Estudantes durante uma reunião do Summer Internships.

Summer Internships: o que são e onde posso fazer?

Veja como funcionam os estágios de verão e entenda a importância deles para sua carreira. Saiba ainda como buscar e onde ter essa experiência.

Fazer faculdade no exterior é, sem dúvida, um passo importante na construção de uma formação de excelência e, consequentemente, de uma sólida carreira profissional. Porém, para garantir este caminho de sucesso, sempre é bom acrescentar ingredientes que possam fazer ainda mais diferença no resultado final. Um deles é aprender diretamente na fonte, fazendo summer internships ou estágio em empresas ligadas à sua área de estudo. 

Para quem estuda fora, especialmente no hemisfério norte, o ideal é aproveitar as férias de verão de lá, que são bastante longas, para investir nesta empreitada. As aulas e o ano letivo terminam geralmente em maio ou junho e só voltam em agosto ou setembro.

Os alunos têm, portanto, 3 meses para usufruir deste tempo da melhor maneira possível fazendo os Summer Internships, ou estágios de verão

Os summer internships podem ser feitos no país onde você estuda ou mesmo no Brasil. Podem ser remunerados ou não e meio período ou tempo integral. A seguir você vai ter tudo o que precisa saber sobre estes estágios, conhecendo as vantagens de fazer, como e onde buscar. 

Por que fazer um Summer Internship?

Maiores chances no mercado

Ter um bom histórico na faculdade e um diploma conceituado são fatores que com certeza ajudam na busca por um emprego após a faculdade. Porém, cada vez mais as empresas buscam um diferencial na sua seleção.

É possível até fazer uma analogia com o processo seletivo para as universidades. Boas notas são importantes, mas muitos candidatos têm um histórico acadêmico excelente e parecido. Lembra? Nesse caso, as universidades precisam olhar além da escola. Miram as atividades extracurriculares, por exemplo.

Na busca por um lugar no mercado de trabalho, é mais ou menos assim que acontece. Muita gente com boas notas e bons diplomas estão na mesma busca. O estágio representa uma experiência anterior que pode fazer a diferença nessa competição por uma vaga.

Hoje é fundamental para as empresas que o candidato tenha “hands-on knowledge”, ou conhecimento prático, daquilo que ele estudou. Portanto, é muito importante ter este item no currículo. E vale a pena garimpar bem para conseguir a melhor experiência possível.

Dê preferência a experiências onde você desenvolva e utilize habilidades que poderá transferir para a sua futura carreira, independentemente do tamanho da empresa onde vai estagiar. 

Vida real e networking

No summer internship você vai estar exposto à vida real. Conhecer como funciona o dia a dia de uma empresa estando inserido nele é a melhor forma de entender a trajetória da carreira que você almeja seguir.

No estágio de férias você vai literalmente vivenciar o ambiente corporativo, não importa o tamanho da empresa. Vai lidar com colegas, com feedback, com hierarquia, com direitos e deveres, com pressão de prazos, entre outros componentes do dia a dia profissional.

Ainda vai ter o privilégio de poder conhecer novas pessoas e fazer importantes conexões, potencializando ainda mais seu networking, ao mesmo tempo em que vive a famosa curva de aprendizado.

Quanto mais gente você conhece com os mesmos interesses que você, mais chances de você crescer profissionalmente. Você vai ver como outras pessoas trabalham, como elas lidam com as dificuldades e quais estratégias elas usam para entregar as tarefas ou projetos.

Poderá reinventar este conhecimento e utilizá-lo de acordo com as suas próprias características e circunstâncias no próprio estágio e, com certeza, lá na frente também.

Autoconhecimento

Independentemente da área em que você vai fazer o estágio de verão, quanto mais você explorá-la, mais vai descobrir sobre ela. E nestas descobertas, você pode reconhecer habilidades que não sabia que tinha e também afinidades que não esperava ter.

