Estudante criando a sua college list no notebook.

Veja como criar a sua college list

Uma das etapas mais importantes no processo de application é a montagem da college list, a lista das universidades onde você vai aplicar. Uma boa college list certamente aumenta as chances de aprovação em universidades no exterior. 

Mas o que é uma boa college list? É uma relação de universidades alinhadas com o perfil do candidato. Direcionar o seu projeto para os alvos certos é um passo enorme e importantíssimo na busca dos seus objetivos. Por isso, a college list precisa ser muito bem pensada e elaborada com bastante cuidado.

A seguir, você vai conhecer as etapas, os principais critérios e tudo que deve ser levado em conta na hora de montar a sua college list.

Como montar a college list

Antes de começar propriamente a sua lista, você deve parar para pensar em alguns critérios importantes, que envolvem algumas circunstâncias objetivas. 

O primeiro critério a ser observado são as suas notas, que vão mostrar às universidades o seu perfil acadêmico. Este perfil engloba suas notas na escola (seu histórico nos últimos 4 anos), a nota da prova de proficiência de inglês (TOEFL, IELTS, Duolingo), a nota do SAT ou do ACT. Você tem as notas mínimas exigidas pelas universidades pelas quais tem interesse?

Outro fator importante é definir quanto a sua família tem condições de investir nesta jornada. Este fator define o seu perfil financeiro. Lembre que o investimento inclui os valores com anuidade da faculdade, moradia, alimentação, além de gastos pessoais.

E, caso seja o caso de você precisar, é fundamental verificar as universidades que oferecem bolsas de estudos para estudantes internacionais e que tipo de bolsa elas disponibilizam (bolsa por mérito acadêmico, por necessidade financeira e bolsa artística).

Observando estes fatores objetivos, que não estão ligados a gosto ou preferências, você já vai eliminar várias universidades da sua possível college list e, assim, torná-la mais realista e mais próxima do seu perfil.

Atenção aos rankings

Pesquisar os rankings para ver a classificação das universidades é interessante e importante. Mas cuidado! Os rankings nem sempre refletem uma verdade absoluta.

Cada instituição que elabora os rankings têm seus próprios critérios, como reputação acadêmica, pesquisa, diversidade internacional, taxas de formatura e retenção, nível de seletividade, entre outros. Por darem mais peso a um ou outro critério, muitas vezes os rankings trazem classificações questionáveis.

Por exemplo, Texas A&M está à frente de Harvard, Yale e Columbia no ranking de engenharia do US News, um dos mais prestigiados quando o assunto é ensino superior.

Inclusive, no ranking Times Higher Education (THE), grande referência mundial no assunto, a University of Wisconsin – Madison está mais bem colocada que Dartmouth e Brown.

Quando estiver pesquisando rankings, pense ainda que, o curso do seu interesse pode não ser necessariamente melhor naquela universidade. Cheque isso também.

Os rankings servem, portanto, como um referencial, mas não devem ser seguidos à risca nem ser a principal e única fonte para a tomada de decisões. 

Crie o seu ranking de prioridades

Neste momento, você deve pensar em tudo que é importante para você, nas coisas que você gosta e nas suas necessidades. E a partir daí, fazer o seu próprio ranking de prioridades. 

Isso inclui se você prefere ir para uma universidade grande ou para uma menor; se gosta de morar em cidade grande ou se se sentiria melhor em uma cidade onde a universidade é o centro de tudo, por exemplo.

Você prefere um lugar com clima mais quente ou gosta de frio? Quer uma universidade com uma forte cultura esportiva ou isso não faz diferença? Você precisa de muita bolsa de estudos? Enfim, estes são alguns exemplos de pontos que podem ser levados em conta. Mas você pode, claro, definir os seus próprios. 

O mais importante é você definir as suas prioridades, dar os devidos pesos a elas e pesquisar quais universidades mais atendem ao que você busca. Vale muito a pena, também, ouvir recomendações de alunos que estão ou já estiveram por lá.

