilamos as dúvidas mais frequentes e vamos respondê-las. Além disso, iremos responder outras dúvidas que surgirem durante a mentoria.

27.03

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?