Estudante caminhando em Sydney, na Austrália.

Por que fazer faculdade na Austrália?

Quem pensa em estudar no exterior muitas vezes se imagina em um país com um dos melhores sistemas de ensino do mundo, uma incrível beleza natural, excelente qualidade de vida e um povo acolhedor.

Um lugar como este tem tudo para atrair jovens do mundo inteiro, não é? Assim é fazer faculdade na Austrália, o terceiro destino mais popular do mundo hoje para estudantes internacionais.

Siga a leitura para entender as vantagens de fazer a sua graduação na terra dos cangurus e entenda os motivos que atraem tantos estudantes internacionais.

Por que estudar na Austrália?

Com um dos melhores sistemas de ensino do mundo, a Austrália tem uma reputação forte e bastante sólida no meio acadêmico internacional, que se deve principalmente ao comprometimento do governo e das próprias instituições em manter o ensino sempre atualizado e no mais alto nível.

O país não apenas tem 6 universidades entre as 100 melhores do mundo, segundo o ranking da Times Higher Education, como também cinco delas têm mais de 30% de alunos internacionais.

A University of Melbourne (37a do ranking mundial da THE), tem 38,7% de estudantes estrangeiros; a Australian National University (67a), 39%; com 38,2%, University of Sydney (60a); University of Queensland (70a), 33,5%; com 14,3%, University of New South Wales (84a); e, por último, Monash University, (54a), 31,4%.

No total, cerca de 720.000 alunos cursando alguma faculdade na Austrália em 2019 eram estrangeiros, vindos de 192 países, o que corresponde a aproximadamente 24% dos universitários do país.

Dessa forma, o crescimento no número de alunos internacionais no país tem sido de mais de 10% ao ano. O Brasil é o 4o país com mais alunos por lá e o número de brasileiros também vem aumentando.

Com tantos estudantes estrangeiros, as universidades oferecem serviços de apoio específicos para este grupo e a maioria delas disponibilizam um programa para quem precisa melhorar o inglês depois do início do curso.

Bem como, outra vantagem é que os professores estão bastante acostumados a lidar com alunos de diferentes culturas e backgrounds.

Por ser um país enorme, mas com uma população pequena, a Austrália tem a maior relação “estudantes internacionais x população local” do mundo.

Portanto, além de estudar em um ambiente de reconhecida excelência acadêmica, os alunos internacionais na Austrália estão expostos diariamente a uma enorme diversidade cultural, convivendo com pessoas do mundo inteiro, em todos os ambientes.

Essa convivência, além de proporcionar novas experiências e muito aprendizado, possibilita a formação de uma potente networking para o futuro.

Vantagens de estudar na Austrália

Além de excelência acadêmica e diversidade cultural, quem vai fazer faculdade na Austrália também busca qualidade de vida. E, sem dúvida, encontra.

Sexto melhor IDH do mundo, o país tem um índice de violência baixíssimo, boa divisão de renda e pouca corrupção. Ao mesmo tempo, a população é culta e honesta (fruto do ótimo sistema de educação), as cidades são limpas, planejadas e arborizadas, com transporte público moderno e bem estruturado.

O país ainda é considerado um dos lugares mais saudáveis do mundo para se viver, com ótima alimentação e muita prática de esportes.

As cidades australianas têm o menor índice de violência do mundo. Muitas estão entre as 100 mais indicadas do planeta para estudantes universitários:.

  • Sydney;
  • Brisbane;
  • Camberra;
  • Adelaide;
  • Perth;
  • Melbourne;
  • Gold Coast.

Há vários tipos de moradia para os estudantes e, certamente, inúmeras opções de lazer, turismo, esporte e cultura.

Por todo país não faltam lindas praias, montanhas, parques, muita natureza com fauna e flora exuberantes. E, da mesma forma, nas cidades acontecem o ano inteiro os mais diferentes eventos, como festivais de música, teatro, cinema, exposições de arte e também campeonatos. Ainda por cima, tudo em um ambiente multicultural (que não é exclusividade dos campus) e diverso.

Por ser um país com extensão enorme, o clima na Austrália varia bastante. Não se surpreenda se em um dia você for convidado para esquiar na neve e dois dias depois, para ir surfar na praia.

Mercado de trabalho e custos na Austrália

O estudante internacional tem permissão para trabalhar 20 horas por semana (meio período). Este é mais um fator que ajuda a atrair muitos estrangeiros para as universidades australianas.

A oferta de cursos é enorme e muitos incluem estágios e programas de trabalho nas mais diferentes áreas, o que facilita a entrada no mercado e ainda ajuda a fortalecer a networking. Além disso, depois da formatura, é possível ficar no país e continuar trabalhando.

Os valores da tuition (anuidade) das universidades australianas vão, em média, de 25.000 a 45.000 AUD. O custo de vida no país não é dos mais baixos, mas pode variar bastante dependendo da cidade.

Sydney e Melbourne, por exemplo, têm um custo de vida considerado alto. Já Brisbane e Gold Coast, que também têm ótimas universidades e excelente qualidade de vida, têm um custo bem mais baixo.

Como é permitido trabalhar meio período, o dinheiro do trabalho pode ajudar nas despesas se necessário. Além disso, o governo australiano incentiva a ida de estudantes estrangeiros e já investiu mais de A$ 300 milhões em bolsas para alunos internacionais. E continua investindo.

Gostaria de conhecer mais sobre as vantagens de fazer faculdade na Austrália, processo seletivo e bolsas? Fale com nossos especialistas para iniciar a sua jornada no exterior com a Daqui pra Fora.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Webinar: Intercâmbio & Graduação no Exterior – Mitos e Verdades

Fazer intercâmbio ajuda a entrar nas faculdades no exterior? O processo seletivo é o mesmo para quem fez e quem não fez intercâmbio? E se eu fizer o Ensino Médio inteiro no exterior? E se eu fizer o último ano fora e me formar? E se eu tiver o diploma norte americano, é melhor? Tenho mais chances? E quanto as bolsas? Aumentam as chances de bolsa? Nesse webinar vamos tirar as principais dúvidas que recebemos nos últimos anos quanto o tema é Intercâmbio & Graduação no Exterior.

25.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?