Estudante universitária escolhendo a dupla graduação.

Saiba como foi a trajetória de Bruna na Dupla Graduação

Fazer um curso de graduação é o sonho da maioria dos jovens. Ele realmente abre as portas do concorrido mercado da atualidade, no qual quem mais tem conhecimentos e habilidades, tem mais chances também.

Mas muitas vezes o jovem tem interesse em mais de uma área do conhecimento e não quer se restringir a apenas um curso e não consegue se decidir.

Mas já pensou em poder se diplomar em dois cursos superiores ao mesmo tempo? Com o método de ensino americano é possível fazer uma Dupla Graduação, como por exemplo, Marketing e Psicologia. Essa modalidade permite a formação, ao mesmo tempo, em dois cursos diferentes, seja na mesma faculdade ou não.

Neste artigo, apresentaremos um caso real: a trajetória de Bruna, aluna da Daqui pra Fora, na Dupla Graduação. O exemplo dela pode te inspirar a seguir o mesmo caminho.

A Dupla Graduação nos Estados Unidos

A Dupla Graduação representa um importante diferencial no currículo de qualquer aluno. O Brasil ainda é um dos poucos países em que o estudante deve escolher o curso antes de entrar na faculdade.

Sabia que pode ser diferente? Em nosso país, muito se discute sobre esse assunto, principalmente considerando o elevado percentual de alunos que abandonam alguns cursos de graduação sem concluí-los.

Nos Estados Unidos, os alunos entram na faculdade, e apenas após o quarto semestre da graduação precisam decidir que major pretendem seguir.

Essa estratégia é resultado da ideia de que o estudante necessita de uma base de conhecimentos-padrão que serão importantes para toda a sua vida, seja qual for a carreira que ele seguir.

Durante os primeiros quatro semestres (dois anos), os alunos estudam uma grade de matérias conhecida como General Education (Educação Geral).

São disciplinas que incluem comunicação, matemática, economia, política e ciências. Em todo semestre, é permitido escolher algumas matérias opcionais, em qualquer área.

Quando decidir o curso de graduação, o aluno pode concentrar essas aulas extras em disciplinas de outros cursos, conseguindo assim uma Dupla Graduação.

É uma possibilidade chamada de Double Major, a qual permite que o estudante obtenha um segundo bacharelado sem necessitar de tempo extra e sem precisar gastar mais.

Desse modo, o estudante pode conquistar uma graduação em Engenharia e Economia, ou Antropologia e Comunicação, Psicologia e Medicina, Finanças e Ciências da Computação, Administração e Empreendedorismo e assim por diante.

A trajetória de Bruna na Dupla Graduação culminou com sua diplomação em Engenharia Elétrica e Economia, áreas um tanto diferentes, não acha?

A trajetória de Bruna na Dupla Graduação

Bruna Correa estudou no Colégio Santo Agostinho. Durante o trabalho de seleção das universidades com o time da Daqui pra Fora ela descobriu o programa de Duplo Diploma nos Estados Unidos entre Emory University e Georgia Institute of Technology que estavam muito alinhados ao seu perfil.

Tendo recebido essa consultoria educacional e descoberto um novo caminho, Bruna passou por uma experiência valiosa, que hoje compartilha com outros estudantes que desejam trilhar a mesma jornada.

Ela admite que precisou estudar muito, ou seja, se submeteu a uma carga pesada de estudos, mas valeu a pena:” Foi um processo difícil, com bastante carga de estudos. Mas sempre me mantive calma e tentei pôr o mínimo de pressão em mim mesma”, revela Bruna.

Algumas lições que podemos aprender com ela é que, apesar de ser um grande desafio e exigir muito do candidato, é fundamental manter a calma e não se pressionar além de seus próprios limites.

Os desafios de se fazer a Dupla Graduação

Certamente, um dos grandes desafios em se fazer a Dupla Graduação é que será preciso estudar bastante antes e  durante o curso.

Como já falamos, nos Estados Unidos, essa simultaneidade é até beneficiada pelo próprio sistema de ensino que, de certo modo, prepara o aluno para que ele possa optar por cursos diferentes, sejam ou não da mesma área.

Cursos da mesma área certamente facilitam a vida do estudante, enquanto cursos de áreas diferentes exigirão um maior esforço dele. Mas nada é impossível. Você pode, com algum esforço, diplomar-se em cursos de áreas diferentes, como exatas e humanas.

O processo seletivo para entrar em uma universidade no exterior envolve várias etapas como:

• Análise do histórico escolar;
• Avaliações (SAT/ACT e TOEFL/IELTS);
Cartas de recomendação;
Atividades extracurriculares;
Redações;
• Entrevistas;
Portfólio.

A trajetória de Bruna na Dupla Graduação envolveu todas essas etapas, mas a ajuda de uma consultoria permitiu que ela enfrentasse cada uma e conseguisse alcançar seu objetivo.

Para superar os desafios, Bruna foi dedicada e persistente. Ela disse que começou a se preparar a partir do 2º ano do ensino médio, após voltar de um intercâmbio, mas recomenda que os interessados já podem ir se preparando desde o 9º ano do ensino fundamental.

As vantagens da Dupla Graduação

Entre as principais vantagens da Dupla Graduação, podemos citar a otimização do tempo, pois há a possibilidade de concluir as duas graduações em um período menor do que cursar uma depois da outra.

Em palavras simples e claras, ao fazer a Dupla Graduação, o aluno economiza tempo e dinheiro. Lembrando que é possível conseguir bolsas de estudos, principalmente nos EUA, o que é ainda melhor.

A Dupla Graduação vale a pena

A experiência de Bruna Correa nos Estados Unidos foi muito produtiva. Uma das principais características que ela revelou em uma entrevista à Revista MundoZ foi o foco na prática durante a graduação.

“Pouco tempo em sala de aula e muito tempo fora. Foco na prática e não na teoria. Diferentemente do Brasil, deveres de casa e projetos têm extrema importância, às vezes até a mesma importância das provas”.

Ela contou também sobre como a graduação abriu portas na carreira. Bruna participou de vários estágios, sendo que alguns foram na AMBEV (cervejaria brasileira), na Eureca (empresa brasileira que conecta jovens a um grupo de empresas de visão abrangente) e na Ernest & Young (uma das dez maiores empresas de serviços profissionais do mundo, sediada em Londres, mas com presença em 150 países).

Recentemente, logo após a formatura, Bruna recebeu uma proposta de trabalho na Ernest & Young de Los Angeles, como consultora de dados.

A trajetória dela na Dupla Graduação é um exemplo inspirador para os jovens que desejam fazer mais de uma faculdade, ganhando tempo, aperfeiçoando seus conhecimentos e ampliando suas possibilidades de aprendizado e de trabalho!

Se ficou interessado em estudar fora, preencha o formulário abaixo, vamos conversar para que você veja como podemos ajudar!

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: Preparação para o SAT

O método que fez nossos alunos aumentarem suas notas em 30% em relação as provas anteriores.

23.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?