Califórnia

Melhores universidades para estudar na Califórnia

Conheça algumas das melhores universidades da Califórnia e entenda por que este é o estado americano que mais recebe estudantes internacionais. 

A Califórnia é o estado americano com o maior número de estudantes internacionais, cerca de 160.000. E razões não faltam para isso. Segundo estado americano com maior número de universidades, a Califórnia abriga algumas das mais prestigiadas instituições de ensino superior do país e do mundo.

Mas há inúmeros outros bons motivos para ser um estudante internacional na Califórnia. E eles vão além da excelência acadêmica e de toda estrutura que suas universidades oferecem. 

Por que estudar na Califórnia?

Um dos grandes atrativos da Califórnia é a indústria local e sua ligação com as universidades. Conhecida como um tech hub, com o centro no Vale do Silício, a Califórnia oferece excelentes oportunidades de estudo, pesquisa e trabalho em STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática).

Os estudantes têm, portanto, facilidade para conseguir estágios em algumas das maiores e mais inovadoras empresas de tecnologia dos Estados Unidos e do mundo, como Apple e Google.

Mas nem só de tecnologia vive a Califórnia. Lá se formam alguns dos melhores músicos e artistas do país. Oportunidades de estágio em grandes estúdios de cinema e TV também são mais acessíveis para os estudantes da Califórnia. O estado ainda contribui intensamente com a indústria aeroespacial, agrícola e de biotecnologia. 

A Califórnia é o estado número 1 do país em green job e green economy. Suas faculdades estão, consequentemente, entre as mais “verdes” dos Estados Unidos e oferecem excelentes cursos para quem pretende trabalhar em carreiras ligadas a questões do meio ambiente.

Fora dos campus, a Califórnia oferece inúmeros atrativos nas cidades, praias e montanhas. Na costa de São Francisco a San Diego estão alguns dos pontos mais bonitos do oeste do país.

Quem gosta de aventura e esportes outdoor vai se sentir no paraíso. Trilhas, esqui, snowboard e surfe são algumas das atividades super acessíveis nas praias e parques em todo o estado. 

A Califórnia é também um famoso hub cultural. Suas grandes cidades, Los Angeles, San Diego e São Francisco, recebem importantes eventos, feiras, shows e competições esportivas o ano inteiro. 

A seguir você vai conhecer melhor as universidades mais bem ranqueadas da Califórnia, segundo o US News.

As melhores universidades da Califórnia

 

Stanford University – #1

Localizada na Bay Area, região de São Francisco, no coração do Vale do Silício, Stanford é considerada a 4a melhor universidade do mundo pelo ranking da Times Higher Education (THE). Segundo o US News, é a 6a melhor do país e a número 1 no Estado da Califórnia.

Stanford promove pesquisas de enorme impacto global, estimula a interação professor-aluno, a interdisciplinaridade e, claro, a excelência acadêmica. É muito conhecida pelo espírito empreendedor e pela proximidade com as indústrias do Vale do Silício. 

Com 33 km2, o campus principal de Stanford é um dos maiores dos Estados Unidos. A universidade é composta por 7 escolas. Três delas oferecem cursos de graduação:

  • Engineering;
  • Humanities & Sciences;
  • Earth, Energy and Environmental Sciences.

Stanford tem ainda 18 institutos interdisciplinares, que permitem aos alunos combinarem diferentes áreas de estudos e criarem seus próprios programas. 

Fundada em 1885, Stanford tem hoje um total de mais de 17.000 estudantes, cerca de 7.000 deles na graduação, e 2.240 professores.

Os alunos de Stanford estão entre os mais bem pagos do país quando se formam. De acordo com a PayScale, o salário (anual) no início da carreira dos formados em Stanford é, em média, de U$ 83.500, e no meio da carreira, quase dobra. Vai para U$ 161,400, em média. 

Empresas fundadas por ex-alunos de Stanford geram uma receita anual de mais de 2,7 bilhões de dólares, o que corresponderia à 10a maior economia do mundo. Entre elas estão Nike, HP, Instagram, PayPal e Snapchat.

