Conheça as festas de carnaval nos EUA e Canadá!

Está chegando o Carnaval, essa festa que tem a cara do Brasil e leva milhões de foliões para as ruas e sambódromos pelo país. Muitos alunos que fazem faculdade no exterior pensam que estão perdendo a festa por estar fora do Brasil, porém, o Carnaval – apesar de ser uma festa bem brasileira – tem várias versões ao redor do mundo!

Mardi Gras – EUA (Nova Orleans, Kentucky, Nova Iorque, Nova Jérsei, Filadélfia e outras)

Essa festa se assemelha bastante aos blocos e desfiles de ruas aqui do Brasil. O Mardi Gras (que significa “Terça Feira Gorda” em francês) é uma festa bem tradicional nos Estados Unidos, que acontece desde o século 19, tendo sua maior edição na cidade de Nova Orleans. Mais de um milhão de turistas chega a cidade todos os anos para ver os desfiles dos Krewes – nome dos blocos. O desfile reúne por volta de 50 krewes diferentes, que usam muitas máscaras e fantasias. Os mais famosos em Nova Orleans são Zulu e Rex, que desfilam pela St. Charles Avenue, via principal da cidade.

Esse desfile não tem o caráter competitivo que existe entre as escolas de samba do Brasil, por exemplo. É uma festa bem familiar, e muito divertida! Os desfiles começam logo pela manhã na terça feira de Carnaval (em outras cidades, as datas são diferentes) e vão até tarde da noite. O único empecilho para a diversão talvez seja o frio, já que o Mardi Gras acontece em pleno inverno americano!

Carnaval de Quebec – Canadá

Quem estuda no Canadá pode “pular” carnaval em Québec, Canadá. A cidade possui o maior Carnaval de inverno mundo! É chamado carnaval de inverno por que a celebração ocorre entre meados de Janeiro e Fevereiro, período em que o Québec está mergulhado em temperaturas abaixo de 0°C!

O Carnaval de Quebéc é totalmente invernal. A festa é iniciada e finalizada no Palácio de Gelo, um palácio enorme construído totalmente de gelo! Durante a festa, acontecem desfiles que passam por locais iluminados, competições de esculturas no gelo e campeonatos de esportes de inverno, tudo isso apadrinhado pelo mascote oficial da festa, o boneco Bonhomme.  A festa é levada a sério pelos moradores da cidade e tem um site oficial com toda a sua história: https://carnaval.qc.ca/

Carnaval nas universidades

Além dessas opções, existem universidades que possuem uma grande comunidade de estudantes brasileiros e eles próprios organizam festas de carnaval no Campus! O exemplo mais conhecido é a festa de Carnaval organizada pela HUBA – Harvard Undergraduated Brazilian Association, que é a associação de alunos brasileiros em Harvard. Essa festa é anual e todos os alunos de Harvard são convidados a participar. Outras faculdades como a Brown University também fazem festas de Carnaval do tipo.

Já imaginou você participar de uma associação brasileira em sua universidade e ajudar a organizar um carnaval tipicamente brasileiro para seus colegas? Isso é possível!

 

Essas são algumas das opções para não perder o espírito carnavalesco durante os anos de estudo no exterior, e também são oportunidades de conhecer diferentes formas de celebrar o Carnaval! Fazer faculdade nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido é uma oportunidade de expandir seus horizontes e ter contato com tipos diferentes de celebrações.

Saiba mais sobre fazer faculdade no exterior, entre em contato com a Daquiprafora!



Comentários