Como funcionam as accommodations nas provas internacionais
As provas padronizadas que fazem parte do processo seletivo das universidades no exterior, como o SAT e o TOEFL, são realizadas no mundo todo em lugares supervisionados e preparados para receber os alunos. Eles seguem regras rígidas, que são aplicadas igualmente em todos os locais. Mas estas regras podem e devem ser adaptadas às condições dos alunos que apresentam algum tipo de necessidade especial. Este tipo de adaptação é chamada de “accommodation”.
Quem pode pedir accomodation?
Pode solicitar accommodation todo candidato que tem sua necessidade especial comprovada com documentação, que pode ser um laudo médico e/ou uma avaliação psicoeducacional atualizada. A documentação específica exigida, na verdade, varia de acordo com a questão apresentada por cada aluno.
Alguns exemplos de possíveis de necessidades especiais que permitem requerer accommodation são: deficiência visual ou auditiva, distúrbios de aprendizagem (como dislexia, disgrafia, TDAH, por exemplo), questões físicas ou médicas, como diabetes, e questões motoras. Ou seja, o candidato pode solicitar accomodation se suas necessidades especiais implicarem em limitações funcionais nas áreas de leitura, escrita ou se tiver questões com ficar sentado por longos períodos.
A accommodation mais recorrente nestas provas tem sido o extra time (tempo extra para fazer a prova, que pode ser de 25% a 100% do tempo regular). Mas também podem ser disponibilizados intervalos de descanso, tela aumentada, teclado ergonômico e muitas outras acomodações. Para conhecer melhor as accommodations disponíveis no SAT, clique aqui, e no TOEFL, aqui.
Quando solicitar?
Caso tenha alguma necessidade especial, você deve solicitar accommodation antes de se inscrever na prova. Não é possível se registrar para a prova e depois incluir o pedido de accommodation Isso porque a aprovação do pedido gera um código e a partir do momento que você se inscreve na prova sem ele, não há mais como adicioná-lo. Além disso, nem todas as escolas aplicam as provas com accommodation e a organização precisa saber com antecedência sobre candidatos com necessidades especiais para alocá-los nos lugares apropriados.
O processo de análise dos documentos leva até 7 semanas, desde o pedido até a resposta. Mas preste atenção: esta avaliação só começa quando todos os documentos obrigatórios são apresentados. Se for preciso enviar alguma documentação adicional ou reenviar uma solicitação, o processo recomeça do zero, ou seja, pode levar até mais 7 semanas.
Como fazer o pedido
No site do SAT há duas maneiras de solicitar accommodation: com a escola ou sozinho. A Daqui pra Fora recomenda que o pedido seja feito com a escola. Primeiro, porque por este caminho, além de ele ser mais fácil para o aluno, o pedido se torna mais eficiente, já que o coordenador da escola tem acesso aos prazos de inscrição, pode acessar tudo em um sistema online e diminui a necessidade de documentação extra. Soma-se a isso o fato de que na história da Daqui pra Fora, apenas os alunos que solicitaram accommodation com a escola tiveram o pedido aceito.
No caso do TOEFL, não é possível fazer a solicitação com a escola. Ela deve ser realizada no próprio site, pelo aluno. Neste caso, você pode seguir as orientações do guia elaborado pela Daqui pra Fora, fazer o upload dos documentos (os mesmos enviados para a solicitação de accommodation no SAT) e aguardar o retorno dentro de 7 semanas.
Para aprovação do pedido, a direção das provas exige diagnóstico claro e atual, histórico educacional e médico do aluno e justificativa das adaptações recomendadas. No caso de limitações funcionais, elas precisam estar descritas. Além disso, as informações profissionais dos avaliadores devem estar presentes.
É muito importante lembrar que para efetivar os pedidos, não basta reunir toda a documentação necessária. Por serem documentos oficiais, você deve providenciar a tradução juramentada de cada um deles para o inglês, com assinatura à mão, e só então enviar.