Estudante de óculos prestando atenção na aula

Melhores universidades de psicologia do mundo

Psicologia é hoje um dos cursos mais procurados por estudantes no mundo todo. Nos Estados Unidos, por exemplo, foi o terceiro curso com mais formandos nas universidades no ano passado. Aproximadamente 127.000 novos psicólogos se formaram em universidades americanas em 2019, e algumas das melhores universidades de psicologia do mundo estão lá.

Fazer psicologia em uma universidade no exterior também significa aprender com os melhores, em um ambiente multicultural, rodeado por estudantes do mundo todo, conhecendo lugares e pessoas novas quase que diariamente. Como resultado, é aprendizado em tempo integral, dentro e fora das salas de aula.

Principais cursos de psicologia

As melhores universidades de psicologia do mundo, segundo o ranking da Times Higher Education (THE), estão principalmente nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, e também na Holanda e na Austrália.

Conheça algumas delas:

Stanford University (Estados Unidos)

Número 1 do ranking em psicologia, Stanford é considerada pela THE a 4a melhor universidade do mundo. Localizada no coração do Vale do Silício, na Califórnia, a universidade tem um dos maiores campus dos Estados Unidos, com 18 institutos de pesquisa e 7 faculdades, atendendo mais de 16 mil estudantes vindos dos 50 estados americanos e de mais de 90 países.

Aliás, as empresas fundadas por seus ex-alunos, como Google, Nike, Netflix, Instagram e HP, geram uma receita anual de cerca de U$ 2,9 trilhões, o que corresponderia à 10a economia do mundo.

O departamento de psicologia foi um dos primeiros a serem estabelecidos em Stanford. Hoje seus 5 departamentos são referência em pesquisa e ensino e ainda trabalham bastante interdisciplinaridade, estabelecendo próximas relações com outras áreas do conhecimento, como direito, medicina e business.

UCL (Reino Unido)

Localizada no centro de Londres, a UCL é a 15a colocada no ranking mundial da THE e seu curso de psicologia é considerado o 4o melhor do mundo. Os cerca de 36.000 estudantes de UCL se dividem em 11 faculdades. Mais de um terço deles são internacionais, vindos de mais de 150 países.

Com tradição em pesquisa, UCL foi a primeira universidade do Reino Unido a abrir um campus no Qatar e também um em Adelaide, na Austrália.

A Divisão de Psicologia e Ciências da Linguagem de UCL é a maior nessa área no Reino Unido, com 150 professores e quase 6.000 alunos. Como resultado, o programa de graduação é creditado pela Sociedade Britânica de Psicologia e os graduados podem se tornar membros dela.

Duke University (Estados Unidos)

Psicologia é um dos cursos mais procurados na Duke University. Com o 13o melhor curso do mundo na área e super reconhecida nos Estados Unidos. Ainda mais, ela é a 20a colocada no ranking mundial da THE e 10a melhor universidade dos Estados Unidos, segundo o US College Ranking.

Localizada no estado da Carolina do Norte, Duke é uma das universidades mais competitivas dos Estados Unidos e a 7a mais rica país. Dos seus quase 15.000 alunos (entre graduação e pós), cerca de 20% são internacionais.

Entre seus ex-alunos estão Melinda Gates e o ex-presidente Richard Nixon, além de vários executivos que já passaram pelo comando de empresas como PepsiCo, Apple, JP Morgan e Cisco Systems.

University of British Columbia (Canadá)

A University of British Columbia (UBC) oferece o 10o melhor curso de psicologia e é a 34a colocada no ranking das melhores universidades do mundo, segundo a THE.

UBC foi considerada a mais internacional das universidades da América do Norte, uma vez que são cerca de 17.000 estudantes de mais de 160 países. O principal campus da UBC fica em Vancouver, considerada a 3a melhor cidade do mundo para se viver.

Internacionalmente reconhecida por sua excelência em ensino, UBC tem um orçamento anual de C$ 660 milhões para pesquisa, valor que impulsiona mais de 9.500 importantes projetos em diversas áreas todos aos anos. Por exemplo, o atual primeiro ministro do Canadá, Justin Trudeau, é formado na UBC.

University of Amsterdam (Holanda) 

Localizada em uma das mais vibrantes e multiculturais capitais da Europa, a University of Amsterdam (UvA) é uma das principais universidades da Europa e tem o 14o melhor curso de Psicologia do mundo, de acordo com o ranking da THE.

A UvA é uma das universidades que oferece mais cursos em inglês em toda a Europa. De fato, são mais de 200 cursos em diferente áreas. Aproximadamente 7.000 dos seus 34.000 alunos são internacionais, vindos de mais de 100 países.

University of Melbourne (Austrália)

Reconhecida internacionalmente pela sua excelência em pesquisa e ensino, a University of Melbourne, a mais bem colocada universidade australiana no ranking da THE (32o lugar), também oferece o melhor curso de psicologia do país e um dos melhores do mundo (o 33o).

Com mais de 100 áreas de estudos, a University of Melbourne oferece um currículo flexível, onde o aluno pode direcioná-lo de acordo com seus interesses.

Cerca de 38% dos alunos da University of Melbourne são estrangeiros, atraídos não só pela qualidade da universidade, mas também pelo ambiente multicultural e pela qualidade de vida na cidade, uma das melhores do mundo para se viver.

Processo seletivo no exterior

Para ser aceito nas universidades no exterior, o aluno passa por um processo seletivo não restrito a uma prova, como geralmente acontece no Brasil.

As universidades estrangeiras querem conhecer melhor o aluno, não apenas saber qual o seu nível acadêmico. Geralmente os processos de admissão levam em conta aspectos acadêmicos e pessoais do candidato. Assim sendo, a ideia é ver se o perfil do aluno combina com o da universidade.

Além de enviar o histórico escolar com as notas do Ensino Médio, o aluno deve fazer padronizadas, prova de proficiência em inglês e pode ainda ter que enviar cartas de recomendação, apresentar redações e falar sobre suas atividades extracurriculares. Não só isso, mas também em alguns casos são necessárias entrevistas.

A Daqui pra Fora conhece a fundo os processos seletivos para universidades nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e Holanda. Desde 2001, nossa equipe já orientou com sucesso mais de 3.000 estudantes brasileiros, sempre trabalhando de forma personalizada, buscando construir a melhor candidatura de acordo com o perfil de cada um.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Webinar: Intercâmbio & Graduação no Exterior – Mitos e Verdades

Fazer intercâmbio ajuda a entrar nas faculdades no exterior? O processo seletivo é o mesmo para quem fez e quem não fez intercâmbio? E se eu fizer o Ensino Médio inteiro no exterior? E se eu fizer o último ano fora e me formar? E se eu tiver o diploma norte americano, é melhor? Tenho mais chances? E quanto as bolsas? Aumentam as chances de bolsa? Nesse webinar vamos tirar as principais dúvidas que recebemos nos últimos anos quanto o tema é Intercâmbio & Graduação no Exterior.

25.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?