Prédio de universidade na Holanda e o céu azul

As 7 melhores universidades da Holanda

A procura por vagas em universidades na Holanda vem crescendo nos últimos anos e razões para isso não faltam. Com 7 instituições entre as 100 melhores do mundo no ranking da Times of Higher Education, é considerada uma das nações líderes mundiais em educação.

Da mesma forma, a Holanda é um país multicultural e concentra o maior número de cursos de graduação em inglês oferecidos na Europa continental.

Por que estudar na Holanda?

A excelência acadêmica das universidades holandesas está inegavelmente relacionada, entre outros fatores, ao sistema de ensino, baseado na solução de problemas (Problem Based Learning – PBL). Em outras palavras, os estudantes têm mais autonomia para buscar e construir conhecimento.

Além disso, na Holanda as classes geralmente são pequenas, o que facilita o aprendizado, proporcionando mais engajamento dos alunos e maior aproximação com os professores.

Um dos principais aspectos que devem ser considerados quando se fala em estudar em universidades da Holanda é o excelente custo-benefício. Em outras palavras, dificilmente um aluno vai encontrar em outro país uma universidade com o nível de excelência das holandesas e o mesmo custo. Sobretudo, para estudantes com passaporte europeu o valor é ainda menor.

Na Holanda, o candidato define a área que vai estudar quando aplica. Por isso, apesar de haver um grande número de cursos em inglês, é importante pesquisar antes se é o caso do o curso pretendido.

O processo seletivo é parecido com o do Reino Unido. De maneira idêntica, o candidato envia seu histórico escolar e faz a prova de proficiência em inglês. Dependendo do curso, pode haver uma prova específica ou até entrevista e, dessa forma, a concorrência varia de acordo com o curso e a instituição.

A variedade de cursos em inglês e a excelente localização atraem muitos alunos europeus e dos outros continentes para a Holanda, que é considerado um dos países mais inovadores e sustentáveis da Europa. Estudar na Holanda é, portanto, uma ótima oportunidade de construir um potente networking.

Neste vídeo, Lucas Cordeiro compartilha um pouco da sua experiência sobre o processo de estudar em uma universidade da Holanda:

Conheça as melhores universidades da Holanda

Wageningen University and Research 

A Wageningen University and Research, 59a no ranking mundial da Times Higher Education – THE, nasceu em 1876 como uma faculdade agrícola e hoje é a única instituição na Holanda que se concentra no estudo de alimentos saudáveis e meio ambiente. Como resultado, é considerada uma das melhores do mundo na área de Life Sciences.

Localizada na cidade de Wageningen, às margens do Rio Reno, a cerca de 1 hora de Amsterdã. Ao passo que a universidade tem como missão “explorar o potencial da natureza para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, todos os 20 cursos de bacharelado compartilham este tema. Assim sendo, a universidade possui 6 programas em inglês e cerca de 27% dos seus alunos são internacionais.

A experiência da universidade na área de alimentos e do meio ambiente faz com que ela tenha uma grande demanda de pesquisa nestas áreas, vinda tanto do governo holandês quanto de empresas e ONGs.

Assim, importantes projetos nascem na Wageningen University and Research, cujos temas variam desde buscar inovação em energia sustentável até encontrar maneiras de fabricar plástico a partir de algas marinhas.

Como não poderia deixar de ser, a universidade havia estabelecido a meta de se tornar neutra em carbono e atingiu este objetivo já em 2015.

University of Amsterdam – UvA 

Localizada no coração de uma das mais vibrantes capitais europeias, a University of Amsterdam, 62a no ranking mundial THE, é uma das universidades com mais cursos de graduação em inglês em toda a Europa, com mais de 200 opções. Só para ilustrar, mais de 7.000 dos aproximadamente 34.000 alunos são estrangeiros vindos de mais de 100 países.

Considerada uma das principais referências em pesquisa na Europa, a UvA é a terceira mais antiga universidade do país e a maior em número de alunos.

Oferece cursos nas áreas de economia e negócios, artes e humanidades, direito, medicina, ciências físicas, biológicas e ciências sociais e comportamentais. Todos muito bem conceituados. O curso de mídia e informação, por exemplo, é considerado um dos 3 melhores da Europa.

Delft University of Technology 

Fundada no final do século XIX pelo rei Willem II como Royal Academy  para treinar engenheiros e funcionários públicos, a Delft University of Technology, 67a colocada no ranking mundial THE, garantiu status de universidade em 1986 e hoje é a mais antiga e maior das universidades de tecnologia da Holanda.

Uma das mais importantes da Europa na área de tecnologia e considerada pelo QS University Rankings uma das 15 melhores do mundo na área de engenharia, a universidade se define como uma instituição criativa, que olha para o futuro, com uma visão internacional, onde é valorizado o trabalho por meio de solução de problemas em equipe.

