Fachada da University of Wisconsin-Madison

Conheça a University of Wisconsin-Madison

Top 15 entre as universidades públicas dos EUA, UW-Madison oferece excelência em pesquisa e ensino, estrutura de ponta, além de inúmeras opções fora das salas de aula. 

Nos Estados Unidos há inúmeras universidades renomadas internacionalmente. O país, conhecido pela qualidade no ensino e pesquisa, geralmente é o que tem mais representantes nas melhores posições dos principais rankings mundiais, seja no top 10, top 20 ou top 100. Entre tantas instituições de excelência, algumas não são tão conhecidas pelos brasileiros. A University of Wisconsin-Madison é uma delas. 

Considerada a 58a melhor universidade do mundo pelo prestigiado ranking Times Higher Education, Wisconsin-Madison é a 8a instituição que mais investe em pesquisa no mundo. É reconhecida também como uma das 15 melhores universidades públicas dos Estados Unidos, segundo o US News

Wisconsin-Madison por dentro

Fundada em 1848 pelo governador do Estado, a University of Wisconsin-Madison é formada hoje por 13 faculdades, que oferecem um total de 136 cursos de graduação, 148 de mestrado e 120 de doutorado.

A universidade tem cerca de 47.000 alunos, vindos dos 50 estados americanos e de 120 países. Aproximadamente 15% dos estudantes são internacionais. As aulas em UW-Madison têm em média 32 alunos por sala. 

Seu campus, com quase 4 km2, é um dos mais bonitos dos Estados Unidos. Fica entre dois lagos, o Mendota e o Monona, e tem a maioria dos seus prédios desenhados por apenas dois arquitetos. A estrutura é enorme.

Inclui 23 restaurantes, 21 residence halls, 23 bibliotecas, museus, jardins botânicos, instalações esportivas de ponta e inúmeros laboratórios e centros de pesquisas, que geram para a universidade, anualmente, cerca de 160 milhões de dólares em prêmios.

Destes centros de pesquisa surgiram importantes descobertas para a ciência, como a das vitaminas A e B e da enzima transcriptase reversa. Em UW-Madison foi feita também a primeira síntese de células-tronco embrionárias humanas.

Entre professores e ex-alunos, Wisconsin-Madison acumula 26 prêmios Nobel e 33 Pulitzer. Tradicionalmente, a pesquisa é estimulada em UW-Madison desde o início da graduação.

Alguns dos cursos mais procurados em UW-Madison são ciência da computação, economia, psicologia, ciências políticas e biologia. As áreas mais bem ranqueadas de UW-Madison são agricultura, comunicação e mídia, educação, estudos do meio ambiente e psicologia.

A universidade tem um conceituado centro de empreendedorismo, o Weinert Center for Entrepreneurship, que recebe alunos de graduação e pós, de todos os cursos, não só da área de Business.

O programa do Weinert Center é considerado um dos principais do país pelo Princeton Review, pelo Financial Times e pela United States Association for Small Business and Entrepreneurship (USASBE).

A vida dentro e fora do campus

Quando o candidato faz a lista de universidades para aplicar, ele deve levar em consideração diversos fatores. Um deles é o clima do lugar onde vai morar. Se você curte o frio ou ao menos não se incomoda com ele, Wisconsin-Madison pode ser uma ótima opção.

O inverno é bem rigoroso por lá, mas a cidade e a universidade são muito bem preparadas para ele e não faltam opções de lazer o ano inteiro, dentro e fora do campus. 

No campus, seja quais forem os seus interesses, você vai encontrar grupos com quem se juntar. Existem mais de 1.000 clubs ou organizações estudantis dos mais variados interesses. Se você curte esporte, por exemplo, há dezenas de opções, de frisbee e basquete a xadrez e hiking.

Se quiser falar, aprender ou debater sobre economia, política, tecnologia, sustentabilidade, enfim, qualquer assunto, basta procurar a sua tribo (ou as suas tribos). Você pode se juntar a quantos grupos quiser.

A própria moradia em Wisconsin-Madison já é uma experiência especial. Há vários tipos de housing por lá. Você pode escolher morar nos residence halls regulares ou morar com pessoas que tenham os mesmos interesses com você.

Wisconsin-Madison oferece as Learning Communities, que abrigam alunos, professores e funcionários que dividem as mesmas curiosidades e afinidades no que diz respeito a áreas de estudo. Há ainda as Affinity Communities, que reúne alunos com os mesmos interesses fora da área acadêmica. 

A vida cultural no campus também é bastante movimentada. Vale a pena ficar de olho no calendário do teatro e das exposições do Chazen Museum of Art ou ir às sextas-feiras no Fórum do Departamento de Dança. Durante o ano todo ainda tem, entre outros eventos, shows de bandas perto do lago e sessões de cinema no Memorial Union Terrace. 

Quando quiser sair do campus, você vai encontrar uma cidade cheia de possibilidades de lazer. Madison, capital do Estado de Wisconsin, tem muitos bares, ótimos restaurantes, parques, zoológico, jardim botânico, cinema e teatros e museus. Além disso, há durante todo o ano inúmeros festivais programados e já tradicionais no calendário da cidade. 

Conhecida como “city of four lakes”, há atividades outdoor para fazer em qualquer um dos lagos que rodeiam a cidade (Mendota, Monona, Waubesa e Kegonsa.  Isso no verão ou nos dias mais quentes.

No inverno, que é bem frio por lá, há muitos lugares para patinar no gelo e esquiar na neve ou ainda fazer piquenique em volta da fogueira, programa tão tradicional na cultura americana.

Sabemos que preparar uma college list exige muita pesquisa, atenção ao fit pessoal, financeiro com o da instituição, ainda mais quando falamos de uma possível candidatura a uma universidade top 15.

A Daqui Pra Fora ajuda você em sua preparação para um perfil acadêmico e extracurricular forte, além de todo processo burocrático das applications.

Converse conosco para ver como você pode se preparar e melhorar suas chances para entrar em universidades como esta!

Mentoria em Grupo: Vestibulares & Applications

Fazer vestibulares no Brasil e em paralelo se candidatar para as universidades do exterior. Linha do tempo de preparação, o que fazer e quando fazer e fases do ano das candidaturas. Prioridades; Testes: SAT / ACT / AP Tests / TOEFL / IELTS-UKVI/ DELE / SIELE, Seleção das universidades; Valor das universidades e oportunidades de bolsas; Benefícios de se planejar; etc.

07/05

19h00

Mentoria em Grupo: Erros mais Comuns nas Redações e Cartas de Recomendação

Quantas Cartas de Recomendação são necessárias, para quais professores devo pedir? Posso/Devo enviar cartas extras? Redações: Exemplos de temas mais frequentes. Estrutura. Redações no Brasil Vs Essays. Erros mais comuns.

09.05

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?