SAT, ACT, TOEFL E IELTS: o que são e como se preparar - Daqui pra Fora | Faculdade nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido

SAT, ACT, TOEFL E IELTS: o que são e como se preparar

O processo seletivo para universidades no exterior inclui algumas provas e é muito importante saber qual ou quais provas devem ser feitas, além, claro, de se preparar bem para cada uma delas.

Geralmente as universidades exigem uma prova padronizada, o SAT ou o ACT, que são como um “vestibular” internacional, além de um teste de proficiência em inglês, o TOEFL ou o IELTS para se certificar de que o aluno acompanhará bem o conteúdo no idioma.

Por dentro do SAT e do ACT

O SAT e o ACT são as provas padronizadas exigidas em praticamente todas as universidades americanas e em algumas canadenses e inglesas. Apesar de serem bastante diferentes dos exames aplicados no Brasil, elas têm função semelhante a do ENEM, só que não determinam sozinhas o nível acadêmico do candidato. As universidades também consideram o histórico escolar na avaliação do potencial acadêmico do aluno, entre outros critérios.

Não existe uma nota mínima padrão para essas provas. Cada universidade tem seu próprio nível de exigência, de acordo com o seu grau de competitividade. Por isso, é importante você ter essa informação antes de escolher onde vai aplicar.

As duas provas são parecidas, ambas são focadas em interpretação, análise de texto e raciocínio lógico. As universidades aceitam as duas. Os simulados podem ajudar o candidato a definir qual é a melhor para a sua candidatura.

Os exames de SAT e ACT podem ser feitos mais de uma vez, e o candidato pode usar a melhor performance na sua application. Também é possível utilizar a melhor seção de cada prova realizada, o chamado Superscore.

O que é o SAT?

O SAT (Scholastic Aptitude Test) é o exame mais realizado pelos estudantes para admissão nas universidades americanas. É aceito em praticamente todas as instituições e é feito por candidatos americanos e internacionais. É realizado online em datas e locais específicos.

As seções do SAT

A prova é dividida em três seções: Interpretação de Texto- leitura e escrita; Matemática; e Redação (que é opcional). As duas primeiras seções valem, cada uma, de 200 a 800 pontos. A Redação é avaliada separadamente e de outra forma, em uma escala de 2 a 8.

Como funciona o SAT?

O candidato tem 3 horas para realizar a prova, composta por 154 questões. São 100 minutos para Interpretação de Texto e Escrita e 80 minutos para Matemática. Quem fizer a Redação tem mais 50 minutos.

No Brasil, o SAT é realizado 4 vezes ao ano, em março, maio, outubro e dezembro, nas seguintes cidades: Ananindeua, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Erechim, Fortaleza, Goiânia, Joinville, Piracicaba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vinhedo.

Nem todas as cidades oferecem o exame em todas as datas. Para saber quando e onde fazer, clique  .

O que é o SAT Subject?

O SAT Subject é uma segunda etapa do SAT. Ele avalia conhecimentos específicos em diferentes áreas e é requisito em algumas universidades americanas, geralmente as mais competitivas. Quando não é exigido, o aluno pode escolher fazer ou não. Ele funciona como um diferencial e complementa o SAT regular (não substitui).

As seções do SAT Subject

O SAT Subject oferece 20 seções em 5 áreas diferentes: Inglês, Matemática, Ciências, História e Línguas.

As seções são: Matemática nível 1, Matemática nível 2, Biologia, Química, Física, Inglês, História dos EUA, História Mundial, Espanhol, Espanhol com áudio, Francês, Francês com áudio, Chinês com áudio, Italiano, Alemão, Alemão com áudio, Hebraico Moderno, Latim, Japonês com áudio e Coreano com áudio.

Como funciona o SAT Subject?

Cada teste tem a duração de 60 minutos e é em forma de múltipla escolha. O candidato pode fazer até 3 seções por vez. Cada prova vale 800 pontos.

O SAT Subject é realizado 6 vezes no ano aqui no Brasil: em março, maio, junho, outubro, novembro e dezembro, em diferentes cidades. Confira aqui as datas e locais.

