Arco do Triunfo no Central Parque com neve em Nova York

Como é estudar Artes na New York University

Saiba como buscar uma vaga e como é a vida de quem estuda arte na New York University, uma das mais prestigiadas e concorridas do mundo na área.

Para quem gosta de cinema, teatro, TV, música ou dança, viver em Nova York é mais ou menos como estar no Olimpo. Agora, imagine poder estudar aquilo que você ama neste verdadeiro epicentro mundial das artes e em uma das melhores universidades do mundo.

A New York University é uma das universidades mais procuradas por estudantes americanos e do mundo todo que buscam formação nas diversas áreas das artes.  Considerada a 26a  melhor universidade do planeta, de acordo com o ranking da Times Higher Education, a NYU tem mais de 25% dos cerca de 51 mil alunos vindos de fora dos Estados Unidos.

O campus principal fica no coração de Greenwich Village, um dos bairros mais agitados e importantes, culturalmente falando, da ilha de Manhattan, próximo ao Washington Square Park.

Tisch, a escola de artes da New York University

É nesse ambiente inspirador que fica a Tisch School of Arts, prestigiada escola de artes da NYU. Por lá passaram estrelas da música, da TV e do cinema como Lady Gaga, Adam Sandler, Angelina Jolie, Morgan Freeman, Kristen Bell e Spike Lee. Ex- alunos da Tisch já conquistaram um total de 30 Oscars.

São mais de 35 mil ex-alunos espalhados pelo mundo. Atores, produtores, cenógrafos, figurinistas, coreógrafos, roteiristas, músicos, já receberam incontáveis prêmios de reconhecimento pelo trabalho, como Globo de Ouro, Emmy, Grammy,Tony Award, entre outros.

A Tisch abriga três institutos importantes:

  • Institute of Performing Arts;
  • Maurice Kanbar Institute of Film & Television;
  • Institute of Emerging Media.

A excelência está comprovadamente presente em cada um dos cursos da graduação.

O aluno pode escolher entre teatro, dança, cinema, música, fotografia, televisão, mídias interativas, mídias colaborativas, design para filmes e palco, game design e estudo da performance.

A proximidade com os mais diversos teatros (Broadway e off-Broadway), estúdios, salas de cinema e galerias traz, além de um aprendizado quase orgânico, importantes oportunidades de aprendizado e, inclusive, de estágio.

A excelência no ensino, a localização privilegiada, a potentíssima networking que oferece são alguns dos fatores que atraem a enorme procura por uma vaga na Tisch School of Arts da New York University. Por isso, a seleção é rigorosa, mas uma boa preparação, com organização, planejamento e foco tornam este objetivo totalmente possível.

A prova disso é a trajetória da Giovanna Dalla Vacchia, ex-aluna Daqui pra Fora, que hoje cursa Teatro (Drama) na New York University. Giovanna já teve aula com uma professora que ensinou para Marlon Brando e foi coach de Meryl Streep, por exemplo. A seguir você vai conhecer um pouco do que ela fez antes de ir e como está sendo a sua experiência na universidade.

Preparação e processo seletivo

Giovanna estudou na Escola Americana de Campinas e, aconselhada pela mãe para tentar driblar a timidez, fez parte do club de Drama (teatro) desde os 8 anos. O tempo foi passando e aos 15 ela decidiu que essa era a carreira que gostaria de seguir.

Apesar de a escola dela ter suporte para quem aplica no exterior, Giovanna buscou a orientação da DpF que, entre outros aspectos, auxiliou na seleção das universidades. “É fundamental ter as sugestões, mas você tem que se colocar diante daquilo que é sugerido. O plano era eu aplicar para 12 faculdades e eu acabei optando por 6 ou 8”.

Na NYU Giovanna optou pelo Early Decision, o tipo de application com resultado antecipado, em que o candidato se compromete a estudar lá caso seja aceito. E foi o que aconteceu.

Antes de começar o senior year no colégio, Giovanna foi para Nova York conhecer a NYU. Isso ajudou muito na sua escolha. No tour que fez pela universidade, ela conheceu as instalações e principalmente os métodos de ensino aplicados.

“Quando eu fiz o tour eu me vi estudando lá. Lembro que falei para minha mãe: ‘mãe, é aqui!'”. Outro fator que ajudou na decisão foi a possibilidade de fazer um semestre de intercâmbio em outro país, especificamente na Inglaterra.

Além de todo o processo do Common Application, a NYU pede uma redação específica com o tema “Por que você quer a NYU?. A dica da Giovanna é “nunca escreva que é porque você quer morar em Nova York. “Na visão deles, isso significa que você pode querer qualquer universidade em Nova York”.

Para quem não pode fazer o tour antes, Giovanna aconselha: “Vá no site, veja tudo que chama sua atenção na NYU e passe para eles também o que você pode trazer para essa faculdade”.

Como aplicar para Artes na New York University?

Os candidatos que aplicam para a Tisch School of Arts na New York University passam por outras etapas específicas, que avaliam a história e o potencial de cada um na sua área específica. Portfolio, vídeo, entrevista e audições podem fazer parte do processo, dependendo da área de interesse.

