Jornalista sorrindo e gravando em frente à câmera

Conheça as 4 melhores faculdades de comunicação do mundo

Entenda por que fazer faculdade de comunicação no exterior é um diferencial importante e saiba onde estão os melhores cursos.

Estudar no exterior por si só acrescenta inúmeras habilidades e competências no desenvolvimento do aluno, tanto no aspecto pessoal como no profissional.

Autonomia, tolerância e networking se juntam à excelência acadêmica e estrutural das universidades, ajudando a formar um ser humano e um profissional diferenciado.

Para quem escolhe estudar comunicação no exterior, este contexto se potencializa. Lá fora, o curso certamente oferece uma perspectiva mais diversa, internacional, que pode ser vivida diariamente dentro e fora das salas de aula.

A diversidade do campus traz o desafio praticamente diário de questionar seus conceitos e experimentar novas culturas. Além disso, em outro país, você vai se comunicar com pessoas de diferentes backgrounds, que falam outros idiomas, se comunicam de formas diferentes, e isso já é, de início, um aprendizado. 

Para quem lida com comunicação, o exercício das habilidades específicas da área é frequente, faz parte do dia a dia. Argumentar, ouvir, falar e escrever em outra língua ou até em outras línguas será algo tão comum, que em pouco tempo você não vai nem se dar conta de que isso está acontecendo. Para quem lida com comunicação este é um diferencial importantíssimo.

Além disso, a estrutura dos laboratórios, os equipamentos, os softwares e toda a tecnologia disponível são todos de ponta. E tudo é utilizado constantemente pelos alunos, que aprendem muito na prática e ganham experiência e currículo ainda durante a faculdade. 

O que você aprende no curso de comunicação

O major em comunicação abrange diversas áreas, como jornalismo, marketing, relações públicas, publicidade, rádio e TV, mídia e cinema.

Com o diploma, você poderá trabalhar em inúmeros tipos de empresas e organizações governamentais e não-governamentais, das mais diversas áreas, utilizando o conhecimento e a expertise adquiridos na área de comunicação para diferentes finalidades.

Em geral, os dois primeiros anos do curso são compostos por matérias básicas ou pré-requisitos, que variam de universidade para universidade.

Durante o curso, você vai aprender, entre outras coisas, a planejar, organizar e executar projetos e eventos. Também aprende a avaliar as necessidades e preferências do público, seja ele leitor, espectador ou ouvinte.

Aprende a pesquisar e analisar informações e a comunicar de forma clara e convincente, seja qual for a mídia utilizada. 

Os alunos desenvolvem ainda habilidades importantes para qualquer área de atuação, como comunicação interpessoal, pensamento crítico e tomadas de decisão, comunicação oral e escrita, pesquisa, análise e resolução de problemas. 

Neste vídeo, você vê informações importantes que podem ajudar na hora de escolher uma faculdade de comunicação:

As melhores universidades para estudar comunicação (QS World Ranking 2022)

 

University of Amsterdam (UvA)- #1 

Segunda melhor universidade da Holanda e 65a do mundo, de acordo com o ranking Times Higher Education (THE), a University of Amsterdam é a número 1 do mundo quando o major é Communications & Media. 

Localizada no centro da capital do país, em uma das mais vibrantes cidades europeias, UvA é a universidade com mais cursos em inglês da Europa. E o de comunicação é um deles. UvA tem cerca de 41.000 alunos, mais de 7.000 deles estrangeiros.

O curso de Communication Science da UvA tem como tema central o papel da comunicação na sociedade. Os alunos estudam o uso e efeitos da comunicação e de várias formas de mídia, do rádio e televisão ao jornal e à internet.

Algumas questões levantadas são “qual o papel da mídia e da comunicação na participação política e na cidadania?” ou “Como o entretenimento influencia a vida dos jovens”. 

O curso tem 3 anos. O primeiro contém disciplinas introdutórias, onde os alunos aprendem teoria da comunicação e são apresentados a várias ferramentas de pesquisa. Os outros dois anos aprofundam o conhecimento na área, com disciplinas eletivas, matérias específicas e estágio em pesquisa. 