Praticamente todos os estudantes que entram em Stanford, 99%, permanecem para o segundo ano, o que indica um altíssimo grau de satisfação. Fora das aulas, eles têm à disposição mais de 650 organizações estudantis, que vão de esportes a assuntos acadêmicos, arte ou religião. 

 

California Institute of Technology – Caltech – #2 

Caltech fica em Pasadena, ao norte de Los Angeles. Número 2 do mundo no ranking 2022 da THE, Caltech é considerada pelo US News a 2a melhor universidade da Califórnia. Tem um ambiente multicultural e diverso. Cerca de 34% dos seus 2.300 alunos são internacionais.

Caltech tem 6 divisões acadêmicas, focadas principalmente em ciências e engenharia. O volume e a qualidade das pesquisas desenvolvidas em Caltech são mundialmente reconhecidos e têm o suporte de instalações de ponta.

Entre elas estão o Jet Propulsion Laboratory, o Seismological Laboratory e a International Observatory Network.

O ambiente acadêmico concentrado e intenso de Caltech garante todos os anos milhões de dólares em bolsas de pesquisa, produz incontáveis patentes e forma inúmeros CEOs de empresas de tecnologia.

Além disso, ex-alunos de Caltech já receberam 39 prêmios Nobel e 6 Turing Awards (concedido para as maiores contribuições na área da computação). 

Caltech possui 11 residências estudantis. Apenas os calouros (freshman) precisam morar no campus, porém mais de 80% dos alunos preferem continuar vivendo na universidade nos outros anos também.

A vida estudantil é bastante centrada nos residenciais, que misturam tradição e inovação. Os dorms são conhecidos como “self-governing living spaces“.

Cada casa tem sua própria personalidade e os alunos se inscrevem naquelas com as quais mais se identificam.

Estudaram em Caltech Gordon Moore, engenheiro fundador e diretor da Intel; o famoso químico Linus Pauling (criador do Diagrama de Pauling que estudamos na escola); e Adam D’Angelo, co-fundador e CEO do Quora. 

 

University of California Los Angeles – UCLA – #3

Considerada a 3a melhor universidade da Califórnia pelo ranking US News, UCLA faz parte do University of California College System, que engloba outras 9 instituições públicas do estado.

Seu campus, no bairro de Westwood, Los Angeles, recebe diariamente cerca de 31.500 estudantes, 85% deles na graduação.

A universidade é composta por 12 escolas altamente ranqueadas, entre elas:

  • School of Theater, FIlm and Television (TFT);
  • School of Dentistry;
  • School of Education & Information Studies (3a melhor do país na área). 

Top 20 no ranking mundial da Times Higher Education, UCLA oferece 230 majors, 125 deles de graduação, e 90 minors, espalhados em 109 departamentos. Mais de 24 programas acadêmicos de UCLA estão entre os 20 melhores do país nas suas respectivas áreas. 

O grupo de professores de UCLA é reconhecido como um dos melhores dos Estados Unidos. O incentivo à pesquisa é forte desde o primeiro ano e mais da metade dos alunos se formam com experiência em pesquisa em disciplinas de humanidades, ciências sociais e STEM. 

UCLA também é conhecida pela forte cultura de startups, com vários clubs e programas de aceleração que auxiliam alunos a idealizar e executar suas próprias empresas. 

A universidade ainda incentiva os alunos a estudarem fora. Mais de 2.400 estudantes participam anualmente dos 275 programas oferecidos em 39 países. 

Apesar de ser uma instituição de grande porte, a UCLA mantém um espírito de comunidade que oferece aos alunos um enorme senso de pertencimento. Há mais de 1.000 organizações estudantis à disposição dos alunos, que atendem todo tipo de interesse: esportes, política, artes, meio ambiente, religião, xadrez, economia e muito mais.

 

University of California Berkeley – #4 

Também conhecida apenas como Cal, a University of California Berkeley fica localizada na Baía de San Francisco. É a casa de cerca de 28.000 alunos de graduação e cerca de 10.000 de pós, sendo 23% deles internacionais.

