Fachada de uma universidade need blind nos Estados Unidos

O que são universidades need blind?

Saiba quais são e como é estudar nas universidades americanas que não levam em conta o histórico financeiro dos candidatos na avaliação do application 

Quando faz o processo de application para universidades americanas, o candidato leva em conta diversos aspectos na hora de escolher onde aplicar. Um deles, claro, diz respeito aos custos dessa jornada.

Por isso, além de pesquisar os valores cobrados por cada instituição, é importante saber que há várias formas de diminuir este investimento. Bolsas de estudos por mérito acadêmico, por necessidade financeira, por talento (artístico ou esportivo) são algumas delas.

Para entender melhor este cenário e direcionar bem suas applications, vale a pena conhecer dois conceitos importantes: need aware e need blind universities

O que são universidades need blind e need aware?

Grande parte das universidades nos Estados Unidos é classificada como need aware. Como o próprio nome diz, elas estão atentas às necessidades dos alunos.

As universidades need aware disponibilizam anualmente vagas e recursos financeiros, porém estes recursos são limitados. Nesse caso, o escritório de admissão irá considerar a sua necessidade financeira no seu processo de candidatura.

Já as universidades need blind, também como o nome diz, não olham para as condições financeiras dos candidatos. São universidades onde a capacidade do estudante de arcar com os custos envolvidos nos estudos não influencia na decisão de ele ser ou não admitido. O comitê de admissão não olha as informações financeiras do candidato durante o processo.

As need blind universities têm recursos para oferecer auxílios generosos aos que precisam, sempre de acordo com a necessidade de cada um. Isso quer dizer que nessas universidades o fato de o candidato precisar de algum tipo de bolsa ou ajuda financeira não prejudica em nada sua candidatura, o que é muito bom, claro. 

Quais são as universidades need blind? 

Atualmente, oito universidades possuem o sistema need-blind para estudantes internacionais nos Estados Unidos. E elas estão entre as melhores universidades do país e do mundo:

  • Yale University (em Connecticut);
  • Massachusetts Institute of Technology (MIT);
  • Harvard University;
  • Amherst College (em Massachusetts);
  • Princeton University (em New Jersey);
  • Bowdoin College (em Maine);
  • Dartmouth (New Hampshire);
  • Minerva (Califórnia). 

Yale University

Com mais de 300 anos de história, Yale é uma das 8 universidades que fazem parte da Ivy League, grupo que reúne algumas das universidades mais prestigiadas dos Estados Unidos.

Yale ocupa hoje o 10o lugar entre as melhores universidades do mundo, de acordo com o ranking Times Higher Education (THE) de 2024, e é a 4a melhor dos Estados Unidos, de acordo com o mesmo ranking.

Yale tem hoje 6.494 estudantes na graduação e 8.031 na pós. Cerca de 22% dos alunos são internacionais, vindos de 115 países. Seu campus, de 260 acres, fica em New Haven, Connecticut, a pouco mais de 2 horas de Nova York, e ainda possui prédios originais, com arquitetura do século XVIII. O lugar é tomado por obras de arte por toda parte, desde os saguões dos prédios até os pátios, praças e salas de aula.

Yale é dividida em 14 escolas. É uma universidade Liberal Arts, o que dá liberdade aos alunos de construir sua grade curricular de acordo com seus principais interesses e escolher seu major durante o decorrer do próprio curso.

Alguns dos cursos mais procurados em Yale são economia, ciências políticas, ciência da computação, história e psicologia. 

Estudaram em Yale importantes personagens da vida norte-americana, como o ex-presidente George W. Bush, Bill e Hillary Clinton, as atrizes Meryl Streep, Jodie Foster e Lupita Nyong’o e o empreendedor Ben Silbermann (CEO e cofundador da Pinterest), entre outros. 

MIT

Fundado em 1861, o MIT é referência no mundo todo principalmente quando o assunto é engenharia, tecnologia e ciência. Terceira melhor universidade do mundo, segundo no ranking da THE, o MIT é bastante reconhecido pela excelência em ensino e pesquisa e foco em inovação e empreendedorismo

O MIT tem hoje cerca de 11.000 estudantes, 33% deles internacionais, além de 1.000 professores. O campus fica na cidade de Cambridge, bem próximo a Boston, região que concentra algumas das principais instituições de ensino superior dos Estados Unidos.

A universidade é dividida em 5 escolas:

  • Arquitetura e planejamento;
  • Engenharia;
  • Administração e ciência;
  • Humanidades e artes;
  • Ciências sociais.  

São 190 prédios, entre eles 18 residenciais, 6 bibliotecas, auditórios e inúmeros laboratórios nas mais diversas áreas. As  instalações esportivas são de ponta e o campus conta ainda com restaurantes e cafés, 20 jardins e muitas obras de arte espalhadas.

