O intercâmbio pode fazer a diferença na application.

O intercâmbio pode me abrir portas?

Fazer um intercâmbio durante o Ensino Médio pode ajudar de várias maneiras a fortalecer sua candidatura para uma universidade no exterior.

O importante é traçar bem os objetivos e fazer um bom planejamento, para poder escolher a melhor experiência. Afinal, a oferta é enorme. Existem vários tipos de intercâmbio, em inúmeros lugares e com as mais variadas vivências. 

Porém, algumas experiências podem trazer mais benefícios que outras quando o assunto é application. A seguir, você vai entender melhor como fazer um bom planejamento para a sua viagem e aproveitar ao máximo o intercâmbio a favor da sua candidatura.

O que não pode faltar em um bom planejamento

O primeiro passo para conseguir elaborar um bom planejamento é prestar atenção para que a viagem não interfira no andamento do Ensino Médio. Por isso, as férias do meio do ano letivo são o período ideal para viver esta experiência.

Outros aspectos importantes são definir com antecedência seu objetivo e não deixar para planejar em cima da hora. Quanto mais cedo, melhor.

Sobre o destino, pense em ir para um lugar onde vá falar e, portanto, aprimorar a língua que vai usar na faculdade. Se pretende ir para os Estados Unidos, Reino Unido, Canadá ou Holanda, por exemplo, escolha um país onde se fala inglês.

Esta imersão certamente vai ajudar não só na prova de proficiência no idioma, como também nas redações que muitas vezes são exigidas no processo seletivo, especialmente nos Estados Unidos.

A experiência pode ser ainda mais produtiva se você fizer o intercâmbio no país onde pretende estudar. Assim, além de já entender e, de certa forma, se inserir na cultura local, pode aproveitar para conhecer algumas universidades.

Se conseguir visitar instituições que te interessam diretamente, melhor ainda. Porém, mesmo que não sejam as suas preferidas, essa vivência já traz importantes parâmetros para o momento de escolher onde aplicar.

Nessas visitas, você vai conhecer universidades grandes, pequenas, mais antigas ou mais modernas, em cidades maiores ou menores, e poderá perceber onde se sente melhor. Além, claro, de ver de perto suas estruturas e tudo que elas podem oferecer.

É importante pensar também nas atividades que poderá fazer durante a viagem. No seu planejamento, procure por experiências que tenham a ver com o seu perfil.

Por exemplo, se você se preocupa com o meio ambiente, tem projetos na escola voltados para isso, vale a pena buscar atividades ligadas ao tema.

Ou se gosta de engenharia aeroespacial, procure algum programa que traga atividades ligadas ao assunto, como visita à NASA ou outra empresa da área.

Há opções voltadas para gastronomia, dança, fotografia, esportes… Enfim, uma boa pesquisa vai encaminhar você ao lugar mais apropriado para os seus objetivos.

Outra opção e que é bastante interessante é a do intercâmbio com trabalho voluntário. Ele pode ser um importante item na sua candidatura, mas lembre-se, desde que esta atividade tenha a ver com o seu perfil.

Neste caso, é possível aliar o trabalho voluntário à sua área de interesse, como gastronomia, esportes ou fotografia, por exemplo, e potencializar ainda mais o valor desta experiência.

Outras vantagens do intercâmbio

O intercâmbio fortalece sua candidatura de várias formas: melhora o inglês, facilita visitas a universidades e incrementa as atividades extracurriculares, inclusive com trabalho voluntário.

Mas a experiência traz outros importantes benefícios que ajudam não só no application como na própria vida pessoal do candidato.

Primeiro, a viagem, por si só, proporciona uma excelente oportunidade de autoconhecimento, o que certamente vai ajudar nas escolhas importantes que precisam ser feitas durante o processo.

Além disso, já traz um bom parâmetro de como é para você lidar com a distância de casa e com a inserção em uma nova cultura, mesmo que por um tempo menor. 

A experiência no intercâmbio também proporciona autonomia, já que você tem que se virar sozinho em várias situações que já vêm prontas quando está em casa.

São desde coisas do dia a dia, como lavar roupa e fazer compras, ou alguns problemas dentro ou fora de casa que precisam ser resolvidos. Tudo isso já é um aperitivo para a futura vida de estudante internacional em uma universidade no exterior.  

Outro aspecto que pode ser aproveitado no intercâmbio é criar uma networking com pessoas que têm o mesmo interesse que você. Além das trocas feitas, esse contato pode trazer frutos lá na frente, na vida pessoal, acadêmica ou profissional. 

No programa de preparação da Daqui pra Fora além de orientar os estudantes no desenvolvimento de atividades extracurriculares um dos módulos do programa é orientar os alunos na candidatura para programas de férias que estejam diretamente relacionados ao perfil e interesse do estudante, fortalecendo assim sua candidatura.

Mentoria em Grupo: Vestibulares & Applications

Fazer vestibulares no Brasil e em paralelo se candidatar para as universidades do exterior. Linha do tempo de preparação, o que fazer e quando fazer e fases do ano das candidaturas. Prioridades; Testes: SAT / ACT / AP Tests / TOEFL / IELTS-UKVI/ DELE / SIELE, Seleção das universidades; Valor das universidades e oportunidades de bolsas; Benefícios de se planejar; etc.

07/05

19h00

Mentoria em Grupo: Erros mais Comuns nas Redações e Cartas de Recomendação

Quantas Cartas de Recomendação são necessárias, para quais professores devo pedir? Posso/Devo enviar cartas extras? Redações: Exemplos de temas mais frequentes. Estrutura. Redações no Brasil Vs Essays. Erros mais comuns.

09.05

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?