Fundada em 1868, Berkeley foi a primeira universidade a integrar o University of California System e é a segunda mais antiga instituição de ensino superior da Califórnia

Considerada a 8a melhor universidade do mundo pela THE e a 4a melhor da Califórnia pelo US News, Berkeley possui 14 escolas. Entre elas estão as conceituadas Haas School of Business, a College of Engineering, a School of Public Health e a College of Chemistry. Seus professores já receberam 39 prêmios Nobel, a maioria em física, química e economia.

Reconhecida como uma das universidades com menos discriminação no mundo, Berkeley é um tradicional centro de ativismo político. Nos anos 1960 e 1970 foi palco de importantes protestos contra a Guerra do Vietnã, por exemplo.

A vida dos estudantes fora das salas de aula, laboratórios e bibliotecas em Berkeley passa bem longe da monotonia. Acontecem eventos o ano inteiro, há esportes para assistir ou praticar, mais de 1.000 clubs e organizações estudantis para participar, além das inúmeras atrações da própria cidade de São Francisco.  

Neste vídeo, você encontra importantes informações sobre a Universidade de Berkeley:

University of Southern California – USC – #5 

Fundada em 1880 com 53 alunos e 10 professores, a USC é hoje uma das mais renomadas instituições de ensino e pesquisa do mundo e emprega o maior número de funcionários do setor privado da Califórnia.

Cerca de 4.700 professores se dividem em 21 escolas e unidades na universidade, lecionando para um total de 44.000 alunos, cerca de 20.000 na graduação. 

Considerada pelo US News a 5a melhor universidade da Califórnia, a USC está entre as 20 melhores do país e é a 63a melhor do mundo, segundo a THE.

Seu campus principal fica no centro de Los Angeles. Há ainda três hospitais-escola além de faculdades de medicina e farmácia no norte da cidade. 

A USC oferece as vantagens de uma grande universidade, como o enorme potencial para pesquisa, ambiente multicultural, mais de 1.000 organizações estudantis e instalações de ponta em todas as áreas.

Mas também tem características de escolas menores, como classes pequenas que propiciam mais contato entre alunos e professores. Aproximadamente 63% das salas de aula têm menos de 20 alunos.

Os cursos mais procurados na USC são Business Administration, Comunicação e Jornalismo, Políticas Públicas e Cinema. A USC School of Cinematic and Arts é a mais antiga escola de cinema dos Estados Unidos e uma das mais prestigiadas do mundo. Estudaram lá os atores John Wayne, Clint Eastwood e o cineasta George Lucas, entre outros. 

Os mais de 4.000 professores e pesquisadores da USC já receberam 5 prêmios Nobel e dezenas já foram condecorados com outros prêmios, como:

  • MacArthur Genius Award;
  • Guggenheim Award;
  • National Medal of Art.  

A USC é a única universidade do mundo a ter um medalhista de ouro em todas as Olimpíadas desde 1912. E também a única a ter um ex-aluno nomeado ao Oscar, desde o início da premiação da academia, em 1929.

Se você sonha em estudar na Califórnia e quer receber mais informações sobre o processo, marque um papo com um dos nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas.

Mentoria em Grupo: Vestibulares & Applications

Fazer vestibulares no Brasil e em paralelo se candidatar para as universidades do exterior. Linha do tempo de preparação, o que fazer e quando fazer e fases do ano das candidaturas. Prioridades; Testes: SAT / ACT / AP Tests / TOEFL / IELTS-UKVI/ DELE / SIELE, Seleção das universidades; Valor das universidades e oportunidades de bolsas; Benefícios de se planejar; etc.

07/05

19h00

Mentoria em Grupo: Erros mais Comuns nas Redações e Cartas de Recomendação

Quantas Cartas de Recomendação são necessárias, para quais professores devo pedir? Posso/Devo enviar cartas extras? Redações: Exemplos de temas mais frequentes. Estrutura. Redações no Brasil Vs Essays. Erros mais comuns.

09.05

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?