Entrada da universidade de Waterloo

Conheça a University of Waterloo​

Veja o que oferece uma das 10 melhores universidades do Canadá, reconhecida como a número 1 do país em pesquisa e focada em inovação e empreendedorismo.

O Canadá é um dos destinos mais procurados por estudantes do mundo inteiro. Suas universidades estão entre as mais bem colocadas nos principais rankings internacionais e várias cidades também aparecem entre as melhores em qualidade de vida. 

Uma das mais bem conceituadas universidades do país é a University of Waterloo. Considerada uma das 10 melhores universidades do Canadá, de acordo com o ranking Times Higher Education, a Waterloo é reconhecida mundialmente pela excelência em pesquisa e pelo foco em inovação e empreendedorismo. 

Neste artigo, você verá as principais informações sobre uma das principais universidades do Canadá. Siga a leitura até o final para ficar por dentro de tudo.

Estrutura da University of Waterloo

Mais de 22% dos 41.000 alunos de Waterloo são internacionais, vindos de 84 países, de todos os continentes. Waterloo tem 6 faculdades distribuídas em um campus com mais de 100 prédios:

  • Artes;
  • Engenharia;
  • Meio ambiente;
  • Saúde;
  • Matemática;
  • Ciências.

Neles estão espalhados mais de 30 centros de pesquisa, 13 bibliotecas, mais de 700 laboratórios, 29 restaurantes, 16 coffeeshops, 2 museus, 1 teatro com 1.187 lugares e 1 observatório, além de vários parques e inúmeras instalações esportivas.

Fundada em 1956, a Waterloo desenvolveu desde o início sólidos programas em diversas áreas. As que mais se destacam são ciências da computação, engenharia e business.

Hoje a universidade tem importantes parcerias com empresas e outras universidades, como o MIT, nos Estados Unidos. Waterloo oferece mais de 100 cursos de graduação e 190 de pós.

Excelência e experiência juntos

A University of Waterloo é considerada a número 1 no Canadá em experiential learning, método de ensino em que o aluno aprende fazendo e refletindo sobre a experiência que viveu. Seus alunos são considerados os mais criativos e inspiradores do país.

Em Waterloo, o estudante pode personalizar o curso de acordo com as suas principais áreas de interesse, inclusive no decorrer da graduação. Mesmo os cursos mais tradicionais podem ser personalizados.  

Mais de 120 cursos de Waterloo oferecem o Co-op, um programa em que os estudantes podem trabalhar em empresas e explorar diferentes funções em várias profissões. Neste programa, o aluno geralmente alterna entre 4 meses estudando na universidade e 4 meses trabalhando full-time em uma empresa.

Além de proporcionar uma experiência única, este trabalho é remunerado e pode ajudar bastante nas despesas do aluno ou da própria família.

O aluno vive no Co-op uma situação verdadeira de application para um trabalho, o que já é uma excelente experiência para depois de formado. Quando aceito, ele vivencia a realidade e aprende da melhor forma, na prática.

Participando deste programa, você pode se formar com até 24 meses de experiência de trabalho efetivo e pago. Ainda vai incrementar o currículo e construir uma networking mais potente. 

Waterloo é a líder no Canadá em parcerias com empresas, com 7.100 empresas parceiras, o que a coloca entre as melhores em empregabilidade em toda a América do Norte.

Cerca de 96% dos alunos que participaram do programa Co-op na turma que se formou em 2020 estavam empregados em até 6 meses após a graduação nas suas respectivas áreas de estudo.

Pesquisa, inovação e empreendedorismo 

A University of Waterloo sempre investiu muito em pesquisa e há mais de uma década é a número 1 nesta área no Canadá. É a casa de uma das três únicas mulheres vencedoras de um prêmio Nobel de Física, a professora de física e astronomia Donna Strickland. A universidade também é conhecida por ser responsável pela primeira imagem do buraco negro.

Quando o assunto é inovação, Waterloo também está no topo no Canadá. Lá, empreendedorismo, inovação e ciência estão sempre atrelados. É de Waterloo a incubadora de startups mais produtiva do país, a Velocity. 

A Conrad School of Entrepreneurship and Business é a responsável por dar suporte a todos os estudantes, em todas as faculdades e cursos da universidade, quando o assunto é empreendedorismo.

A escola oferece, inclusive, um diploma (minor) na área. A Conrad disponibiliza ainda o programa E Co-op, onde os alunos ganham créditos ao trabalharem no seu próprio negócio. 

Vida dentro e fora do campus

A University of Waterloo fica na província de Ontário, a 110 km de Toronto. Com duas universidades e uma faculdade, quase metade da população da cidade de Waterloo, que tem aproximadamente 113.000 habitantes, é composta por universitários.

O lugar é, portanto, um excelente foco para fazer boas conexões e, claro, se divertir também. São mais de 400 restaurantes, cafés, pubs, shopping, bares, cinema e parques por toda a cidade. 

Dentro do campus, os estudantes podem participar de até 250 clubs ou organizações estudantis. Há desde os mais tradicionais, como clubs de xadrez, de leitura, debate, dança de salão ou de bandas, até alguns mais peculiares, como o Campus Crusade for Cheese, por exemplo, que reúne alunos, professores, funcionários e ex-alunos apaixonados por queijos.

O campus abriga 10 residenciais estudantis, com um total de 6.681 quartos ou apartamentos. A prioridade nas moradias é para os calouros (freshmen). 

As instalações esportivas são inúmeras e todas de ponta, entre elas estão ginásios, piscinas e 3 campos de futebol. A universidade disponibiliza cerca de 250 programas esportivos, que incluem atividades aquáticas, no gelo, com raquete, dança, artes marciais, e promove torneios internos em várias modalidades. As academias oferecem 2.500 aulas de esportes e fitness, como yoga, bike e pilates.

Mais de 1.200 festivais e eventos acontecem no campus e na cidade durante o ano. Ou seja, não faltam opções para preencher bem o tempo nos momentos de folga para quem estuda na Waterloo.

Processo seletivo

O processo seletivo para a University of Waterloo é semelhante ao da maioria das universidades americanas. O candidato deve enviar seu histórico escolar, as atividades extracurriculares e cartas de recomendação, além da nota da prova de proficiência em inglês. Waterloo exige o mínimo de 90 no TOEFL IBT e 6,5 no IELTS.

A universidade dá a opção de o candidato preencher o AIF (Admission Information Form), semelhante ao Essay Prompt. Ele permite que o aluno acrescente informações que possam diferenciá-lo dos demais candidatos. É o instrumento que a universidade tem para conhecer melhor o aluno além de suas notas.

Para saber mais como se preparar para se tornar um candidato competitivo para a University of Waterloo ou mesmo outras universidades canadenses, agende uma consulta gratuita com um dos nossos especialistas para entender melhor como os programas da Daqui Pra Fora podem te ajudar!

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Webinar: Intercâmbio & Graduação no Exterior – Mitos e Verdades

Fazer intercâmbio ajuda a entrar nas faculdades no exterior? O processo seletivo é o mesmo para quem fez e quem não fez intercâmbio? E se eu fizer o Ensino Médio inteiro no exterior? E se eu fizer o último ano fora e me formar? E se eu tiver o diploma norte americano, é melhor? Tenho mais chances? E quanto as bolsas? Aumentam as chances de bolsa? Nesse webinar vamos tirar as principais dúvidas que recebemos nos últimos anos quanto o tema é Intercâmbio & Graduação no Exterior.

25.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?