Estudante da faculdade de economia lendo documento ao lado do notebook

5 das melhores faculdades de Economia do mundo

Saiba onde estão, quais são e o que oferecem as universidades donas dos mais bem conceituados cursos de Economia do planeta.

Economia é tradicionalmente uma carreira muito procurada por estudantes nas universidades do mundo todo. E a tendência é essa demanda continuar sempre bastante alta. A Economia estuda a forma como a sociedade produz, distribui e consome bens materiais e serviços.

Está, portanto, em tudo que fazemos no dia a dia. Do pãozinho que compramos na padaria às mais complexas transações internacionais.

Como funciona a área da Economia

É baseado na Economia que governos, indústrias, empresas, comércio, famílias e indivíduos direcionam seus caminhos. Ter conhecimento e domínio desse assunto significa estar apto a tomar decisões no que diz respeito à vida financeira em qualquer um destes setores.

Mas Economia não é só sobre finanças. Se você se interessa por políticas que impactam o meio ambiente, por desigualdade social, pelo crescimento da China ou pelos pontos fortes e fracos do mercado econômico, a Economia pode ser para você.

Por ser uma área que abrange praticamente todos os campos da sociedade, são inúmeras as possibilidades de atuação profissional. A empregabilidade é enorme no mundo todo.

No mercado financeiro, em multinacionais, pequenas, médias e grandes empresas, organizações internacionais ou no setor público e ONGs, o economista pode trabalhar em inúmeras atividades:

  • Consultoria financeira;
  • Planejamento estratégico;
  • Gestão de investimentos e de recursos;
  • Análise e otimização da performance corporativa;
  • Direção orçamentária;
  • Entre outras.

O economista tem ainda, mais do que ninguém, plena capacidade de empreender em qualquer área.

Para poder atuar em uma esfera tão ampla, o aluno aprende conceitos e práticas de diversas áreas. Entre elas estão administração, matemática financeira, análise de investimentos, estatística, contabilidade, empreendedorismo, economia internacional, mercado financeiro e de capitais.

Uma boa formação é o primeiro passo para um bom desenvolvimento na carreira.

Melhores faculdades de Economia

De acordo com o ranking US News, 27 dos 50 melhores cursos de Economics and Business do mundo estão em universidades americanas. Ou seja, mais da metade. Entre as 11 primeiras, 9 são dos Estados Unidos.

Das 50 melhores do ranking, além das 27 americanas, 7 estão no Reino Unido, 4 na Holanda, 3 na Austrália e uma no Canadá.

As 11 melhores faculdades do mundo são:

  • Harvard;
  • MIT;
  • UC Berkeley;
  • Stanford;
  • UPenn;
  • University of Chicago;
  • London School of Economics and Political Science;
  • Columbia University;
  • New York University;
  • University of Michigan;
  • Erasmus University Rotterdam.

Conheça algumas das melhores faculdades do mundo em economia

 

Harvard University (Estados Unidos) #1

Tradicionalmente entre as melhores universidades do mundo, Harvard ocupa a 1a posição no US News Ranking das melhores faculdades de Economia do planeta.

A universidade fica em Cambridge, próximo a Boston, Massachusetts. Além de ser a mais antiga instituição de ensino superior do país, está entre as mais prestigiadas do mundo em termos de ensino e pesquisa. É uma das 8 universidades que compõem a Ivy League, conhecida pela excelência acadêmica das suas instituições.

Em Harvard, aproximadamente 25% dos 21.261 estudantes são internacionais. O campus comporta 10 faculdades, o Instituto Radcliffe de Estudos Avançados, 2 teatros, 5 museus, além da maior biblioteca acadêmica do mundo.

Entre seus ex-alunos estão 8 presidentes dos Estados Unidos, mais de 30 Secretários de Estado e vários laureados com o Prêmio Nobel em Economia.

Criado em 1897, o Department of Economics faz parte da maior academia de ensino e pesquisa de Harvard. Tem 59 professores, 19 áreas de estudos e 82 cursos na graduação. A diversidade de interesses e a qualidade dos professores estimulam os alunos a estudar e pesquisar em qualquer área da Economia.

 

London School of Economics and Political Science (Reino Unido) #7

Uma das principais referências em universidades na área de Ciências Sociais, LSE é a 7a melhor do mundo em Economia e a melhor do Reino Unido, de acordo com o USNews Ranking.

LSE é reconhecida também como uma das universidades mais internacionais do mundo. Cerca de 72% dos seus 10.660 alunos e 46% dos professores e funcionários são estrangeiros. Assim, mais de 100 idiomas diferentes são falados no campus.

A London School of Economics está localizada no efervescente centro de Londres, próximo a um dos principais centros financeiros e culturais da Europa.

