Estudante se preparando para o SAT digital.

SAT Digital: o que mudará?

O SAT, mais tradicional exame solicitado pelas universidades americanas no processo seletivo, se tornou digital. Entenda o que muda no novo formato.

Há décadas o SAT (Scholastic Aptitude Test) é o exame de aptidão mais utilizado nos Estados Unidos e em vários outros países para admissão de alunos nas universidades. Ele foi criado em 1926 e de lá para cá, mesmo sendo uma prova unificada e padronizada, sofreu inúmeras mudanças no seu formato e conteúdo.  

A mais recente mudança foi divulgada no final de 2022 e diz respeito à nova plataforma de aplicação da prova. O SAT agora é digital. 

O que muda com o SAT digital?

Recentemente, muitas universidades fizeram algumas alterações nos seus processos de seleção de alunos, uma boa parte em função da pandemia. Seguindo essa tendência, mas não apenas por causa da pandemia, o College Board, responsável pela organização do SAT, decidiu implementar mudanças importantes no formato do teste. 

O lápis e o papel foram aposentados e o exame passou a ser digital, realizado em notebooks ou tablets nos mesmos centros autorizados. Ou seja, a alteração não implica em poder fazer o teste de casa.

O novo formato passa a vigorar a partir de 2024 nos Estados Unidos e começou em 2023 no restante do mundo. O PSAT, uma espécie de treinamento para a prova, já foi digital em 2023 inclusive nos Estados Unidos.

De acordo com a direção do SAT, o teste digital será mais fácil de ser feito, mais fácil de ser aplicado, mais seguro e mais relevante. Segundo a organização da prova, nos últimos anos houve mudanças significativas no ensino e na aprendizagem que só podem ser cobertas em um modelo digital de prova.

A migração para esta nova plataforma é também, portanto, uma maneira de aproximar a avaliação da forma como os alunos aprendem hoje. Os administradores do SAT afirmam que vão aproveitar todas as vantagens e possibilidades que o formato digital pode oferecer.  

Como funciona o SAT digital?

Uma importante alteração que aconteceu com o novo formato diz respeito à duração da prova, que agora tem uma hora a menos. No modelo com papel e lápis, os candidatos têm três horas para terminar o exame. Na plataforma digital, o SAT tem a duração de até duas horas. 

Como isso é possível? A prova tem menos conteúdo? Não. O objetivo continua sendo medir o conhecimento e as habilidades dos candidatos. Porém, o volume de leitura durante o exame agora é menor.

Isso engloba os textos e os próprios enunciados das questões. Ao mesmo tempo, a prova agora inclui uma gama maior de tópicos, o que a tornou culturalmente mais relevante. 

Na sessão de matemática, a calculadora, que no formato atual é permitida apenas em algumas questões, pode ser utilizada em toda a prova. 

Os candidatos podem usar seus próprios equipamentos (laptops ou tablets). Em caso de perda de conexão com a internet, tudo fica salvo e o aluno pode continuar a prova normalmente. 

Outra mudança que beneficia diretamente os alunos é o tempo de espera pelo resultado. Ao invés de aguardar semanas pela nota, o candidato agora recebe acesso ao seu resultado em alguns dias. 

O novo formato foi testado nos Estados Unidos e em outros países em novembro de 2022. Cerca de 80% dos estudantes que fizeram o exame aprovaram o novo formato digital. O feedback obtido pela organização indica que os alunos acharam a prova mais clara, mais concisa e menos estressante.

Do lado dos educadores, o retorno também foi positivo. Eles consideraram muito boa a experiência na aplicação do novo exame. 

O que não muda no SAT digital

A prova continua valendo 1.600 pontos (800 para cada sessão) e continua sendo realizada nos centros autorizados. As sessões são as mesmas, matemática e inglês. A nota ainda pode ser utilizada para requerer bolsa de estudos. 

O SAT continuará sendo uma parte importante da avaliação holística que é feita pelas universidades durante a seleção dos candidatos. 

O processo seletivo inclui, além da nota do SAT, as notas do aluno no Ensino Médio, as atividades extracurriculares, cartas de recomendação, redação (essay) e, no caso dos alunos internacionais, o teste de proficiência em inglês. Em alguns casos, as faculdades pedem um portfólio e/ou solicitam uma entrevista. 

Este conjunto de documentos e informações compõem a sua application e determinam o seu perfil para as universidades. Quanto maior a nota no SAT, maiores as possibilidades de aceitação e, assim, mais e melhores portas podem se abrir.

Portanto, seja no formato com papel e lápis ou no novo modelo digital, é fundamental uma boa preparação para essa prova.

Se você quer orientação especializada sobre o SAT e quais as melhores universidades para os seus objetivos, venha conversar com a gente. A Daqui pra Fora oferece assistência durante todo o processo de admissão de estudantes brasileiros em universidades do exterior.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Entrevista: Aproveitar as Oportunidades

Entrevista com Katia Allevato. Kátia é mãe do Felipe que recebeu um a excelente bolsa para estudar Ciências da Computação em Michigan State University. Ela irá nos contar como foi a jornada do seu filho ao se preparar para se candidatar para as universidades exterior. Contará sobre as oportunidades que Felipe tem aproveitado nestes primeiros anos dentro e fora da universidade. Falará como é experiência de ter um filho estudando no exterior, falará sobre o que mudou na vida dela e quais mudanças e desenvolvimento percebeu no filho.

18.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?