Neste vídeo, damos dicas imperdíveis de como criar um portfólio completo e convincente: 

Para o curso de Teatro, especificamente, Giovanna explica que o candidato faz 2 monólogos contemporâneos contrastantes, comédia e drama, interpretando personagens da sua idade. “Eu gravei os monólogos e fiz upload no site, em audição”, lembra. Depois ela passou por uma entrevista, onde apresentou novamente (ao vivo) o seu monólogo via Zoom e respondeu às perguntas do professor.

“Nesta etapa na NYU eles focam muito mais no seu potencial do que naquilo que você está mostrando naquele momento. E usam o conteúdo das suas respostas para, se aprovado, eles te colocarem no estúdio certo, onde você se encaixa, onde eles sabem que você será desafiado e poderá brilhar”, conta Giovanna.

“A Daqui pra Fora me ajudou demais na gravação dos meus monólogos, dando dicas sobre a gravação, entrando em contato com o fotógrafo, me dando opções de estúdio e com quem gravar”.

Ainda para o Teatro, o candidato deve enviar um creative resumé (uma espécie de currículo com os papéis que você já fez) e uma foto headshot. No caso da Giovanna, o fotógrafo que fez o filme fez também esta foto, que ela usa até hoje como identificação na faculdade.

Para quem está aplicando para cursos que demandam audição, algumas orientações específicas na hora de produzir o vídeo são muito importantes. “Sem esse suporte, inclusive no momento da gravação, eu não teria conseguido. Fez toda a diferença no meu processo de seleção, me deu muita tranquilidade. Na verdade, para mim e para minha mãe, que sempre esteve ao meu lado. Sou muito grata por isso”, diz.

Como funciona o currículo na Tisch

Apesar de os dois primeiros anos em muitas universidades nos Estados Unidos serem mais abertos, com uma grade curricular bem flexível, a experiência da Giovanna na Tisch não foi bem assim. Três vezes por semana, desde o início do curso ela tinha estúdio, durante o dia todo, manhã e tarde. “O foco é na técnica, na voz, de movimento, que são a base, o que eles acham mais importante, ela explica.

Além do estúdio, no primeiro ano o schedulle é praticamente fechado. Mas há vários requirements exigidos durante todo o curso que o aluno escolhe as disciplinas da sua preferência, como de Ciências, Liberal Arts e Humanas. O aluno pode fazer as disciplinas de Psicologia, História da Arte, Antropologia, Sociologia, entre dezenas de opções.

“Na NYU eles incentivam o aluno a explorar os campos que você gosta. É aberto, mas no teatro eles partem do princípio que é isso que você quer fazer. Há uma abertura, mas você pode direcionar para o seu campo específico. Posso fazer um minor, por exemplo, em Business Teatral, que está diretamente ligado ao meu curso e vai me ensinar a manejar minha carreira”, conta Giovanna.

Mas caso o estudante perceba que não é isto que realmente quer, ele pode trocar de major e ir para outra área dentro da própria Tisch.

Vida além da sala de aula

A convivência com alunos de toda a universidade, de diferentes cursos, é intensa desde o primeiro ano. Os dorms no primeiro ano são garantidos para todos, especialmente para os alunos internacionais. São 4 alunos no mesmo quarto e você não escolhe com quem vai ficar.

“A ideia é que o aluno conheça e conviva com pessoas diferentes, de outros cursos e com interesses diferentes”, explica. Giovanna. “As minhas roommates eram de Psicologia, Social Work e Educação Musical, foi muito bom”.

A NYU tem ainda centenas de clubs (organizações estudantis), uma Brasa (club de brasileiros), e todo aluno, se tiver tempo, pode se envolver em praticamente qualquer um deles.

Na New York University, como o campus se mistura com as ruas, os alunos vivem muito a cidade. A interação é um pouco diferente da que acontece nos campos tradicionais, mas também acontece e é intensa.

Além disso, estar em Nova York, para alguém dessa área é viver em um mundo de oportunidades. “A cidade respira arte, ela está em todos os cantos, e a gente tem acesso a tudo isso. Pra mim, é o mais tocante de estar aqui”, conta.

Se interessou pela Tisch e pela vida acadêmica na NYU? Então conheça nossos programas e saiba como podemos ajudar você a realizar esse sonho.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Webinar: Intercâmbio & Graduação no Exterior – Mitos e Verdades

Fazer intercâmbio ajuda a entrar nas faculdades no exterior? O processo seletivo é o mesmo para quem fez e quem não fez intercâmbio? E se eu fizer o Ensino Médio inteiro no exterior? E se eu fizer o último ano fora e me formar? E se eu tiver o diploma norte americano, é melhor? Tenho mais chances? E quanto as bolsas? Aumentam as chances de bolsa? Nesse webinar vamos tirar as principais dúvidas que recebemos nos últimos anos quanto o tema é Intercâmbio & Graduação no Exterior.

25.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?