Por isso, está constantemente envolvida em assuntos ligados ao presente e ao futuro do Reino Unido e também a questões internacionais. Lá se formaram 70 parlamentares britânicos e 18 vencedores do Prêmio Nobel.

Há décadas a London School of Economics tem o compromisso de estar na vanguarda do desenvolvimento no campo da Economia. Esta postura vem garantindo um impacto duradouro do seu trabalho na área.

Quase toda a produção de conhecimento em Economia no Reino Unido nos últimos 50 anos teve a participação de membros da LSE. Entre os que mais atuaram estão nove ganhadores do Prêmio Nobel na área.

 

Erasmus University Rotterdam (Holanda) #11

Com mais de 100 anos de história, a EUR está entre as top 100 em pesquisa no mundo e é reconhecida pela abordagem empreendedora que estabelece em seus cursos. Com sede na segunda maior cidade da Holanda, a Erasmus possui 4 campus que atendem 26.453 estudantes, cerca de 22% deles estrangeiros.

No campus principal, que fica a 15 minutos de bicicleta do centro de Rotterdam, está a Erasmus School of Economics, uma das 7 escolas da universidade.

A 11a  melhor faculdade de economia do mundo, segundo o US News, recebe anualmente 7 mil alunos e é composta por 4 departamentos. Eles incluem o Econometric Institute e os departamentos de Economics, Business Economics e Applied Economics.

A Erasmus é referência em economia e negócios na Holanda desde a sua fundação, em 1913, quando foi criada como “Netherland School of Commerce”. A universidade possui o renomado Erasmus Center of Entrepreneurship (ECE), um dos principais centros de empreendedorismo da Europa.

 

Monash University (Austrália) #26

A Monash University é a segunda universidade mais antiga do Estado de Victoria e a maior da Austrália. Fundada em 1958, Monash faz parte do Group of Eight, que engloba as 8 melhores instituições em pesquisa do país.

Mais de 40% dos 57.400 alunos da Monash são internacionais, incluindo graduação e pós. O campus principal fica em Melbourne, mas há vários outros espalhados pela Austrália e em 4 países: Índia, Itália, Malásia e China.

Monash possui mais de 6.000 cursos divididos em 10 faculdades. Uma delas, a Monash Business School, oferece a graduação em economia.

A Monash Business School é estruturada em 7 departamentos, tem 4 centros de pesquisa e um Grupo de Educação Executiva. O Departamento de Economia é líder na Austrália em pesquisa e ensino desde 1961. No ranking US News aparece em 1o lugar na Austrália e em 26o no mundo.

A  Monash Business School tem 128.855 ex-alunos. Deles, 64% moram na Austrália e 36% vivem fora do país.

 

University of Toronto (Canadá) #27

Considerada a número 1 do país, a University of Toronto é reconhecida pela excelência no ensino e pesquisa e pela sua multiculturalidade. Uma das mais antigas universidades do Canadá, fundada em 1827, UofT já formou mais de 560.000 alunos e é um dos principais centros de pesquisa do mundo.

Por estar localizada em uma cidade multicultural, a University of Toronto atrai estudantes do mundo inteiro. Praticamente 25% dos seus 71.000 estudantes da graduação são internacionais, de 157 nacionalidades diferentes. Estados Unidos, China, Índia e Coréia do Sul são os países que mais enviam estudantes para UofT.

A University of Toronto tem 3 campus. O principal deles, o de St. George, fica no centro da cidade e recebe 44.763 alunos na graduação.

É neste campus movimentado e diverso que fica o Departamento de Economia, um dos maiores da Faculty of Arts and Science. Com mais de 3.000 estudantes, é o curso mais popular da faculdade.

De acordo com o US News Ranking, a UofT é a 17a melhor universidade e tem o 27o melhor curso de Economia do mundo, o 1o do Canadá.

Se interessou por uma dessas faculdades e quer receber mais informações sobre elas? Conheça os nossos programas e veja como podemos ajudar você nesse importante processo. 

Mentoria em Grupo: Vestibulares & Applications

Fazer vestibulares no Brasil e em paralelo se candidatar para as universidades do exterior. Linha do tempo de preparação, o que fazer e quando fazer e fases do ano das candidaturas. Prioridades; Testes: SAT / ACT / AP Tests / TOEFL / IELTS-UKVI/ DELE / SIELE, Seleção das universidades; Valor das universidades e oportunidades de bolsas; Benefícios de se planejar; etc.

07/05

19h00

Mentoria em Grupo: Erros mais Comuns nas Redações e Cartas de Recomendação

Quantas Cartas de Recomendação são necessárias, para quais professores devo pedir? Posso/Devo enviar cartas extras? Redações: Exemplos de temas mais frequentes. Estrutura. Redações no Brasil Vs Essays. Erros mais comuns.

09.05

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?