 

University of Southern California (USC) – #2

Localizada no centro de Los Angeles, USC é considerada a 5a melhor universidade da Califórnia e está entre as 20 melhores do país, segundo o US News. Em comunicação, que é um dos seus cursos mais procurados, USC é a número 2 do mundo, de acordo com o QS World Ranking. 

Apesar de ter um dos maiores campus do país, USC é reconhecida pelo ambiente acolhedor, com forte espírito comunitário. A maioria das salas de aula têm menos de 20 alunos, o que aproxima alunos e professores.

Com uma atmosfera bastante multicultural, USC tem enorme potencial para pesquisa e mais de 1.000 organizações estudantis, algumas delas voltadas para a área de mídia e comunicação.  

O curso de comunicação oferece estrutura teórica e compreensão crítica de como as mensagens, tanto as interpessoais como as de mídia de massa, são criadas, distribuídas, recebidas e entendidas.

Há 42 disciplinas eletivas específicas em comunicação que permitem que o aluno personalize seu programa. O curso de comunicação na USC tem hoje mais de 1.000 alunos. 

Com um grupo de professores diferenciado, os alunos estudam, pesquisam, participam de projetos e atividades enquanto desenvolvem senso crítico em relação às estruturas em diferentes áreas, como educação, gestão, tecnologia, política, esporte e economia.

A riqueza e diversidade cultural de Los Angeles potencializa este aprendizado e facilita a entrada no mercado de trabalho. Dos alunos formados em 2020 no curso de Comunicação de USC, 99% estavam empregados ao final do ano seguinte à formatura, em empresas de ponta como:

  • Amazon Studios;
  • DreamWork Animations;
  • National Football League;
  • U.S. House of Representatives. 

 

The London School of Economics and Political Science (LSE) – #3

LSE foi fundada em 1895 e se tornou um dos maiores pólos de ensino e pesquisa em ciências sociais no mundo. Com o tempo, se tornou uma das universidades mais internacionais do mundo.

Cerca de 70% dos seus 11.000 alunos e quase metade dos seus funcionários são de fora do Reino Unido, vindos de 140 países, o que faz com que mais de 100 idiomas sejam falados em seus corredores e salas de aula diariamente.

O Departamento de Mídia e Comunicações da LSE é um centro líder mundial em educação e pesquisa nesta área. O curso de comunicação, em nível de pós-graduação, é considerado o melhor curso do Reino Unido e o terceiro do mundo. LSE oferece 40 cursos de graduação, porém comunicação não está entre eles. 

 

University of Texas at Austin (UT) – #4 

Quando foi fundada, em 1883, a University of Texas at Austin era a casa de 221 alunos e 8 professores. Hoje é uma das mais renomadas instituições de ensino superior dos Estados Unidos e do mundo (top 50 no ranking THE) e recebe mais de 51.000 estudantes e 3.000 professores diariamente.

Seu campus, em Austin, abriga 17 bibliotecas, 7 museus e 18 escolas e faculdades muito bem ranqueadas. Entre elas está a faculdade de comunicação, a Moody College at Communications.

Considerada a 2a melhor do país e a 4a do mundo, Moody é uma das maiores faculdades de comunicação dos Estados Unidos. Oferece 7 programas diferentes na graduação, 11 na pós, e ainda tem 11 centros e institutos de pesquisa.

O complexo de comunicações de UT é composto por 4 prédios com instalações e equipamentos de ponta. Moody recebe diariamente 4.696 alunos, entre graduação e pós, e tem mais de 52.000 ex-alunos espalhados pelo mundo. 

Com a supervisão de um corpo docente conceituado e diverso, os estudantes podem ser vistos diariamente filmando, lançando campanhas publicitárias, gravando e publicando no jornal estudantil Daily Texas, a maior e mais premiada publicação estudantil dos Estados Unidos.

Gostou do programa dessas faculdades e quer saber mais sobre como você pode estudar em uma delas? Fique por dentro dos nossos programas e veja como podemos ajudar nesse processo.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: As dúvidas mais frequentes sobre Graduação no Exterior.

Por onde começar? Como se preparar? Como conseguir bolsas de estudos? Quais atividades extras devo fazer? Diferenças entre processos seletivos (EUA vs Canadá vs Europa). Etc. Compilamos as dúvidas mais frequentes e vamos respondê-las. Além disso, iremos responder outras dúvidas que surgirem durante a mentoria.

27.03

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?