Jovem planejando a criação de uma startup universitária.

Conheça 4 startups universitárias de sucesso

Fazer faculdade no exterior tem alguns diferenciais que dão um grande impulso no desenvolvimento pessoal e profissional do aluno. Você ganha autonomia e vive intensamente um ambiente multicultural, com excelência acadêmica e infraestrutura de ponta. Mas os benefícios vão além disso.

As universidades no exterior têm uma cultura muito forte voltada ao empreendedorismo. O ambiente dentro e fora da sala de aula, principalmente com as organizações estudantis, estimula constantemente os alunos a colocarem em prática o que aprendem e a buscarem soluções para problemas nas mais diferentes áreas.

A prova disso é que nesse ambiente bastante provocador surgiram algumas das mais bem sucedidas startups do mundo.

Startups universitárias

Confira a história de 4 startups que surgiram quando seus fundadores ainda estavam na universidade.

Dropbox

Em 2007, Arash Ferdowski e Drew Houston, alunos do MIT, em Boston, estavam cansados de lidar com a incapacidade dos emails de enviar e receber arquivos grandes.

Resolveram, então, criar uma solução e fundaram o Dropbox, um serviço de compartilhamento de arquivos, que permite aos usuários armazenar e enviar arquivos grandes.

A empresa cresceu rapidamente e se tornou a líder em compartilhamento de arquivos. O que começou como uma ideia simples cresceu de forma rápida e significativa e hoje milhões de pessoas usam o Dropbox em todo o mundo para enviar e compartilhar arquivos ou simplesmente para armazenar documentos com segurança.

Google

Larry Page, recém-formado em ciências da computação aos 22 anos pela Universidade de Michigan, foi conhecer o campus de Stanford, onde pretendia fazer seu doutorado. Lá, foi recebido e guiado no seu primeiro tour pelo campus por Sergey Brin, então com 21 anos e aluno da graduação em Stanford.

Os dois eram da mesma área e logo ficaram amigos. Juntos desenvolveram a ideia do mecanismo de busca mais poderoso e eficaz do mundo, enquanto faziam doutorado trabalhando juntos no Stanford Digital Library Project. Em 1998 a empresa Google foi oficialmente criada.

O sucesso do Google aconteceu em pouco tempo, assim que os usuários começaram a descobrir que os resultados da pesquisa eram extremamente rápidos e relevantes. Hoje é considerada uma das empresas mais valiosas do mundo, com inúmeros produtos, parcerias e aquisições.

Snapchat

A história começou com uma má decisão de enviar uma foto. Quando Robert Murphy, um irmão de fraternidade em Stanford, entrou no quarto de Evan Spiegel para conversar sobre uma foto que ele se arrependeu de ter enviado. Os dois discutiram como seria mais fácil se a foto desaparecesse magicamente quando o destinatário a visse.

Assim surgiu, em 2011, o Snapchat, rede social de compartilhamento de fotos e vídeos temporários. Inicialmente intitulado “Picaboo”, o aplicativo foi lançado para números de download não muito ambiciosos.

Tinha 127 usuários. Mais tarde, mudou para Snapchat e decolou. Em 2014, os usuários do aplicativo já estavam enviando 700 milhões de fotos e vídeos por dia, enquanto o conteúdo do Snapchat Stories era visualizado 500 milhões de vezes por dia.

WordPress

O WordPress também começa a partir da idéia de um cara comum. Matt Mullenwegg, um estudante da Universidade de Houston, procurando resolver um problema que ele tinha na época.

O ano era 2002. Matt precisou usar um antigo sistema de blog (b2) que não vinha sendo mais atualizado pelo seu criador. Ele queria compartilhar fotos de um evento com seus amigos. Mas não conseguiu e fez um post criticando o fato de o sistema não ter sido mais atualizado.

O post chamou a atenção de Mike Little, que sugeriu que eles começassem algo novo a partir dali, do b2. Uma amiga de Matt, Christine Tremoulet, sugeriu o nome WordPress e eles aceitaram.

A ideia revolucionou a forma de se criar websites, tornando a criação acessível a todos. Hoje, o WordPress é o CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) mais popular do mundo.

O lugar certo para quem tem espírito empreendedor

Os exemplos acima e vários outros mostram o quanto é importante estar e estudar no lugar certo, onde as mudanças acontecem. As universidades no exterior impõem desafios constantes aos seus alunos.

Professores altamente capacitados e estudantes do mundo todo trocam ideias, colocam em prática diariamente o conteúdo que aprendem em sala de aula e buscam soluções em todas as áreas.

Por isso, alunos com perfil empreendedor têm enormes chances de ter sucesso nessas universidades e, posteriormente, na carreira.

É o que aconteceu com vários brasileiros que tiveram a orientação da Daqui pra Fora e foram estudar no exterior. Eles usaram a experiência e todo aprendizado que obtiveram lá para criar suas próprias empresas.

Assim nasceram a Mundo Pet, a Oven Pizza Customizada, a Fortezza (análises financeiras) e a NeuraStream (sistema de recrutamento automatizado/digital).

Se você quiser ler mais conteúdos interessantes e relevantes como esse, assine agora a nossa newsletter.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Webinar: Intercâmbio & Graduação no Exterior – Mitos e Verdades

Fazer intercâmbio ajuda a entrar nas faculdades no exterior? O processo seletivo é o mesmo para quem fez e quem não fez intercâmbio? E se eu fizer o Ensino Médio inteiro no exterior? E se eu fizer o último ano fora e me formar? E se eu tiver o diploma norte americano, é melhor? Tenho mais chances? E quanto as bolsas? Aumentam as chances de bolsa? Nesse webinar vamos tirar as principais dúvidas que recebemos nos últimos anos quanto o tema é Intercâmbio & Graduação no Exterior.

25.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?