Os alunos podem participar de mais de 500 organizações estudantis bem variadas, que vão desde as que estudam a ciência do chocolate até as mais tradicionais, que são as esportivas ou de nacionalidades.

O MIT é responsável por algumas das mais relevantes descobertas científicas e avanços tecnológicos da história. Entre eles estão, a síntese química da penicilina, o desenvolvimento do radar e a invenção da memória do núcleo magnético, que possibilitou o desenvolvimento dos computadores digitais.

Pesquisas recentes nos laboratórios do MIT chegaram a importantes novidades no tratamento e cura do câncer aliando quimioterapia à imunoterapia e à descoberta de vacinas inaláveis, por exemplo. 

Estudaram no MIT Kofi Annan, ex-secretário geral da ONU, Sal Khan, criador da Khan Academy e o atual primeiro-ministro de Israel, Benyamin Netanyahu, entre outros.

O MIT estima que seus atuais ex-alunos lançaram mais de 30.000 empresas, criaram cerca de 4,6 milhões de empregos e geram aproximadamente U$ 1,9 trilhão de receita anual. 

Harvard University

Referência no mundo inteiro quando se fala em excelência acadêmica, Harvard é considerada hoje pelo ranking THE a segunda melhor universidade do mundo. A mais antiga universidade norte-americana, fundada em 1636, Harvard também faz parte da prestigiada Ivy League

A universidade é constituída por 13 escolas e institutos, incluindo algumas das mais bem ranqueadas nas suas respectivas áreas, como a Business School, a School of Engineering and Applied Science e a John F. Kennedy School of Government. Dos seus 21.574 alunos, 24% são internacionais.

Também localizada em Cambridge, Massachusetts, Harvard abriga em seu campus de 5.000 acres 5 museus, 2 teatros, e a maior biblioteca acadêmica do mundo, que contém 400 milhões de itens manuscritos, 124 milhões de páginas da web arquivadas e 5,4 terabytes de arquivos digitais. Há mais de 400 organizações estudantis abertas à participação dos alunos.

A excelência em ensino e pesquisa de Harvard é reconhecida pelos  45 ganhadores do prêmio Nobel e 47 Pulitzers vencidos por professores e pesquisadores ligados a ela. Entre seus ex-alunos mais influentes estão Mark Zuckerberg, o ex-presidente J.F. Kennedy, os atores Matt Damon e Natalie Porter.

Amherst College

Amherst é conhecida pelo seu rigoroso clima acadêmico. É considerada pelo US News a número 2 do país entre as National Liberal Arts Colleges. Apesar de pequena, a instituição é diversa.

Possui hoje 1.970 alunos, que vêm de 48 estados americanos e de 67 países, e 209 professores. As classes têm em média 19 alunos

Localizada na cidade de mesmo nome, no Estado de Massachusetts, Amherst College oferece 42 majors e 850 disciplinas, divididas em artes, humanidades, ciências naturais e ciências sociais.

Mas como a faculdade faz parte do Consórcio Five College, que inclui outras 4 instituições da região, os alunos dispõem na verdade de mais de 6.000 matérias para cursar em qualquer uma das faculdades envolvidas no consórcio.

Cerca de 61% dos alunos de Amherst recebem algum tipo de auxílio financeiro. E 98% dos estudantes moram no próprio campus. Fora das aulas, eles podem participar de mais de 200 organizações estudantis no seu tempo livre.

Amherst tem várias opções de study abroad durante os cursos e uma boa parte dos estudantes aproveita esta oportunidade.

Princeton University

Uma das 8 integrantes da renomada Ivy league, Princeton é considerada a 6a melhor universidade do mundo pela Times Higher Education e a número 1 entre as National Universities nos Estados Unidos pelo ranking US News. 

Fundada em 1746 na cidade de mesmo nome, em New Jersey, Princeton é uma das mais antigas instituições de ensino superior do país. Tem cerca de 10.000 estudantes, sendo 1.200 internacionais.

O campus, considerado um dos mais bonitos dos Estados Unidos, é composto por 180 prédios, projetados por renomados arquitetos, e oferece acomodação para todos os alunos durante os 4 anos da graduação. Por isso, apenas 2% dos estudantes escolhem morar fora do campus.

Além das salas de aula, laboratórios e bibliotecas, a vida em Princeton pode ser bastante animada. Há mais de 500 organizações estudantis no campus e inúmeros eventos são organizados durante todo o ano:

  • Cinema no Garden Theater;
  • Truckfest (festival de food trucks);
  • Torneio anual de dodgeball (queimada);
  • Fashion Shows;
  • Corrida de 5 km;
  • Palestras;
  • Workshops.

Reconhecida como uma das mais importantes instituições do mundo na área de pesquisa, Princeton tem na sua história 40 laureados com o Prêmio Nobel e 17 ganhadores da National Medal of Science.

