Estudante de blusa vermelha escrevendo em caderno na biblioteca

Notas escolares: qual a importância para as faculdades?

A educação no exterior é sabidamente um ótimo investimento para o desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal do seu filho. Será que as notas escolares recebidas no ensino médio podem impactar as chances de se conseguir uma vaga em universidade do exterior?

A fase de admissão pode causar certa apreensão, especialmente em relação ao histórico escolar. É comum que pais questionem se as notas dos filhos são suficientes para que eles sejam aceitos. Afinal, qual é a importância das notas para universidades americanas? 

Ao longo deste texto, vamos explicar como funciona o processo seletivo nas instituições estadunidenses, além de mostrar como o histórico escolar influencia o processo. Confira!

Como funciona o processo seletivo?

processo de candidatura de estudantes realizado nos Estados Unidos é bem diferente do que conhecemos no Brasil. Lá, a nota obtida no SAT — prova equivalente ao nosso ENEM — é apenas um dos aspectos avaliados pelas instituições para aceitar ou não um estudante.

Planejamento é a chave para se candidatar a uma vaga. O processo, conhecido como application, deve ser iniciado com pelo menos um ano de antecedência. Esse tempo é necessário para reunir e enviar os documentos pedidos pela instituição, além de realizar as provas exigidas.

Nesse período, o estudante precisa cumprir todos os requisitos exigidos durante o processo de admissão das universidades, como histórico escolar, diploma do ensino médio, declaração de conclusão do Ensino Médio, submeter as notas dos exames padronizados SAT ou ACT; criar e enviar as redações e outros textos exigidos, enviar as cartas de recomendação de coordenadores ou orientadores de projetos e listar as atividades extracurriculares que se envolveu durante o Ensino Médio.

Por se tratar de um processo holístico, as notas escolares possuem um peso importante na candidatura, mas não é o único a ser avaliado. O conjunto dos requisitos que compõem a candidatura será determinante para os resultados do estudante.

As notas escolares são o critério mais importante?

Dentre os critérios avaliados pelas universidades, as notas escolares desempenham um papel determinante na candidatura do estudante. Quanto mais competitiva for a universidade, mais rigorosa ela será com relação as notas escolares do estudante durante o Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental.

Entretanto, isso não significa que um estudante nível médio não teria condições de entrar em uma boa universidade.

Existem excelentes universidades, principalmente nos Estados Unidos, que são mais flexíveis em termos de notas escolares e ainda sim estão muito acima das universidades brasileiras em termos de qualidade da educação.

Por exemplo, é perfeitamente possível para um aluno que possui notas médias entrar. Veja abaixo alguns exemplos de universidades em que alunos da Daqui pra Fora foram aprovados e suas respectivas notas no Ensino Médio, e a posição de cada universidades no ranking das melhores universidades do mundo da publicação Times Higher Education:

  • Notas 9 e 10 – Stanford University (#3), Harvard University (#6), Duke University (#18)
  • Notas 9 e 8 – Purdue University (#64), Ohio State University (#71), Boston University (#74)
  • Notas 8 e 7 – Michigan State University (#93), University of Colorado – Bolder (#114), Arizona State University (#123)

Como você pode ver acima, existem excelentes universidades nos Estados Unidos cujas notas dos alunos aprovados está na média.

Um aluno que tem média de notas entre 7 e 8 pode entrar em uma universidade que esteja entre as 150 melhores do mundo. A título de comparação, a universidade brasileira mais bem colocada no ranking é a USP, que ocupa a posição 250-300º.

Neste vídeo, você encontra importantes informações sobre como as notas escolares podem impactar na aplicação para a faculdade:

É muito importante apresentar boas notas para universidades americanas, mas esse não é o único aspecto levado em consideração no processo de aplicação.

Procure ficar bem informado sobre as exigências da faculdade que tem em vista, pois elas podem variar de acordo com a política de seleção da instituição.

Já imaginou ver seu filho estudando em uma grande universidade nos Estados Unidos? Então, confira este artigo com as sete melhores instituições do país!

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Entrevista: Aproveitar as Oportunidades

Entrevista com Katia Allevato. Kátia é mãe do Felipe que recebeu um a excelente bolsa para estudar Ciências da Computação em Michigan State University. Ela irá nos contar como foi a jornada do seu filho ao se preparar para se candidatar para as universidades exterior. Contará sobre as oportunidades que Felipe tem aproveitado nestes primeiros anos dentro e fora da universidade. Falará como é experiência de ter um filho estudando no exterior, falará sobre o que mudou na vida dela e quais mudanças e desenvolvimento percebeu no filho.

18.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?