Saiba como é o curso de Jornalismo no exterior

Se você pensa em cursar jornalismo no exterior, saiba que o mercado de trabalho está em expansão. Isso acontece pelo fato dos grandes avanços que vêm ocorrendo nas tecnologias da informação e na comunicação. Com isso, as mídias sociais tornam-se uma aliada fundamental nessa evolução.

O curso de Jornalismo forma profissionais com ampla capacidade de se expressar oralmente e por meio de textos escritos.

Dessa forma, durante a faculdade, eles aprendem a ter o domínio do idioma, além de conseguirem utilizar softwares de edição de textos e imagens.

Pensando em ajudar você a entender mais sobre o curso de Jornalismo, preparamos este artigo! Não vá perder!

Como é o curso de Jornalismo?

Esse curso é fundamental para quem tem vontade de atuar na prestação de serviço para a sociedade, principalmente desvendando as atuais fake news.

Quem faz o curso de Jornalismo fica responsável por investigar, buscar, elaborar e transmitir notícias. Isso é possível com ajuda dos veículos de comunicação, como internet, revistas, jornais, televisão etc.

Qual o tipo de formação do jornalista?

Quando uma pessoa se forma em Jornalismo, ela passa a ter o título de bacharel. A formação dura, em média, quatro anos, período no qual são abordados diversos assuntos para que se torne um profissional completo.

Entre as disciplinas explanadas nas aulas da graduação, estão:

  • Estudos de Mídia;
  • Língua Portuguesa;
  • Ética e Deontologia do Jornalismo e da Comunicação;
  • Redes Interativas;
  • Expressão Oral e Escrita;
  • Radiojornalismo;
  • Telejornalismo;
  • Políticas da Comunicação;
  • Fotojornalismo;
  • Planejamento e Cobertura Jornalística;
  • Assessoria de Comunicação;
  • Ciberjornalismo.

Ao longo do curso, os alunos também realizam aulas em laboratórios de comunicação, como estúdios de rádio, de fotografia e de gravação e edição de vídeos. Entretanto, o tamanho de sua estrutura depende da instituição de ensino em que está estudando.

Como é a profissão e suas áreas de atuação?

Para quem está pensando em seguir essa carreira, é fundamental saber que o jornalista tem participação ativa no processo de produção das notícias. Ele investiga, organiza, apura, resume e redige todas as informações para que sejam veiculadas da forma correta, evitando as fake news.

Atuar nessa área traz um leque de possibilidades para o jornalista, visto que ele pode atuar em diferentes setores. Confira a seguir!

Repórter

Além de poder trabalhar na TV, em frente às câmeras, fazendo a transmissão das notícias, ele pode ser um repórter de rádio, jornal ou site, por exemplo. Da mesma forma que consegue coletar a informação, pesquisar os assuntos, realizar as entrevistas, escrever/gravar a matéria e, em seguida, fazer o envio para edição.

Editor

Aqui o jornalista é responsável por revisar todo o material produzido pelos repórteres e redatores. Seu papel é dar os toques finais para divulgar o material que foi produzido. Além disso, ele precisa selecionar as melhores fotos, gravações e áudios.

Portanto, é fundamental que o editor tenha conhecimento de qual a linha editorial do veículo de comunicação em que trabalha. Dessa forma, os assuntos que são transmitidos vão estar alinhados com o perfil do seu público.

Fotojornalista

Se você ama foto e jornalismo, é possível unir essas duas paixões. Com o fotojornalismo, o comunicador fica responsável por capturar as melhores imagens para a matéria. Isso significa que será encarregado por transmitir as informações por meio da imagem.

Essa função vai muito além de tirar uma foto com o smartphone. Para ser fotojornalista, é preciso entender conceitos e equipamentos essenciais para que consiga fazer os melhores registros fotográficos, tornando-se um profissional renomado.

Apresentador

Essa é uma das áreas de atuação do Jornalismo. Nela, o apresentador fica responsável por conduzir um programa de TV ou rádio, como um noticiário, por exemplo. Dessa forma, esse comunicador é a pessoa mais apropriada para exercer esse papel, visto que existem técnicas para falar na frente das câmeras e redigir os scripts.

Assessor de imprensa

Aqui o profissional é responsável por cuidar das relações de uma empresa, pessoa ou órgão público com a imprensa. O assessor de imprensa fica encarregado por zelar pela imagem do seu cliente ou da organização em que trabalha.

Dessa forma, seu principal papel é fazer com que a marca e o nome deles sejam sempre bem vistos pelo público, com uma boa reputação.

Quais os principais destinos no exterior para estudar jornalismo?

Estudar no exterior é uma boa opção para quem pretende investir na carreira de jornalista. Hoje, existem diversos países que são referência no ensino. Confira alguns.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, existem mais de 30 cidades com universidades que ofertam o curso de Jornalismo, entre elas: a Columbia University, em Nova York, e a Stanford University, na Califórnia, que são consideradas referência no curso de Jornalismo por estarem no ranking das melhores instituições no mundo. Nelas, é possível encontrar cursos de graduação, pós-graduação e vocacionais.

Canadá

No Canadá, há cerca de cinco cidades que ofertam o curso de Jornalismo, como Columbia Britânica, Nova Escócia, Ontário, Saskatchewan e Quebec.

Entre as melhores instituições para estudar, estão: University of Toronto; Western University e Centennial College, que oferece diplomas e certificados de pós-graduação em três áreas do Jornalismo.

Reino Unido

Na Europa, a melhor opção para estudar é o Reino Unido, que abrange Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e Wales ou País de Gales. Algumas das instituições mais requisitadas são a London School of Economics and Political Science e a Goldsmiths, University of London, ambas localizada na Inglaterra.

Como saber se tenho perfil de um estudante de Jornalismo?

Se você tem o sonho de estudar Jornalismo, é preciso ter em mente qual é o perfil desse estudante, para que obtenha sucesso na sua futura profissão. Para isso, busque conhecimento sobre cultura geral, adote o hábito da leitura diária em livros, jornais, revistas e textos online.

Além disso, é fundamental que fique atento aos noticiários: local, nacional e mundial. Ao fazer isso, você estará preparado a ter um bom nível crítico para debater sobre qualquer tipo de assunto. Mas não é só isso!

O jornalista tem um grande papel na sociedade, visto que ele ajuda o cidadão com informações que impactam diretamente seu cotidiano. Por isso, se você tem audácia, disciplina e um espírito investigativo para organizar as informações corretamente, entre nessa jornada.

Com o conhecimento sobre o curso de Jornalismo, você pode ver qual a área de atuação pretende seguir dentro dessa gama de oportunidades que a carreira lhe reserva.

E, com a expansão da profissão, é possível ter inúmeras possibilidades do mercado de trabalho. Portanto, escolha o país onde tem vontade de estudar e comece a se preparar hoje mesmo.

Gostou de aprender mais sobre o curso de Jornalismo? Então, convidamos você a marcar um papo para conversarmos e entendermos como podemos ajudar você a realizar esse sonho.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Webinar: Intercâmbio & Graduação no Exterior – Mitos e Verdades

Fazer intercâmbio ajuda a entrar nas faculdades no exterior? O processo seletivo é o mesmo para quem fez e quem não fez intercâmbio? E se eu fizer o Ensino Médio inteiro no exterior? E se eu fizer o último ano fora e me formar? E se eu tiver o diploma norte americano, é melhor? Tenho mais chances? E quanto as bolsas? Aumentam as chances de bolsa? Nesse webinar vamos tirar as principais dúvidas que recebemos nos últimos anos quanto o tema é Intercâmbio & Graduação no Exterior.

25.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?