Monte uma lista equilibrada

Baseado principalmente nas suas características acadêmicas e no orçamento da sua família, você vai encontrar várias faculdades que se aproximam do seu perfil. Porém, nem todas são iguais ou têm o mesmo grau de exigência.

Você vai ver que algumas delas vão ser mais competitivas (apresentam um nível um pouco mais alto de exigências para admissão), outras menos. 

Por isso, é fundamental que a sua college list seja equilibrada. Uma lista equilibrada vai conter basicamente 3 tipos de níveis de seletividade: as competitivas (onde as notas exigidas podem estar um pouco acima das que você tem); universidades alvo (aquelas em que as suas notas batem ou estão um pouco acima das que são exigidas); e as seguras (onde suas notas estão acima daquilo que a universidade requer).

Em geral, as college lists costumam ter de 8 a 16 universidades. Mas este número pode variar para mais ou para menos, dependendo das características acadêmicas, pessoais e financeiras de cada um.

Quem tem como meta, por exemplo, as faculdades mais competitivas geralmente aplica para um número maior de universidades, para aumentar as chances, já que a competição nessas universidades é maior.

Outros candidatos que têm definido o lugar ou a região para onde querem ir, podem ter opções mais limitadas, fazendo com que a lista seja menor. 

O fundamental é ter em mente que a lista deve conter universidades com diferentes níveis de seletividade, de forma equilibrada, para garantir o sucesso do projeto.

Não deixe para a última hora

Comece a pensar na sua college list com antecedência. Como as applications abrem em agosto, o ideal é que a sua lista esteja pronta até julho do ano de sua candidatura.

Dessa forma, você terá todo o segundo semestre para trabalhar nas suas candidaturas. Ou seja, se você vai aplicar no final de 2024, tenha a sua lista definida em julho do mesmo ano. 

Onde e o que pesquisar

A elaboração da college list exige uma boa dose de pesquisa. Procure saber quais são os critérios de admissão da universidade (international student/admission requirements) e qual é o nível de seletividade.

Busque informações sobre os cursos que elas oferecem (undergraduate programs), como é a vida naquela universidade (student life / campus life / clubs / student organizations / housing / dining), se oferece bolsas de estudos (scholarship for international students) e também sobre oportunidades de emprego no campus (on campus job / student employment). 

Também vale a pena conhecer o entorno da universidade: onde ela fica, quais as cidades próximas, o que se faz por lá e a qualidade de vida. O clima do lugar também pode ser levado em conta. 

Todas essas informações vão te ajudar a perceber com quais faculdades você mais se identifica ou quais se aproximam mais do seu perfil.

Alguns sites interessantes para pesquisar são: US News, Niche e College Board (EUA), Times Higher Education (global), Study in Holland (Holanda) e The Guardian (Reino Unido).

Busque orientação de profissionais

Um dos pontos mais importantes do programa de candidatura da Daqui pra Fora é a seleção de universidades. Nela utilizamos toda a nossa experiência e uma base de dados de mais de 30.000 applications enviadas.

Assim, criamos a melhor lista possível, mesclando ambição e equilíbrio. O objetivo é garantir sempre as melhores oportunidades nas melhores universidades e com o melhor custo-benefício.

Para conhecer mais sobre o programa agende uma consulta gratuita com um dos nossos especialistas.

Mentoria em Grupo: Vestibulares & Applications

Fazer vestibulares no Brasil e em paralelo se candidatar para as universidades do exterior. Linha do tempo de preparação, o que fazer e quando fazer e fases do ano das candidaturas. Prioridades; Testes: SAT / ACT / AP Tests / TOEFL / IELTS-UKVI/ DELE / SIELE, Seleção das universidades; Valor das universidades e oportunidades de bolsas; Benefícios de se planejar; etc.

07/05

19h00

Mentoria em Grupo: Erros mais Comuns nas Redações e Cartas de Recomendação

Quantas Cartas de Recomendação são necessárias, para quais professores devo pedir? Posso/Devo enviar cartas extras? Redações: Exemplos de temas mais frequentes. Estrutura. Redações no Brasil Vs Essays. Erros mais comuns.

09.05

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?