Estudaram em Princeton também, entre outras personalidades, o fundador da Amazon Jeff Bezos, a atriz Brooke Shields e a ex-primeira dama Michelle Obama.  

Minerva University

Fundada em 2014, em São Francisco, Califórnia, a Minerva é uma universidade nova e com um conceito diferente. Porém, já é muito bem conceituada e procurada por estudantes do mundo inteiro.

Minerva não tem um campus nem salas de aula. Seus idealizadores acreditam, baseado em estudos relacionados à aprendizagem, que o aluno apreende apenas 10% do conteúdo em aulas expositivas.

Então, decidiram criar um projeto com foco na aprendizagem ativa, que desenvolve pensamento crítico, comunicação eficaz e resolução criativa de problemas.

Para isso, desenvolveram uma plataforma online e todo o ensino se baseia nela. O sistema não permite aulas puramente expositivas, oferece inúmeras ferramentas de interação e monitora a participação dos alunos.

As classes têm no máximo 20 alunos, são ao vivo e o professor não pode falar por mais de 5 minutos ininterruptamente.

Durante os 4 anos do curso, o aluno mora em 7 cidades diferentes  – São Francisco (no primeiro e no último semestres), Taipei, Seul, Hyderabad, Berlim e Buenos Aires – sempre em residenciais com os demais alunos da Minerva. Ou seja, mesmo as aulas sendo virtuais, a interação com os colegas e com a própria cidade é intensa.

Uma vez por semana, às sextas-feiras, os alunos não têm aula e usam este dia para trabalhar em projetos que eles desenvolvem nas cidades por onde passam. Para isso, a Minerva tem parcerias com as mais importantes organizações públicas e privadas em cada uma dessas cidades.

Dartmouth College

Fundada em 1769, em Hanover, New Hampshire, Dartmouth é uma das 8 universidades que compõem a Ivy League e é considerada pelo US News a 13a melhor entre as National Universities nos Estados Unidos.

É conhecida pelo rigor acadêmico e pela dedicação à pesquisa, além de suas classes pequenas, que facilitam o aprendizado e o contato com os professores.

A graduação em Dartmouth é composta por 40 programas e departamentos e tem pós-graduação em artes, medicina, engenharia e negócios. A universidade tem cerca de 6.000 alunos, 4.000 deles na graduação.

A maioria dos estudantes moram no campus e 60% participam de organizações Geek (fraternidades e sororidades), que são praticamente o centro da vida social em Dartmouth. Cerca de 15% dos estudantes em Dartmouth são internacionais, de quase 60 países.

Dartmouth é reconhecida pelo seu currículo flexível, onde os alunos podem escolher as matérias, criar seu próprio currículo, podendo fazer inúmeras combinações. Ainda é possível se formar em vários majors e minor.

Esta e outras características da flexibilidade do currículo de Dartmouth permitem que os alunos estudem em universidades fora dos Estados Unidos e façam estágio, sem comprometer o prazo de formatura.  

Bowdoin College

Localizada na cidade de Brunswick, no Estado de Maine, Bowdoin é uma faculdade particular pequena, com alto rigor acadêmico, que acolhe os alunos em um clima de comunidade. É considerada a número 6 do país no ranking US News de Best National Liberal Arts Colleges. 

Por ser uma Liberal Arts College, a maioria dos seus quase 2.000 alunos, que são só de graduação, declara o major no segundo ano da faculdade. Há mais de 100 organizações estudantis para os estudantes participarem no campus.

Uma das mais ativas é o Outing Club, que organiza cerca de 150 viagens e passeios por ano, onde se aproveita toda a beleza natural que envolve a região. 

Bowdoin oferece mais de 40 majors, divididos em 23 departamentos. Os cursos mais populares em Bowdoin são ciências políticas, biologia, economia e matemática.

O currículo é flexível. Os alunos podem escolher as disciplinas ou as áreas que querem estudar e até criar seu próprio major.

Para saber mais sobre bolsas de estudo, processo seletivo, e outras informações sobre graduação no exterior, não deixe de acompanhar as nossas lives e eventos gratuitos.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Webinar: Intercâmbio & Graduação no Exterior – Mitos e Verdades

Fazer intercâmbio ajuda a entrar nas faculdades no exterior? O processo seletivo é o mesmo para quem fez e quem não fez intercâmbio? E se eu fizer o Ensino Médio inteiro no exterior? E se eu fizer o último ano fora e me formar? E se eu tiver o diploma norte americano, é melhor? Tenho mais chances? E quanto as bolsas? Aumentam as chances de bolsa? Nesse webinar vamos tirar as principais dúvidas que recebemos nos últimos anos quanto o tema é Intercâmbio & Graduação no Exterior.

25.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?