Lista de espera – saiba o que fazer se você ficou na waitlist de alguma universidade dos Estados Unidos ou Canadá - Daquiprafora | Faculdade nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido

Lista de espera – saiba o que fazer se você ficou na waitlist de alguma universidade dos Estados Unidos ou Canadá

Estar na lista de espera (a chamada waitlist), significa que o aluno não foi rejeitado, mas também ainda não tem vaga garantida. O estudante está no nível de admissão da universidade, mas como eles sempre tem mais candidatos bons o suficiente para entrar do que vagas, muitos não terão lugar.

Os alunos admitidos no processo de candidatura regular geralmente têm até o início de maio para confirmar a vaga e a partir disso a universidade saberá quantas vagas disponíveis ela tem, e aí passará a avaliar alunos da lista de espera. O processo de análise dos candidatos da lista de espera é semelhante à avaliação inicial das candidaturas. Se uma universidade obtiver o número esperado de matrículas na chamada regular, é improvável que ela irá admitir estudantes da lista de espera.

Os especialistas de admissão passam cerca de 3 a 4 semanas revendo as candidaturas do zero e depois entram em contato. Não é possível saber exatamente quais as chances de admissão após a lista de espera, pois tudo depende da quantidade de alunos que se candidataram no início e quantos escolheram cursar aquela universidade depois que foram aceitos.

Por esses fatores, se o aluno for admitido em outras universidades de sua escolha, é melhor optar por aquelas que realmente estão interessadas nele! Entretanto, as dicas a seguir revelam ações importantes que podem ser feitas para melhorar as chances do aluno de sair da waitlist e ser aceito na universidade:

– Prepare um e-mail aceitando a oferta da waitlist, com motivos e argumentos específicos que mostrem por que o aluno realmente gosta e quer estudar naquela universidade. Essa é mais uma oportunidade para o estudante se “vender”, portanto, deixe as intenções muito claras. Inclua informações sobre o que o aluno tem feito desde que enviou sua application. Fale de resultados no vestibular (Brazilian university entrance exams) caso tenham sido bons, ou nota do ENEM, cursos que fez, prêmios que recebeu, atividades marcantes em que se envolveu ou outros acontecimentos legais.

–  Sempre finalize agradecendo a atenção e que espera um retorno.

– Revise o e-mail de modo a evitar erros gramaticais.

– Se possível, consiga uma nova carta de recomendação, de preferência de alguma atividade que adicione algo novo a sua candidatura. Não é algo extremamente importante, mas certamente ajudará a aumentar suas chances.

– Contate o responsável pelo Departamento Internacional de Admissões. O Depto. de Admissões pode optar por pedir indicações aos responsáveis regionais sobre quais estudantes eles acreditam que seriam boas escolhas para serem admitidos. Criar certo relacionamento com o Depto. Internacional de Admissões pode ajudá-lo a ser lembrado e ter sua candidatura reavaliada.

– E mais importante: não espere a resposta da universidade que lhe colocou na lista de espera! Escolha uma universidade em que foi aprovado para que, dessa forma, você não perca uma certeza para algo que é, infelizmente, incerto.

 



Comentários