SAT

Quais são as datas e locais do SAT no 1° semestre de 2024?

O SAT (Scholastic Aptitude Test) é a prova de conhecimento mais utilizada pelas universidades americanas durante o processo seletivo. É uma das ferramentas mais importantes e tradicionais na avaliação do perfil acadêmico dos candidatos. A nota do SAT também é um instrumento utilizado por muitas universidades americanas para definir possíveis bolsas por mérito acadêmico. Ele é aceito em todas as universidades nos Estados Unidos e também em inúmeras outras instituições de vários outros países. 

O SAT aborda basicamente duas matérias: matemática (raciocínio lógico) e inglês (leitura / interpretação de texto e escrita), cada uma valendo de 200 a 800 pontos. A nota final vai ser, portanto, entre 400 e 1.600 pontos. A prova sofreu algumas mudanças depois da pandemia, mas não exatamente por causa dela. O exame, que há décadas era feito no papel, passou a ser totalmente digital este ano e tem duas horas de duração (uma hora a menos que a versão anterior). Na nova plataforma, o resultado também passou a ser divulgado em um prazo menor, o que beneficia muito os alunos. 

Vale lembrar que o processo seletivo nos Estados Unidos é composto por várias outras etapas, que analisam não só o perfil acadêmico como também o perfil pessoal dos candidatos. Fazem parte ainda deste processo o histórico escolar, a prova de proficiência em inglês, as cartas de recomendação, as atividades extracurriculares e as redações (essays ou personal statements). Em situações específicas pode ser solicitado um portfólio e também uma entrevista.

As provas do SAT no primeiro semestre

Até o final deste semestre, há duas datas disponíveis para realizar o SAT. Elas vão acontecer em 9 de março, 4 de maio e 1 de junho. As provas podem ser feitas nas seguintes cidades no Estado de São Paulo: São Paulo, Campinas, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santana de Parnaíba, Santo André, Valinhos e Vinhedo. Fora do Estado de São Paulo, as cidades disponíveis são Joinvile (SC), Erechim e Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba e Londrina,(PR), Recife (PE), João Pessoa (PB), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), San Cristóvão e Teresina (PI), Vitória (ES), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Manaus (AM) e Salvador (BA).

Vale a pena estar sempre atento às informações do College Board, pois os locais podem sofrer algumas alterações ao longo do ano. 

As datas das provas do segundo semestre tem previsão para acontecerem nos meses de  agosto, outubro, novembro e dezembro.

Quando fazer o SAT?

Antes de mais nada, é preciso ficar de olho no deadline das inscrições das universidades do seu interesse, para não perder o prazo. Porém, esta é uma prova que você pode realizar mais de uma vez e, dessa forma, enviar para as universidades os seus melhores resultados. Ou seja, você envia o Super Score. Isto significa que pode utilizar a melhor nota que conseguiu em matemática e a melhor nota em inglês, mesmo que elas tenham sido obtidas em datas diferentes.

Grande parte dos estudantes se prepara para fazer a primeira prova oficial do SAT no segundo semestre do 2o ano do Ensino Médio ou no primeiro semestre do junior year – o 11th grade- (para quem estuda em escola americana). Fazendo isso, mesmo realizando a prova mais de uma vez, você consegue chegar no segundo semestre do ano da candidatura sem precisar se preocupar com prova. Assim, você terá mais tempo e energia para se dedicar a outras etapas importantes do application, como as redações, por exemplo. 

As inscrições para o SAT são feitas no site do College Board. Para saber mais, baixe o nosso passo a passo para se inscrever.

Mentoria em Grupo: Faculdade no Exterior

Planejamento, preparação e bolsas de estudo. Entenda o modelo de ensino, conheça os cursos disponíveis, o passo a passo do planejamento, da preparação e como funcionam as bolsas de estudo.

19.06

19h00

Webinar: Programa de Programa de Preparação Antecipado Daqui pra Fora (Early Guidance)

O que é, como funciona, formato, módulos, tópicos abordados, exemplos práticos, relatórios, controle da evolução, casos de sucesso. Conheça o que é feito, como é feito. Conheça também alguns de nossos mentores.

25.06

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?