Jovens estudantes de uma liberal arts college.

O que é uma Liberal Arts College?

Quem pensa em estudar nos Estados Unidos e começa a pesquisar para onde ir, certamente, durante as pesquisas, se depara com termos como Liberal Arts College e University.

Mas o que isso significa? Saber a diferença entre elas e esse conceito é muito importante na hora de selecionar para onde aplicar em uma universidade no exterior.

Ambas são, claro, instituições de ensino superior e as diferenças não estão relacionadas à qualidade, mas às experiências, ao estilo de ensino e às vivências que o aluno vai ter em cada uma delas.

Como funcionam as Liberal Arts Colleges

Diferentemente das universidades tradicionais, que são instituições geralmente maiores, com um número grande de alunos e professores, as Liberal Arts Colleges são menores, com turmas pequenas e os professores dão mais ênfase ao trabalho em sala de aula que à pesquisa.

Por serem de porte maior, as universidades muitas vezes têm classes numerosas, são em geral divididas em escolas (escola de Direito, escola de Negócios etc.), oferecem diferentes tipos de diploma, graduação, pós graduação, PhD, e são voltadas à produção de conhecimento por meio de pesquisas conduzidas por professores.

As Liberal Arts Colleges focam somente no diploma de graduação e dificilmente têm mais de 5.000 alunos (em média são de 2.500 a 3.000), o que significa que você vai conhecer colegas e professores mais de perto. E eles a você. O ambiente é muito mais intimista e pessoal que nas grandes universidades.

Nas Liberal Art Colleges os alunos trabalham ainda mais as soft skills, habilidades supervalorizadas no mercado de trabalho, em aulas que incentivam constantemente debates, pensamento crítico e escrita.

O currículo inclui matérias que envolvem temas como:

  • Filosofia;
  • Psicologia;
  • Religião;
  • Biologia;
  • Matemática;
  • Relações internacionais;
  • Biologia;
  • Sociologia;
  • Antropologia;
  • Entre outros.

O exemplo da Clara em Grinell

A Clara Zioli da Igreja, que é de São Paulo, e trilhou sua jornada de preparação e candidatura com a Daqui pra Fora, optou por uma Liberal Arts College.

Ela tem 18 anos, está cursando o segundo semestre na Grinell College,  em Iowa – EUA, e conta a seguir como tem sido esta experiência.

Daqui pra Fora– Como tem sido a experiência na Grinell College?

Clara Zioli Igreja- Durante o primeiro semestre foi bem difícil administrar o tempo. Lembro de um dia em que eram 3 horas da manhã e eu lavava roupa enquanto terminava os trabalhos que eram para o dia seguinte.

A faculdade oferece muitos recursos e depois de conversar com os professores e orientadores, consegui me organizar melhor. É muito bom ter essa liberdade para escolher o que estudar e explorar bastante, mas ao mesmo tempo é difícil escolher as aulas com tantas opções.

Outra novidade foi não ter uma sala fixa. Tive aulas com estudantes de todos os anos e cursos, dificilmente tinha mais de uma aula com a mesma pessoa. Por outro lado, isso tornou mais fácil conhecer novas pessoas.

DpF– Você já definiu seu major?

Clara– Decidi o major no final do primeiro semestre. Meu Intended Major é Economia, mas na minha faculdade o major só é declarado no final do segundo ano.

DpF– Como tem sido a adaptação ao estilo de ensino americano?

Clara- Academicamente, eu não diria que o ensino americano é mais desafiador que o brasileiro. Mas as principais diferenças são as leituras antes da aula, que são primordiais, e os trabalhos escritos (papers), que são bem mais frequentes.

No Brasil, as provas são as principais ferramentas de avaliação, ao passo que na faculdade americana os trabalhos têm a mesma importância.

DpF- Por que você optou por uma Liberal Arts College?

Clara- Escolhi uma educação baseada em Liberal Arts porque entendo o conhecimento como uma unidade. É imprescindível, assim, uma educação diversificada para compreender a sociedade contemporânea e como minhas habilidades e aptidões se encaixam em escala coletiva.

A diferença desse tipo de universidade é que a trajetória acadêmica dos estudantes é menos limitada ao caminho profissional escolhido.

Assim, a individualidade intelectual é valorizada, e predomina a liberdade do estudante em construir seu repertório acadêmico de acordo com o que acredita que será necessário em seu futuro. Portanto, Liberal Arts Colleges costumam proporcionar muitos recursos de orientação.

DpF– Como você acredita que uma Liberal Arts College pode contribuir para a formação na sua área e, portanto, para sua carreira?

Clara- Uma educação Liberal Arts possibilita tornar minha bagagem acadêmica única. Caso eu decida me formar em economia, meu currículo e expertise serão únicos.

Ao fim da formação de quatro anos, terei adquirido um conhecimento diversificado que ampliará minhas possibilidades profissionais.

Pensando em fazer universidade no exterior? Confira aqui os cursos que têm sido mais procurados lá fora.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Webinar: Intercâmbio & Graduação no Exterior – Mitos e Verdades

Fazer intercâmbio ajuda a entrar nas faculdades no exterior? O processo seletivo é o mesmo para quem fez e quem não fez intercâmbio? E se eu fizer o Ensino Médio inteiro no exterior? E se eu fizer o último ano fora e me formar? E se eu tiver o diploma norte americano, é melhor? Tenho mais chances? E quanto as bolsas? Aumentam as chances de bolsa? Nesse webinar vamos tirar as principais dúvidas que recebemos nos últimos anos quanto o tema é Intercâmbio & Graduação no Exterior.

25.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?