Prédio da Universidade de Amsterdã

Conheça a University of Amsterdam

Em uma das cidades mais vibrantes e diversas da Europa, a University of Amsterdam oferece ensino de excelência e inovador a alunos do mundo inteiro. 

A Holanda tem sido cada vez mais procurada por estudantes internacionais. O país tem 7 universidades entre as 100 melhores do mundo, de acordo com a Times Higher Education, entre elas, a University of Amsterdam.

É o país europeu que mais oferece cursos superiores em inglês. São mais de 2.000 opções de cursos espalhados em cerca de 77 instituições de alta qualidade.

Conhecida pela diversidade e por seu ambiente tolerante e descontraído, a Holanda acolhe muito bem os estrangeiros em geral. Esta característica, aliada a um ensino de excelência e inovador, faz com que o país seja considerado um dos melhores lugares da Europa para fazer faculdade como estudante internacional. Cerca de 10% dos universitários na Holanda são estrangeiros.

Por que morar em Amsterdã?

Além de ter o 3o melhor ensino superior do mundo, o país aparece frequentemente nas principais listas dos melhores lugares do planeta para se viver. Segundo o US News é hoje o 7o melhor país em qualidade de vida.

A Holanda abriga lindas paisagens, muita história, cultura e excelente qualidade de vida. Por todo o país, todos os serviços funcionam muito bem. As cidades, grandes ou pequenas, são muito limpas, organizadas e sustentáveis. Transporte, saúde e educação são sistemas extremamente eficientes.

Outra vantagem de fazer faculdade na Holanda é a facilidade de viajar para outros países da Europa e conhecer novos lugares e culturas. O custo-benefício é mais um atrativo. Dificilmente se encontram em outros países universidades com a qualidade das holandesas pelo mesmo custo.

Além disso, na Holanda os estudantes podem trabalhar 16 horas por semana e, depois de formado, podem obter visto de trabalho e continuar no país.

A capital Amsterdã

A capital, Amsterdã, é o principal foco dos estudantes na Holanda justamente por ser o coração do país. Com inúmeras opções em de cultura e lazer, Amsterdã ferve dia e noite e acolhe pessoas com todos os tipos de origens, gostos e características.

Limpa, organizada, segura, recortada por mais de 150 canais e com linda arquitetura, a cidade tem a maior cultura per capita do planeta. É a casa de alguns dos principais museus da Europa, como o Rijskmuseum e o Van Gogh Museum, e de alguns museus excêntricos, como o da Tortura e do Sexo.

Amsterdam tem ainda a Rembrandt House, a Casa de Anne Frank, inúmeros restaurantes, bares, galerias, teatros, casas de shows e parques.

Inglês é a língua não-oficial da cidade. É muito fácil encontrar livrarias, canais de TV, menus em restaurantes e diferentes atividades culturais em inglês.

Amsterdam tem um excelente sistema de transporte, com ônibus, metrô, trem e tram (um tipo de bonde), mas a bicicleta é o mais utilizado. Cerca de 63% das pessoas que moram na cidade se locomovem de bike.

Há 1 carro para cada 3,3 bicicletas em Amsterdam. Na estação central, há 267.000 lugares para estacionar bicicletas.

A University of Amsterdam, uma das duas universidades holandesas mais bem colocadas nos rankings internacionais, fica no centro dessa cidade cheia de vida e atrações.

Conhecendo a University of Amsterdam (UvA)

Fundada em 1632, a University of Amsterdam é uma das universidades holandesas mais bem colocada nos rankings internacionais e com mais opções de cursos em inglês.

São mais de 200 opções. Cerca de 7.000 dos 34.000 alunos são estrangeiros vindos de mais de 100 países. A universidade tem ainda 3.000 pesquisadores e 6.000 professores e funcionários.

Considerada uma das principais referências em pesquisa na Europa, UvA é a terceira universidade mais antiga do país e a maior em número de alunos.

É a 61a colocada no ranking mundial da Times Higher Education de 2024 e a número 1 no Europe Teaching Ranking da mesma THE. No QS World Ranking, UvA ocupa a 55a colocação.

O ensino na University of Amsterdam, como em toda a Holanda, é baseado na solução de problemas (Problem Based Learning – PBL) e dá bastante autonomia aos estudantes.

A estrutura acadêmica da universidade é dividida em 7 faculdades, com um total de mais de 200 cursos. Economia e negócios, artes e humanidades, direito, medicina, ciências físicas, biológicas, ciências sociais e comportamentais estão entre algumas das áreas estudadas e pesquisadas.

Todos os cursos são muito bem conceituados. O curso de Mídia e Informação, por exemplo, é considerado um dos 3 melhores da Europa. O de Odontologia é o 3o do mundo, segundo o QS Ranking.

O campus e as instalações da University of Amsterdam

UvA é dividida em 4 campus. O principal, localizado no centro intelectual da cidade, abriga a biblioteca central e os prédios da Faculdade de Humanidades. O segundo campus fica no Science Park, na região leste de Amsterdam. Lá estão os principais institutos de pesquisa, a Faculdade de Ciências, a University College e mais de 120 empresas.

No UMC Campus fica a Faculdade de Medicina, o hospital de pesquisa e o Academic Medical Center. O Roeterseiland Campus recebe as faculdades de Economia e Negócios, Ciências Sociais e Comportamentais e a escola de Direito.

UvA tem instalações esportivas para mais de 80 atividades, de aikidô a levantamento de peso, que funcionam 7 dias por semana. O CREA, organização cultural estudantil, oferece cursos e workshops em música, artes visuais, dança, teatro, fotografia, entre outras. Também organiza shows, apresentações e debates sobre ciência, arte e sociedade.

O processo seletivo

O processo seletivo para as universidades na Holanda, incluindo a University of Amsterdam, é parecido com o do Reino Unido. São exigidos o histórico escolar do Ensino Médio e uma prova de proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS).

A candidatura é feita para um curso específico e, portanto, o aluno vai concorrer com outros candidatos que buscam o mesmo curso. Para alguns cursos pode ser exigida uma prova específica ou uma redação. A concorrência varia de acordo com o curso escolhido. Na UvA, os mais concorridos são Medicina e Direito.

Depois de aceitos na universidade, os alunos que não possuem diploma de Ensino Médio europeu fazem o Foundation. O Foundation é um ano básico, onde o aluno é apresentado ao sistema europeu de ensino e preparado para os 3 anos de faculdade que virão.

Se o seu sonho é estudar na Universidade de Amsterdã, venha conversar com a gente e entender como podemos ajudar você a realizar esse sonho.

Mentoria em Grupo: Vestibulares & Applications

Fazer vestibulares no Brasil e em paralelo se candidatar para as universidades do exterior. Linha do tempo de preparação, o que fazer e quando fazer e fases do ano das candidaturas. Prioridades; Testes: SAT / ACT / AP Tests / TOEFL / IELTS-UKVI/ DELE / SIELE, Seleção das universidades; Valor das universidades e oportunidades de bolsas; Benefícios de se planejar; etc.

07/05

19h00

Mentoria em Grupo: Erros mais Comuns nas Redações e Cartas de Recomendação

Quantas Cartas de Recomendação são necessárias, para quais professores devo pedir? Posso/Devo enviar cartas extras? Redações: Exemplos de temas mais frequentes. Estrutura. Redações no Brasil Vs Essays. Erros mais comuns.

09.05

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?