O que é o ACT?

O ACT (American College Testing), assim como o SAT, é uma prova padronizada utilizada pelas universidades americanas como um dos instrumentos para avaliar o potencial acadêmico dos candidatos.

Também é feita por estudantes americanos e internacionais, de forma remota e em locais e datas específicos.

As seções do ACT

O ACT é composto por 215 questões em forma de múltipla escolha, divididas em 4 seções: Matemática, Inglês, Interpretação de Texto (Leitura) e Ciências. A Redação, assim como no SAT, é opcional.

Cada uma das quatro seções vale de 1 a 36 pontos.

Como funciona o ACT?

O candidato tem um total de 175 minutos para fazer a prova e mais 40 minutos caso opte por fazer a Redação. São 45 minutos para Inglês, 60 para Matemática, 35 minutos para Interpretação de Texto e mais 35 minutos para Ciências.

No Brasil, o ACT acontece em Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Maringá, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. São 7 datas ao longo do ano, em fevereiro, abril, junho, julho, outubro, novembro e dezembro. Mas nem todas as cidades oferecem a prova em todas  .

Por dentro do TOEFL e do IELTS UKVI

O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e o IELTS (International English Language Testing) são provas de proficiência em inglês obrigatórias para admissão de estudantes que não têm o inglês como língua nativa.

O TOEFL é aceito em praticamente todas as instituições na América do Norte (Estados Unidos e Canadá), enquanto o IELTS UKVI é mais aceito no Reino Unido, por ser uma prova britânica.

Também para esses testes, cada universidade tem o seu grau de exigência. Ele varia, mais uma vez, de acordo com o nível de competitividade da instituição. Por isso, é importante checar essa informação antes de escolher aonde aplicar.

Assim como acontece com os testes de potencial acadêmico, você também pode fazer o TOEFL e o IELTS quantas vezes achar necessário e enviar para as universidades sua melhor nota.

Como funciona o TOEFL?

O TOEFL aplicado para admissão nas universidades pode ser aplicado online ou presencialmente. É administrado todos os meses no Brasil em centros autorizados nas principais cidades do país.

A prova dura até 4 horas e é dividida em 4 seções: Compreensão de Texto (Reading), Compreensão de Voz (Listening), Oralidade (Speaking) e Escrita (Writing). Cada seção vale 30 pontos, sendo, portanto, 120 pontos a pontuação máxima.

Como funciona o IELTS UKVI?

O IELTS UKVI é o teste de proficiência em inglês mais aceito nas universidades da Inglaterra. Tem as mesmas 4 seções do TOEFL: Reading, Listening, Speaking e Writing. O tempo total de duração da prova é de 2 horas e 45 minutos.

Diferentemente do TOEFL, o IELTS UKVI não é administrado online. É feito somente presencialmente em papel.

O IELTS UVKI é administrado em 9 cidades no Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Natal, Porto Alegre e Recife, praticamente todos os meses do ano. Ao se  , o candidato tem acesso às datas e locais disponíveis.

Como se preparar?

As provas exigidas nos processos seletivos das universidades americanas são muito diferentes dos exames feitos no Brasil. Por isso, é fundamental ter uma preparação com foco específico, que leve em conta diretamente o que estes testes exigem para não perder tempo durante a prova e não conseguir finalizá-la de maneira adequada.

Para atingir o seu melhor desempenho, você precisa saber o que estudar, como estudar, além de qual prova fazer, quando e treinar com simulados. Ainda é muito importante estabelecer metas para cada universidade onde vai aplicar e se organizar para estar com tudo pronto na hora das provas.

A consultoria da Daqui pra Fora oferece cursos específicos que orientam individualmente os candidatos na preparação para essas provas e em todas as demais etapas do processo. São mais de 3.000 estudantes brasileiros assessorados nos últimos 18 anos.

Prepare-se e pratique muito antes do teste oficial. Gostaria de receber um simulado para começar a treinar? Entre em contato com nosso time que te enviaremos por e-mail.



Comentários