Estudante de cabelos soltos sentada em frente ao notebook escreendo

Duolingo Test: veja como funciona o teste

O mais novo teste de proficiência em inglês, o Duolingo, vem crescendo e ganhando espaço nas universidades. Saiba tudo sobre ele e veja se vale a pena fazer. 

Para fazer faculdade em qualquer lugar do mundo onde o curso é ministrado em inglês, estudantes brasileiros precisam fazer uma prova de proficiência na língua, como é o caso do Duolingo Test.

As universidades usam este instrumento para se certificar que o candidato tem capacidade de acompanhar as aulas e de interagir com professores e colegas dentro e fora das salas de aula.

Há alguns testes muito conhecidos de proficiência em inglês, como o TOEFL, amplamente aceito em todo o mundo, e o IELTS, mais tradicional no Reino Unido, mas também bastante aceito em inúmeras instituições ao redor do planeta.

O Duolingo English Test (DET) é um teste de proficiência em inglês criado recentemente pelo aplicativo Duolingo. O mesmo aplicativo que desde 2013 é amplamente utilizado gratuitamente mundo afora para aprendizado de idiomas lançou este teste de proficiência e conhecimento.

Mesmo sendo muito recente, o Duolingo vem crescendo, principalmente após o início da pandemia e é cada vez mais aceito por universidades no mundo todo.

Como funciona o Duolingo English Test

Diferentemente do TOEFL e do IELTS, que passaram a ter testes que podem ser feitos em casa após o início da pandemia, o DET já nasceu online e feito de casa, ainda antes da chegada do Coronavírus. E ele tem uma estrutura bem diferente da dos seus “concorrentes” mais tradicionais.

Primeiro, é um teste mais simples. Você não vai se deparar com aquelas seções fixas mais convencionais Writing, Listening, Reading e Speaking.

As perguntas do Duolingo são transversais e avaliam ao mesmo tempo várias habilidades: Literacy (habilidade de ler e escrever), Comprehension (ler e escutar), Conversation (ouvir e falar) e Production (falar e escrever).

Elas seguem o modelo do próprio aplicativo. Pode ser uma pergunta onde você lê o enunciado e deve responder falando, ou ouvir e ter que responder por escrito, ler e falar, escutar e escrever, ou ainda descrever uma imagem.

Outra diferença é que o teste é adaptativo, ou seja, o nível do teste vai se adaptando ao conhecimento que o aluno apresenta durante a própria prova.

Quanto melhor o seu desempenho, mais difíceis as questões vão ficando. A ideia é que a prova atinja o nível do candidato e que, assim, ele possa ser avaliado de forma mais precisa.

A duração também não é igual a dos outros testes de proficiência, que levam cerca de 3 horas. O DET não chega a 1 hora. São basicamente 45 minutos divididos em três partes.

Estrutura e pontuação do Duolingo

A primeira parte da prova, o Quick Setup, dura 10 minutos e não é avaliada, ou seja, não tem nota. É apenas uma introdução às regras e procedimentos do teste.

Em seguida, por 25 minutos, o candidato responde às questões adaptativas. Nesta parte está o grande volume do teste, onde todas as habilidades são avaliadas.

A ordem das questões é aleatória. Apenas as duas últimas perguntas são padrão: em uma delas o aluno deve escrever um pequeno texto com 50 a 100 palavras e na outra ele deve responder falando por 30 a 90 segundos.

A terceira parte é a Video Interview & Writing Sample. Nela o candidato responde a duas questões abertas e dissertativas. Nas duas, o candidato escolhe um entre dois temas propostos (diferentes para cada questão).

Na primeira ele deve falar por 3 a 5 minutos sobre o tema que escolheu. E na segunda, deve escrever por 3 a 5 minutos a respeito do outro tema escolhido. Em cada uma, o aluno tem 30 segundos para planejar sua resposta.

Para esta etapa não é atribuída nota, porém as respostas são enviadas para as universidades onde o aluno estiver aplicando.

Pontuação e regras

A escala de pontuação do Duolingo English Test vai de 10 a 160 pontos e o score aumenta de 5 em 5 pontos. Os resultados incluem a pontuação geral e a pontuação por habilidade.

A pontuação geral não é uma média exata do resultado de cada habilidade. As 5 pontuações (a das 4 habilidades e a geral) são calculadas independentemente e correspondem a combinações ponderadas das questões, de acordo com a importância de cada uma delas.

De acordo com o resultado, o aluno entra em uma determinada faixa de pontuação. Elas vão de 10 a 55 pontos, de 60 a 85, 90 a 115, 120 a 160.

Na faixa mais baixa (10 – 55 pontos), por exemplo, o aluno é classificado como “capaz de entender palavras e expressões básicas e se expressar em contextos familiares”. Na mais alta (120 – 160), o aluno é “capaz de usar o idioma de forma eficaz e flexível para a maioria dos propósitos sociais, acadêmicos e profissionais.

Como o teste pode ser feito em casa, regras rígidas de segurança precisam ser seguidas.

O candidato precisa estar sozinho, em ambiente silencioso e bem iluminado. Precisa estar com os ouvidos à mostra (não cobertos pelo cabelo), não pode usar óculos escuros nem fone de ouvido. Também não pode ter material para fazer anotações.

Algumas exigências podem parecer irrelevantes, mas dão credibilidade ao exame junto às universidades.

O computador deve ter câmera, alto-falante, microfone e conexão de internet estável. O aluno precisa ter em mãos passaporte ou outro documento oficial com foto. O teste é gravado do início ao fim.

O resultado sai em 48 horas. E o aluno pode refazer o teste quantas vezes quiser, desde que não o faça mais de 2 vezes no período de 30 dias. O valor do teste é U$ 49,00.

Onde o Duolingo é aceito

O Duolingo cresceu e vem sendo cada vez mais aceito pelas universidades em diversos países. Já faz parte do processo seletivo de mais de 1.500 instituições, incluindo 1.028 nos Estados Unidos, 167 no Canadá, 28 na Austrália e 2 na Holanda.

Nos Estados Unidos, algumas das mais importantes universidades, como Yale, Columbia, Duke e UCLA, já aceitam o Duolingo. No Canadá, a University of British Columbia e a University of Toronto, algumas das mais prestigiadas do país e do mundo, também aceitam.

No caso do Reino Unido, o IELTS é exigido para se obter o visto, então ele é mais recomendado.

Apesar de o DET estar sendo cada vez mais difundido, muitas universidades ainda não o aceitam. Por isso, é fundamental checar nas universidades onde você pretende aplicar se o Duolingo é suficiente para você ser admitido.

Quer mais informações sobre o DET e demais testes de proficiência em inglês? Fale com um dos nossos especialistas. Basta preencher o formulário abaixo.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Entrevista: Aproveitar as Oportunidades

Entrevista com Katia Allevato. Kátia é mãe do Felipe que recebeu um a excelente bolsa para estudar Ciências da Computação em Michigan State University. Ela irá nos contar como foi a jornada do seu filho ao se preparar para se candidatar para as universidades exterior. Contará sobre as oportunidades que Felipe tem aproveitado nestes primeiros anos dentro e fora da universidade. Falará como é experiência de ter um filho estudando no exterior, falará sobre o que mudou na vida dela e quais mudanças e desenvolvimento percebeu no filho.

18.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?