Como escolher uma universidade nos Estados Unidos - Daquiprafora | Faculdade nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido

Como escolher uma universidade nos Estados Unidos

Escolher a instituição de curso superior ideal nem sempre é uma tarefa fácil. Em meio a tantos fatores, fica complicado tomar uma decisão tão importante quanto essa, especialmente quando falamos em cursar uma faculdade nos Estados Unidos, que abriga algumas das melhores universidades do mundo.

Para aqueles que sonham em cursar a graduação em terras norte-americanas, é essencial tomar alguns cuidados e ficar muito atento aos principais fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher a instituição de ensino que servirá como lar durante alguns anos.

Em meio a tantas dúvidas e expectativas, criamos um artigo especial para responder às principais questões sobre o tema, mostrando exatamente o que ponderar na hora dessa escolha tão importante. Boa leitura!

 

Defina o orçamento da família

O primeiro passo é, sem dúvidas, considerar o orçamento de sua família. Para isso, sente-se com seus pais ou responsáveis e discuta quais serão as possibilidades de investimento disponíveis. Leve em consideração o custo das universidades (que geralmente já possuem inclusos alimentação e moradia), em seguida, pesquise sobre o custo de vida das cidades próximas ao local de que você mais gosta no país. Veja também quais são as possibilidades de bolsa de estudo e se elas se aplicam para estudantes internacionais.

Isso garantirá um planejamento muito mais eficaz e evitará problemas futuros, como por exemplo o estudante aplicar para uma universidade que não poderá pagar, de escolher uma universidade que não tem bolsas de estudo, ou de preferir regiões que tenham um custo mais elevado e fora de suas expectativas financeiras, como Flórida, Nova Iorque ou Califórnia.

 

Procure os critérios de avaliação da universidade

Os critérios de avaliação das universidades são fatores determinantes na escolha. Eles são requisitos obrigatórios que as instituições colocam para decidir quem pode fazer parte do seu grupo de estudantes e as aplicações de candidatura a uma vaga devem ser enviadas seguindo todas as demandas estipuladas.

Alguns critérios mais importantes estão relacionados às notas do estudante nas escolas brasileiras no Ensino Médio, as notas no SAT ou ACT (exames semelhantes ao ENEM ou vestibulares do Brasil) e no TOEFL (teste de proficiência na língua inglesa). Além disso, algumas faculdades podem ter requisitos específicos.

Ou seja, antes de escolher as universidades, tenha uma visão muito analítica do seu perfil acadêmico e escolha universidades que você tenha ou possa ter futuramente chances realistas de admissão. Isso evitará que você escolha aplicar para universidades muito competitivas para ser perfil acadêmico ou de ganhar uma bolsa de estudos.

 

Alinhe suas preferências

Escolher uma universidade nos Estados Unidos requer que o estudante tenha suas preferências muito alinhadas, afinal será o local onde ele irá estudar e viver por pelo menos quatro anos de sua vida. As universidades americanas contam com mais de 4000 instituições de ensino superior, que irão variar nas mais diversas formas.

Entre os fatores que devem ser considerados, podemos citar:

  • Perfil da universidade (liberal, conservadora, religiosa);
  • Formato das aulas;
  • Localização (urbana, rural, litoral);
  • Clima;
  • Tamanho da universidade (número de alunos);
  • Tamanho da cidade;
  • Estrutura;
  • Vida Social,
  • Cursos oferecidos;
  • Oportunidade de estágios.
  • Empregabilidade após formatura, etc.

 

Ou seja, tenha em mente o perfil de universidade ideal considerando esses fatores para escolher uma universidade que tenha tudo a ver com você e que o ajude a se desenvolver como aluno e pessoa.

 

Fique atento aos prazos e atenção ao preencher a application!

Ao definir a lista de universidades que irá se candidatar, conheça todos os prazos para cada etapa do processo de admissão, para cada uma das universidades. Além disso, verifique se existem prazos diferentes para estudantes internacionais e aplicações para bolsas de estudo. Muitos estudantes não conseguem completar sua candidatura por não estarem atentos a essas minucias.

Além disso, confira detalhadamente todos os requisitos exigidos pelas universidades escolhidas e evite ter a candidatura recusada por conta de erros ou campos faltantes.

Conte com uma consultoria especializada

Como podemos perceber, há diversos pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher uma universidade fora do país. É necessário lidar com muita burocracia e particularidades muitas vezes fora da nossa realidade. Erros podem custar aprovações e falta de conhecimento pode resultar em resultados inferiores ao que o estudante poderia ter.

Por isso, contar com a ajuda de uma consultoria especializada é uma estratégia essencial para assegurar que você terá orientação profissional em todo o processo e garantir que você tenha os melhores resultados possíveis dentro do seu perfil. Afinal, especialistas dessa área conhecem todas as possibilidades e particularidades das universidades no exterior, garantindo que você terá as melhores opções para definir o seu futuro.

Agora que você já conhece os principais critérios que devem ser levados em consideração na hora de escolher a sua faculdade nos Estados Unidos, que tal começar a se planejar e se preparar o processo de candidatura? Boa sorte nessa nova etapa!

Ainda ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão ou comentário? Então, não feche a página! Entre em contato com a nossa equipe, que está sempre à disposição para responder a todas as suas perguntas e questionamentos. Estamos no aguardo!



Comentários