O campus moderno fica em Delft, cidade universitária a 56 km de Amsterdã, rodeada por canais e com o centro histórico remetendo à era medieval.

Cerca de 20% dos 16.000 estudantes da universidade são estrangeiros. Os 14 programas de bacharelado, dividido nas 8 faculdades, permitem aos alunos fazerem estágio e participarem de projetos de pesquisa, que facilitam a entrada no mercado de trabalho. Por exemplo, alguns projetos desenvolvidos pelos estudantes envolvem carro movido a energia solar, robô que voa e sandálias feitas de pneus de carros reciclados.

Leiden University 

A Leiden University, 67a no ranking mundial THE, é a mais antiga universidade da Holanda, fundada há quase 450 nos. A cidade cresceu e se desenvolveu em volta da universidade, que hoje conta com dois campus, um em Leiden e outro em Haia, distantes aproximadamente 20 minutos um do outro e a 45 minutos de Amsterdã.

Reconhecida como uma instituição de excelência, inovadora e inclusiva, a Leiden University é composta por 7 faculdades que englobam as áreas de artes, ciências e ciências sociais, com cursos nas áreas de economia, negócios, direito, ciências da computação, psicologia, comunicação, arquitetura e biologia, entre outros.

Com 28.100 alunos de 120 países, a universidade se define como um lugar de acolhimento onde qualquer pergunta pode ser feita e respondida com liberdade.

O ensino estimula o aprendizado individual e em pequenos grupos. As classes são pequenas e programadas para que o professor possa dar atenção individualizada e que as necessidades de cada aluno sejam atendidas. A universidade oferece 12 cursos em inglês na graduação.

Leiden University é a casa de 16 laureados com o Prêmio Nobel e 21 vencedores do Spinoza Price, mais importante prêmio da Ciência na Holanda. Albert Einstein esteve em Leiden como professor visitante.

Erasmus University Rotterdam 

A Erasmus University, 69a no ranking mundial THE, está entre as principais instituições de ensino superior e pesquisa da Europa, com destaque nas áreas de economia e negócios e em medicina e ciências da saúde.

Localizada em Rotterdam, a segunda maior cidade da Holanda, distante aproximadamente 1 hora da capital, a universidade conta com quase 30.000 alunos, 23% deles internacionais. Não apenas isso, mas a cidade é sede de muitas empresas multinacionais, o que aumenta a possibilidade de os alunos fazerem estágios e iniciarem no mercado de trabalho.

University of Groningen 

Fundada em 1614, a University of Groningen, 73a no ranking mundial THE, construiu excelente reputação internacional em seus mais de 400 anos e recentemente aparece com muita frequência entre as 100 melhores universidades da Holanda e do mundo. Cerca de 20% dos seus 30.000 estudantes são internacionais, vindos de mais de 120 países.

A universidade conta com 27 centros de pesquisa e institutos. As 9 faculdades oferecem 50 cursos de graduação, 36 deles em inglês. Está entre as principais da Europa nas áreas de ecologia, ciências materiais, astronomia e química. Recentemente, em 2016, um dos seus professores, Ben Faringa, ganhou o Prêmio Nobel de Química.

Surpreendentemente, Groningen é a cidade com a população mais jovem da Holanda e mais de um quarto dos seus moradores são estudantes. A pouco mais de 2 horas da capital Amsterdã, a cidade é considerada segura, eco-friendly e, também, um dos lugares mais felizes da Europa.

Utrecht University 

A Utrecht University, 75a no ranking mundial THE, é reconhecida internacionalmente pela excelência acadêmica e por sua proposta inovadora em ensino, e, por isso, está entre as melhores universidades da Holanda.

A universidade oferece 50 programas de graduação, como ciências sociais, economia, direito, comunicação, ciências naturais, entre outras, divididos em 3 campi. Além disso, os cerca de 1.500 estudantes internacionais da Utrecht University vêm de 118 países.

No coração da Holanda, a 45 minutos de Amsterdam, Utrecht é uma cidade charmosa que mistura arquitetura antiga e moderna, respira inovação e sustentabilidade, onde todos falam inglês e andam de bicicleta.

Ficou interessado em estudar na Holanda? Assine a nossa newsletter para saber mais sobre as universidades no exterior e como se preparar para estudar fora.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Webinar: Intercâmbio & Graduação no Exterior – Mitos e Verdades

Fazer intercâmbio ajuda a entrar nas faculdades no exterior? O processo seletivo é o mesmo para quem fez e quem não fez intercâmbio? E se eu fizer o Ensino Médio inteiro no exterior? E se eu fizer o último ano fora e me formar? E se eu tiver o diploma norte americano, é melhor? Tenho mais chances? E quanto as bolsas? Aumentam as chances de bolsa? Nesse webinar vamos tirar as principais dúvidas que recebemos nos últimos anos quanto o tema é Intercâmbio & Graduação no Exterior.

25.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?