MUN

Saiba o que é MUN – Simulações da ONU

Entenda o que são e como funcionam as simulações da ONU, importante atividade extracurricular que pode enriquecer o seu application.

Os processos seletivos para as universidades no exterior, especialmente nos Estados Unidos, não levam em conta apenas a nota de uma prova. Neles as universidades procuram olhar os candidatos como um todo, ou seja, o foco não é apenas no seu desempenho acadêmico. As instituições levam em conta como o aluno é na sala de aula e fora dela.

Neste contexto holístico, um item muito importante na candidatura são as atividades extracurriculares. Elas mostram, as principais habilidades e afinidades dos candidatos. Dizem muito sobre quem é o aluno e, portanto, se tornam peça fundamental na construção do perfil de cada um.

É por meio deste perfil que as universidades definem quem se alinha mais ou menos com o perfil da própria instituição. E este alinhamento é muito importante na decisão final sobre a admissão. 

Uma ótima opção de atividade extracurricular, bastante valorizada pelas universidades, é o MUN (Model United Nation). O MUN é um evento onde os alunos participantes simulam estar atuando na Organização das Nações Unidas.

Pode ser na Assembleia Geral ou em qualquer um dos órgãos ligados a ela, como a OEA, a UNESCO e o Conselho de Segurança, por exemplo.

O que é o MUN?

Este tipo de simulação nasceu antes mesmo da fundação da ONU. Os primeiros eventos aconteceram nas universidades de Harvard e Oxford no início dos anos 1920. Na época, eles simulavam a Liga das Nações, órgão que antecedeu a ONU.

O objetivo dessas simulações é fazer com o que os estudantes entendam, por meio da prática, como é a dinâmica da ONU e das suas reuniões. Nessa vivência, os alunos representam um posicionamento, argumentam e propõem ideias para solucionar problemas sugeridos.

São discutidas questões globais reais e “atuais”. Vale lembrar que o posicionamento que você defende nem sempre está alinhado com o seu posicionamento pessoal sobre o assunto.

No início da simulação, os participantes são divididos em delegações, que representam um Estado Membro da Organização, e vão para diferentes comitês. Isso quer dizer que você pode representar a França em um comitê da UNESCO, Uganda na Comissão de Direitos Humanos ou Porto Rico na ONU Mulheres, por exemplo.

A maioria dos estudantes participa como representante, mas também pode participar como jornalista ou como juiz.

Os eventos de simulação  da ONU são organizados por estudantes, geralmente de faculdades ligadas à área de relações internacionais, ou pelas próprias escolas de ensino médio no Brasil.

Mas R.I. não precisa ser a sua principal área de interesse para você querer participar do MUN. Os temas dos eventos envolvem inúmeros e variados assuntos, desde educação e saúde até clima e meio ambiente. 

Os alunos são encorajados a estudar previamente questões geopolíticas, econômicas e históricas das suas delegações e das demais. Ao final do evento, que geralmente dura de 4 a 5 dias, são apresentadas resoluções para os problemas propostos dentro dos padrões da ONU.

Por que participar do MUN?

Além de poder ser um ponto forte no item atividades extracurriculares da sua application, participar do MUN contribui de várias formas para o seu desenvolvimento acadêmico e pessoal. 

Inúmeras soft skills, habilidades muito valorizadas pelas equipes de seleção das universidades e de empresas, são desenvolvidas com a participação nesse tipo de evento. E elas são importantes para a sua vida pessoal também.

Relacionamento interpessoal é uma delas. As discussões, dentro e fora do seu grupo, as conversas nos corredores e até fora do evento, são um constante aprendizado no que diz respeito a como se comunicar e se relacionar. Tanto com quem pensa igual a você quanto com quem tem ideias diferentes.

Falar em público, ou oratória, é outra habilidade importante desenvolvida no MUN. Sendo obrigado a discursar, seja para argumentar, informar ou propor ideias, você vai aprender primeiro a criar e organizar este discurso.

Se já sabia fazer isso, certamente vai aperfeiçoar. Vai entender que na hora de falar, o foco deve ser o seu discurso e não o público. Ainda vai aprender a manejar o tempo e transformar o nervosismo em energia, entre outras coisas.

Você vai ver também que um discurso bem preparado e bem lido pode ser melhor que um mal elaborado e feito sem olhar o papel.

No MUN saber trabalhar em grupo também é muito importante. É praticamente certo que você fará parte de uma equipe (delegação) e, com isso, terá que desenvolver um trabalho em conjunto. Existem delegações individuais, que representam países bem pequenos, mas são muito poucas.

Você certamente ainda vai aprender muito sobre o mundo, vai desenvolver habilidades para solução de problemas, para escrita, diplomacia, liderança, autoconfiança e uma potente networking

Como participar do MUN?

No mundo todo, estima-se que mais de 400 eventos de simulação da ONU ou similares aconteçam anualmente, tanto para alunos do Ensino Médio como para universitários. Harvard MUN (do qual escolas brasileiras podem participar), Oxford MUN, Change the World MUN (CWMUN), são alguns deles no exterior.

A HMUN é a mais antiga e ainda a mais prestigiada simulação da ONU hoje no mundo. Ela recebe em Boston, Massachussetts, mais de 4.000 participantes de 50 países, selecionados por um processo de application, que se dividirão em 30 comitês.

Estudantes brasileiros do Ensino Médio podem aplicar para participar, tanto representando sua escola quanto individualmente.  

No Brasil, várias universidades organizam simulação da ONU para alunos do Ensino Médio. Em São Paulo, o Fórum FAAP é um deles. A ONU Jr, criada em 2002, acontece em Niterói (RJ). A PUC-Minas Gerais organiza o MINIONU, que já está na 22a edição, em Belo Horizonte e em Poços de Caldas.

Há vários eventos hoje em diferentes lugares do país. Em alguns, os estudantes podem participar individualmente e em outros, representando sua escola. É importante checar no site do evento como se inscrever.

O Instituto Diplomun organiza vários eventos de simulação da ONU no Brasil, em que os alunos podem participar individualmente. E oferece mentoria para quem tem interesse em participar do HMUN. 

Várias escolas de Ensino Médio no Brasil também organizam seus próprios eventos de simulação da ONU. Se a sua escola ainda não tem esse tipo de evento e você tem interesse, vale a pena propor a criação e até participar dela.

Todo esse envolvimento em atividades extracurriculares relevantes pode ser a diferença na hora da sua aplicação para uma vaga em universidade do exterior.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Entrevista: Aproveitar as Oportunidades

Entrevista com Katia Allevato. Kátia é mãe do Felipe que recebeu um a excelente bolsa para estudar Ciências da Computação em Michigan State University. Ela irá nos contar como foi a jornada do seu filho ao se preparar para se candidatar para as universidades exterior. Contará sobre as oportunidades que Felipe tem aproveitado nestes primeiros anos dentro e fora da universidade. Falará como é experiência de ter um filho estudando no exterior, falará sobre o que mudou na vida dela e quais mudanças e desenvolvimento percebeu no filho.

18.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?