Estudantes universitários procurando formas de imigrar para o Canadá.

Como imigrar para o Canadá depois da formatura?

Excelência acadêmica e qualidade de vida atraem estudantes do mundo inteiro para o Canadá e boa parte decide permanecer no país após a faculdade. 

O Canadá tem sido um dos países mais procurados por estudantes internacionais nos últimos anos. No ano letivo anterior à pandemia, 2019-2020, cerca de 388.000 estudantes chegaram do exterior às universidades canadenses. Hoje cerca de 17% dos universitários no Canadá vieram de fora do país

Quem decide fazer faculdade no Canadá é naturalmente atraído pela excelência acadêmica das suas universidades. Com qualidade de ensino e pesquisa reconhecidas mundialmente, o Canadá tem 5 universidades entre as 100 melhores do mundo, segundo o ranking da Times Higher Education:

  • University of Toronto;
  • University of British Columbia;
  • McGill University;
  • McMaster University;
  • University of Montreal.

Qualidade de vida e emprego no Canadá

Mas não é apenas a força acadêmica e a estrutura das universidades que atrai milhares de estudantes para o Canadá todos os anos. Quem busca qualidade de vida encontra no Canadá o que há de melhor em todo o mundo. 

O país está constantemente entre os melhores neste quesito nos principais rankings internacionais, que levam em conta segurança, saúde, educação, meio ambiente e mercado de trabalho, entre outros fatores.

No ranking US News, o Canadá aparece como o número 1 em qualidade de vida em 2021. Além disso, o país tem 3 cidades entre as 20 mais indicadas para estudantes no mundo todo: Montreal, Quebec e Vancouver.  

Fora das universidades, a vida dos estudantes no Canadá é cheia de opções de lazer. Além das atrações locais, nas próprias cidades, o país oferece viagens incríveis.

Há florestas, lagos e montanhas para serem explorados, com belezas naturais incríveis. Nos meses mais quentes, não faltam espaços para atividades ao ar livre e esportes outdoor. No frio, o Canadá é ideal para quem gosta dos esportes de inverno.  

O Canadá ainda é um país conhecido por ser “mente aberta” e receber muito bem os estrangeiros. É o número 1 na pesquisa HSBC Expat Explorer que avaliou a tolerância da população.

Por isso, uma das grandes vantagens de viver lá é se deparar com uma enorme diversidade cultural no dia a dia. Deve ser por isso também que o país está entre os mais alegres do mundo. É o 5o mais feliz do planeta, de acordo com a pesquisa da CEOWorld Magazine. 

Em qualquer lugar do mundo, a maior preocupação dos alunos quando a formatura se aproxima é em relação às possibilidades de trabalho. No Canadá, os estudantes universitários, tanto os locais como os estrangeiros, se formam com um ótimo potencial de ganhos e de empregabilidade. Somente na última década, o Canadá criou 1,6 milhão de empregos para graduados. 

Por tudo isso, é grande o interesse dos estudantes em continuar morando no Canadá após a formatura. E, diferentemente da maioria dos países, não é complicado viver e trabalhar por lá depois da faculdade.

O governo tem vários programas que incentivam a permanência e até a imigração. Este é, portanto, um grande diferencial do Canadá em relação aos Estados Unidos e muitos países europeus.  

Como continuar morando no Canadá depois de formado?

O primeiro passo para permanecer no Canadá é solicitar o PGWP (Post-Graduation Work Permit). Este documento permite que o jovem trabalhe em qualquer área após obter o diploma. 

O tempo de validade da permissão está relacionado à duração do curso. Para cursos com mais de 2 anos de duração, como os de graduação, geralmente são concedidos de 2 a 3 anos de permissão de permanência para trabalho. 

A aplicação para o PGWP deve ser feita enquanto o Study Permit (o visto de estudante) ainda for válido e no máximo 6 meses após a conclusão do curso.

Podem aplicar alunos que estudaram em faculdades públicas ou privadas que fazem parte da lista do governo canadense classificadas como DLI (Designated Learning Institutions). Não é necessário ter proposta de trabalho de uma empresa para solicitar o PGWP.

Com o PGWP, além de poder permanecer no país, o jovem passa a poder trabalhar em tempo integral. Lembrando que durante a faculdade, os estudantes podem trabalhar meio período no Canadá. 

O PGWP é uma permissão de trabalho aberta. Isto significa que você pode trabalhar em qualquer profissão em qualquer lugar do Canadá e trocar de trabalho quando quiser.   

Porém, vale lembrar que todas as informações relacionadas a este assunto podem mudar a qualquer momento. Por isso, é sempre bom checar nos sites do governo canadense ou com empresas especializadas os detalhes para cada caso a fim de garantir informações detalhadas e atualizadas.

E depois do PGWP? 

O PGWP não é extensível, ou seja, quando a validade expira ele não é renovável. Mas há várias formas de continuar no Canadá de forma temporária ou mesmo permanente e o PGWP pode ajudar bastante neste processo.

O governo canadense tem um sistema chamado Express Entry, que é o programa de imigração mais popular do país. Ele consiste num sistema de pontos que leva em conta alguns aspectos, como idade, nível de educação e tempo de trabalho no Canadá. Portanto, o período trabalhado com o PGWP é importante, já que vai contar valiosos pontos neste processo. 

Os PNPs (Provincial Nominee Programs), programas oferecidos pelas províncias a graduados estrangeiros que queiram permanecer morando nelas, operam utilizando o Express Entry.  

Outro programa que pode ser utilizado por quem quer obter residência permanente é o Atlantic Immigration Program (AIP). Ele é voltado para recém-formados em instituições da região do Atlântico (leste).

A vantagem do AIP é que não exige um mínimo de experiência de trabalho anterior, o que permite que quem tem PGWP possa aplicar mesmo antes de começar a trabalhar ou com pouco tempo de experiência.

Há outros tipos de programas voltados para imigração ou permanência temporária no Canadá, que variam de acordo com o lugar, a região e a formação ou o tipo de ocupação.

Mais uma vez, é importante checar nos sites do governo e com empresas especializadas para obter informações atualizadas sobre cada um deles.

Se você tem o sonho de estudar e trabalhar no Canadá, a equipe especializada da Daqui pra Fora oferece toda a assistência necessária nesse processo.

Preencha o formulário abaixo para começar a conversar com o nosso time de especialistas.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Entrevista: Aproveitar as Oportunidades

Entrevista com Katia Allevato. Kátia é mãe do Felipe que recebeu um a excelente bolsa para estudar Ciências da Computação em Michigan State University. Ela irá nos contar como foi a jornada do seu filho ao se preparar para se candidatar para as universidades exterior. Contará sobre as oportunidades que Felipe tem aproveitado nestes primeiros anos dentro e fora da universidade. Falará como é experiência de ter um filho estudando no exterior, falará sobre o que mudou na vida dela e quais mudanças e desenvolvimento percebeu no filho.

18.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?