E o melhor é que vai desenvolvê-las, o que é muito importante. Pode também, claro, confirmar um potencial que já imaginava que tinha capacidade de oferecer. Ou seja, você vai poder reconhecer melhor seus pontos fortes e aqueles em que precisa trabalhar mais.

Soft skills

O dia a dia no estágio certamente vai ajudar a desenvolver aquelas soft skills tão importantes para o mercado de trabalho. São habilidades como colaboração, tolerância, comunicação, liderança, resolução de problemas e conflitos, por exemplo, que você já tinha começado a desenvolver na própria faculdade. Elas, no mínimo, serão essenciais no seu próximo processo seletivo para uma vaga efetiva.

Efetivação

Vale lembrar que o summer internship pode ser um degrau importantíssimo para uma possível efetivação em um full time job na empresa. Claro que esta não é a situação mais comum, mas ser efetivado após a formatura ou mesmo lembrado pela empresa algum tempo depois do estágio são cenários não tão raros como parecem.

Deixar uma imagem positiva, alinhada com os valores e conceitos da empresa, além, claro, de demonstrar conhecimento e competência, pode, sim, propiciar uma futura efetivação em um trabalho full time.

Como buscar o Summer Internship?

As universidades no exterior costumam ter um departamento que apoia os alunos na busca por estágios. Podem ter diferentes nomes, como Internship and Career Resources ou Career and Internship Center, por exemplo. Procure este departamento na sua universidade. É sempre bom estar em contato com eles. Este apoio é fundamental.

Além disso, a BRASA (Brazilian Student Association), organização estudantil presente em grande parte das instituições norte-americanas, costuma realizar conferências patrocinadas por empresas que fornecem summer jobs. Lá os alunos podem conversar com recrutadores e já fazer pré-entrevistas.  

A Daqui pra Fora tem o Departamento de Apoio e Desenvolvimento (DAD) que pode orientar o estudante nessa busca.

A primeira recomendação para quem pretende fazer um summer internship é começar a busca cedo. Procure por instituições do seu interesse e fique atento aos cronogramas das applications.

A maioria das vagas no exterior costumam ser abertas em janeiro. Portanto, em novembro ou até antes, já é interessante começar a pesquisar e preparar a candidatura.

Então, em meio às suas obrigações com a faculdade, encontre um tempo para fazer esta pesquisa e enviar suas applications dentro do prazo. 

Depois de enviadas as candidaturas, fique atento às respostas para dar sequência às fases do processo.

Onde fazer Summer Internship?

Os estágios de verão podem acontecer no país onde você estuda ou mesmo no Brasil. Muitas empresas por aqui sabem da disponibilidade dos brasileiros que fazem faculdade no exterior durante o verão no hemisfério norte e oferecem programas específicos para este tipo de estágio.

Entre elas estão: Hurb, Stone, Nubank, Ambev, Americanas, Spotify, Itaú, BTG Pactual, ClickBus, Trybe, Santander, Safra, Visagio, Amazon e McKinsey.

Nos Estados Unidos, algumas das melhores empresas para fazer summer internship são Google, Dell, GE, L’Oreal, Facebook, Under Armour e Bank of America. Há vagas nas mais diversas áreas, de marketing ou tecnologia a engenharia e finanças.  

Mas você sempre pode procurar em outras instituições que estejam diretamente alinhadas com a sua área de estudo, como empresas de cinema, TV, artes, esportes, gastronomia etc.

Se você tem vontade de fazer faculdade no exterior e ter a oportunidade de participar de um summer internship, a Daqui pra Fora pode oferecer toda a assistência que você necessita. Preencha o formulário abaixo e venha conversar com a gente.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: As dúvidas mais frequentes sobre Graduação no Exterior.

Por onde começar? Como se preparar? Como conseguir bolsas de estudos? Quais atividades extras devo fazer? Diferenças entre processos seletivos (EUA vs Canadá vs Europa). Etc. Compilamos as dúvidas mais frequentes e vamos respondê-las. Além disso, iremos responder outras dúvidas que surgirem durante a mentoria.

27.03

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?