Jovens que estudam e trabalham nos EUA durante o expediente.

Veja como é possível trabalhar nos EUA enquanto estuda

Você está querendo trabalhar nos EUA com o visto de estudante? Esse é o objetivo de muitos alunos que começam uma faculdade em terras americanas e buscam um emprego para fazer uma grana extra.

Pode ser para começar a ganhar experiência no mercado de trabalho, complementar a renda dos pais para se manter estudando fora ou até mesmo para mergulhar ainda mais na cultura do país.

Independente do motivo, é importante saber como trabalhar de maneira legal enquanto estiver estudando nos Estados Unidos.

Leia esse artigo até o final e fique por dentro das possibilidades de trabalho para quem está estudando nos EUA.

Trabalho no Campus

Um estudante internacional pode trabalhar no máximo 20 horas semanais durante o semestre e até 40 horas semanais durante as férias e feriados (desde que permaneça matriculado para as aulas do semestre seguinte).

Essa é uma possibilidade muito requisitada pelos alunos internacionais e os interessados devem procurar o Career Office ou International Student Office para se informar sobre as vagas disponíveis no Campus e realizar as inscrições.

Durante o cadastro, o estudante será orientado no processo de obtenção do Social Security Number (SSN), documento semelhante ao CPF brasileiro e que não é obrigatório para os estrangeiros até o momento que eles adquirem um trabalho nos EUA.

A média de pagamento é de aproximadamente 8 a 10 dólares a hora que, dependendo da disponibilidade do aluno, pode somar uma quantia relevante por semestre!

Para os alunos que quiserem trabalhar fora do campus, existem 2 opções:

1) OPT – Optional Practical Training

Estudantes internacionais na graduação e pós-graduação podem trabalhar até 1 ano como “treinamento prático” na sua área de formação. Os alunos podem trabalhar antes da graduação (Pre-completion OPT) ou depois de se formarem (Post-completion OPT).

Veja algumas regras básicas para ambas as classes de OPT:

• O aluno deve estar no curso há mais de 9 meses;

• Deve manter o status de aluno em tempo integral (full time student);

• O trabalho deve estar diretamente ligado a sua área de formação (ou curso em andamento);

• O aluno tem a oportunidade de trabalhar até 12 meses para cada nível educacional (graduação, pós-graduação, mestrado). *Porém, se o aluno solicitar o Pre-completion OPT, a cada 2 meses trabalhados meio período, 1 mês será deduzido do Post-completion OPT após a formatura.

Regras para o Pre-completion OPT

• O aluno deverá trabalhar um máximo de 20 horas semanais (part-time) durante o semestre e até 40 horas semanais (full-time) durante as férias e feriados (desde que permaneça matriculado para as aulas do semestre seguinte);

• O aluno pode trabalhar full-time após terminar a grade curricular de aulas, enquanto trabalha na sua dissertação ou trabalho de conclusão de curso (quando aplicável);

• Não é necessário já ter um trabalho para aplicar para o Pre-completion OPT.

Regras para o Post-completion OPT

• Após a graduação, o aluno deverá trabalhar em tempo integral (full-time), ou seja, 40 horas semanais;

• O OPT deverá ser concluído em no máximo 14 meses após a formatura;

• Não é necessário já ter um trabalho para aplicar para o Post-completion OPT.

STEM OPT Students

STEM Extension é a extensão do OPT por mais 24 meses após o término dos 12 meses convencionais. Os estudantes elegíveis para essa extensão são aqueles formados em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Science Technology, Engeneering e Mathematics – STEM). Veja a relação de cursos elegíveis ao STEM.

Somente empresas que são E-Verified podem conceder essa extensão. Veja a lista de empresas elegíveis a conceder essa extensão.

O prazo para aplicar para o STEM Extension é 3 meses antes do termino do período regular do OPT.

O passo-a-passo para a obtenção do OPT

Os estudantes internacionais não podem começar a trabalhar antes da aprovação da sua solicitação do OPT pela United States Citizenship and Immigration Services (USCIS).

Para as solicitações aprovadas pelo USCIS será enviado o Employment Authorization Document (EAD). Somente após o recebimento do EAD o aluno pode começar a trabalhar.

Passo 1: enviar a OPT application para o International Students Office da faculdade (com as datas especificas em que irá trabalhar). O aluno então receberá desse escritório o I-20 assinado contendo a aprovação para iniciar o processo de solicitação do OPT.

Passo 2: o aluno deverá enviar esse I-20, juntamente com o I-765 Form) e documentos pessoais especificados pela faculdade para o USCIS em um prazo de 30 dias após o I-20 ter sido assinado.

Passo 3: se aprovado, a USCIS enviará para o aluno o EAD.

O aluno deve aplicar para o Post-completion OPT aproximadamente 85 dias antes da data de graduação – não se pode aplicar antes disso. Após a graduação, o aluno tem 2 meses de “grace period”, ou seja, ele pode permanecer os EUA sem estudar e sem trabalhar.

Após esse “grace period”, o aluno deve encontrar um emprego em no máximo 90 dias, caso contrário, o EAD expira e o aluno é obrigada a deixar o país.

2) CPT – Curricular Practical Training

O CPT é uma opção para aqueles alunos que queiram realizar um estágio que conte créditos para a grade curricular do seu curso.

Pré-requisitos:

• Estar cursando a faculdade há mais de um ano;

• Já ter declarado o curso de intenção (major).

Diferenças entre o OPT e o CPT

No CPT o aluno deverá trabalhar em um lugar específico durante o período escolhido. Se o aluno trocar de emprego deverá também solicitar um novo CPT.

Já o OPT concede a liberdade de trabalhar para quantas empresas quiser em qualquer lugar dos EUA, inclusive ter mais de um emprego ao mesmo tempo.

Juntamente com o trabalho, o aluno que estiver utilizando o CPT deve também estar matriculado na aula e frequentá-la normalmente.

Se o aluno trabalhar integralmente (mais de 40 horas semanais) por mais de 12 meses, ele não terá direito ao OPT após a graduação.

Passo-a-passo para a obtenção do CPT

Para obter o CPT não é necessário o aval da imigração (USCIS) e nem a autorização para trabalhar (EAD). A aplicação acontece toda dentro da própria faculdade, via International Students Office. Uma vez que o aluno receber seu I-20 ele deverá solicitar também seu Social Security Number (SSN).

Em caso de dúvidas, preencha o formulário abaixo para contar com uma assistência especializada e conseguir trabalhar legalmente nos Estados Unidos.

Equipe Daquiprafora

Mentoria em Grupo: Vestibulares & Applications

Fazer vestibulares no Brasil e em paralelo se candidatar para as universidades do exterior. Linha do tempo de preparação, o que fazer e quando fazer e fases do ano das candidaturas. Prioridades; Testes: SAT / ACT / AP Tests / TOEFL / IELTS-UKVI/ DELE / SIELE, Seleção das universidades; Valor das universidades e oportunidades de bolsas; Benefícios de se planejar; etc.

07/05

19h00

Mentoria em Grupo: Erros mais Comuns nas Redações e Cartas de Recomendação

Quantas Cartas de Recomendação são necessárias, para quais professores devo pedir? Posso/Devo enviar cartas extras? Redações: Exemplos de temas mais frequentes. Estrutura. Redações no Brasil Vs Essays. Erros mais comuns.

09.05

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?