Prédio da Universidade de Amsterdã

Conheça a University of Amsterdam

Em uma das cidades mais vibrantes e diversas da Europa, a University of Amsterdam oferece ensino de excelência e inovador a alunos do mundo inteiro. 

A Holanda tem sido cada vez mais procurada por estudantes internacionais. O país tem 7 universidades entre as 100 melhores do mundo, de acordo com a Times Higher Education, entre elas, a University of Amsterdam.

É o país europeu que mais oferece cursos superiores em inglês. São mais de 2.000 opções de cursos espalhados em cerca de 77 instituições de alta qualidade.

Conhecida pela diversidade e por seu ambiente tolerante e descontraído, a Holanda acolhe muito bem os estrangeiros em geral. Esta característica, aliada a um ensino de excelência e inovador, faz com que o país seja considerado um dos melhores lugares da Europa para fazer faculdade como estudante internacional. Cerca de 10% dos universitários na Holanda são estrangeiros.

Por que morar em Amsterdã?

Além de ter o 3o melhor ensino superior do mundo, o país aparece frequentemente nas principais listas dos melhores lugares do planeta para se viver. Segundo o US News é hoje o 7o melhor país em qualidade de vida.

A Holanda abriga lindas paisagens, muita história, cultura e excelente qualidade de vida. Por todo o país, todos os serviços funcionam muito bem. As cidades, grandes ou pequenas, são muito limpas, organizadas e sustentáveis. Transporte, saúde e educação são sistemas extremamente eficientes.

Outra vantagem de fazer faculdade na Holanda é a facilidade de viajar para outros países da Europa e conhecer novos lugares e culturas. O custo-benefício é mais um atrativo. Dificilmente se encontram em outros países universidades com a qualidade das holandesas pelo mesmo custo.

Além disso, na Holanda os estudantes podem trabalhar 16 horas por semana e, depois de formado, podem obter visto de trabalho e continuar no país.

A capital Amsterdã

A capital, Amsterdã, é o principal foco dos estudantes na Holanda justamente por ser o coração do país. Com inúmeras opções em de cultura e lazer, Amsterdã ferve dia e noite e acolhe pessoas com todos os tipos de origens, gostos e características.

Limpa, organizada, segura, recortada por mais de 150 canais e com linda arquitetura, a cidade tem a maior cultura per capita do planeta. É a casa de alguns dos principais museus da Europa, como o Rijskmuseum e o Van Gogh Museum, e de alguns museus excêntricos, como o da Tortura e do Sexo.

Amsterdam tem ainda a Rembrandt House, a Casa de Anne Frank, inúmeros restaurantes, bares, galerias, teatros, casas de shows e parques.

Inglês é a língua não-oficial da cidade. É muito fácil encontrar livrarias, canais de TV, menus em restaurantes e diferentes atividades culturais em inglês.

Amsterdam tem um excelente sistema de transporte, com ônibus, metrô, trem e tram (um tipo de bonde), mas a bicicleta é o mais utilizado. Cerca de 63% das pessoas que moram na cidade se locomovem de bike.

Há 1 carro para cada 3,3 bicicletas em Amsterdam. Na estação central, há 267.000 lugares para estacionar bicicletas.

A University of Amsterdam, uma das duas universidades holandesas mais bem colocadas nos rankings internacionais, fica no centro dessa cidade cheia de vida e atrações.

Conhecendo a University of Amsterdam (UvA)

Fundada em 1632, a University of Amsterdam é uma das universidades holandesas mais bem colocada nos rankings internacionais e com mais opções de cursos em inglês.

São mais de 200 opções. Cerca de 7.000 dos 34.000 alunos são estrangeiros vindos de mais de 100 países. A universidade tem ainda 3.000 pesquisadores e 6.000 professores e funcionários.

Considerada uma das principais referências em pesquisa na Europa, UvA é a terceira universidade mais antiga do país e a maior em número de alunos.

É a 61a colocada no ranking mundial da Times Higher Education de 2024 e a número 1 no Europe Teaching Ranking da mesma THE. No QS World Ranking, UvA ocupa a 55a colocação.

O ensino na University of Amsterdam, como em toda a Holanda, é baseado na solução de problemas (Problem Based Learning – PBL) e dá bastante autonomia aos estudantes.

A estrutura acadêmica da universidade é dividida em 7 faculdades, com um total de mais de 200 cursos. Economia e negócios, artes e humanidades, direito, medicina, ciências físicas, biológicas, ciências sociais e comportamentais estão entre algumas das áreas estudadas e pesquisadas.

Todos os cursos são muito bem conceituados. O curso de Mídia e Informação, por exemplo, é considerado um dos 3 melhores da Europa. O de Odontologia é o 3o do mundo, segundo o QS Ranking.

O campus e as instalações da University of Amsterdam

UvA é dividida em 4 campus. O principal, localizado no centro intelectual da cidade, abriga a biblioteca central e os prédios da Faculdade de Humanidades. O segundo campus fica no Science Park, na região leste de Amsterdam. Lá estão os principais institutos de pesquisa, a Faculdade de Ciências, a University College e mais de 120 empresas.

No UMC Campus fica a Faculdade de Medicina, o hospital de pesquisa e o Academic Medical Center. O Roeterseiland Campus recebe as faculdades de Economia e Negócios, Ciências Sociais e Comportamentais e a escola de Direito.

UvA tem instalações esportivas para mais de 80 atividades, de aikidô a levantamento de peso, que funcionam 7 dias por semana. O CREA, organização cultural estudantil, oferece cursos e workshops em música, artes visuais, dança, teatro, fotografia, entre outras. Também organiza shows, apresentações e debates sobre ciência, arte e sociedade.

O processo seletivo

O processo seletivo para as universidades na Holanda, incluindo a University of Amsterdam, é parecido com o do Reino Unido. São exigidos o histórico escolar do Ensino Médio e uma prova de proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS).

A candidatura é feita para um curso específico e, portanto, o aluno vai concorrer com outros candidatos que buscam o mesmo curso. Para alguns cursos pode ser exigida uma prova específica ou uma redação. A concorrência varia de acordo com o curso escolhido. Na UvA, os mais concorridos são Medicina e Direito.

Depois de aceitos na universidade, os alunos que não possuem diploma de Ensino Médio europeu fazem o Foundation. O Foundation é um ano básico, onde o aluno é apresentado ao sistema europeu de ensino e preparado para os 3 anos de faculdade que virão.

Se o seu sonho é estudar na Universidade de Amsterdã, venha conversar com a gente e entender como podemos ajudar você a realizar esse sonho.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: As dúvidas mais frequentes sobre Graduação no Exterior.

Por onde começar? Como se preparar? Como conseguir bolsas de estudos? Quais atividades extras devo fazer? Diferenças entre processos seletivos (EUA vs Canadá vs Europa). Etc. Compilamos as dúvidas mais frequentes e vamos respondê-las. Além disso, iremos responder outras dúvidas que surgirem durante a mentoria.

27.03

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?