Estudante de óculos e blusa azul acessando o site do UCAS

UCAS, a plataforma para estudar no Reino Unido

Quem pretende fazer faculdade no exterior precisa, antes de mais nada, entender como funciona o processo seletivo no lugar para onde pretende ir. Afinal, cada país tem suas particularidades e conhecer o caminho a ser percorrido é um dos principais trunfos para se ter uma trajetória de sucesso.

Para quem quer ingressar em uma universidade no Reino Unido, o primeiro passo é comprovar a proficiência em inglês, o que geralmente acontece por meio do IELTS UKVI, o exame mais aceito pelas instituições britânicas e necessário para tirar o visto estudantil.

Lembrando que quanto melhor a nota, maior o leque de possibilidades. A partir daí, o aluno entra no processo propriamente dito e para dar início a ele, o próximo passo é consultar o UCAS.

A sigla significa Universities and Colleges Admission Service. Estamos falando de uma plataforma online pela qual estudantes do mundo inteiro se candidatam para a maioria das universidades do Reino Unido.

Vamos entender em detalhes como funciona essa importante ferramenta para quem pretende estudar nas terras da rainha.

O que é o UCAS?

O UCAS Undergraduate concentra todas as informações sobre a graduação no Reino Unido. É por meio dele que você vai aplicar para as universidades de lá. O UCAS funciona de forma semelhante ao Common App dos Estados Unidos.

Ele facilita o trabalho dos estudantes, que acabam poupando tempo e energia aplicando para várias universidades por um único caminho.

Além do application, a plataforma oferece todo tipo de orientação e informação para os estudantes e suas famílias, como ferramentas de pesquisa, documentação e até aconselhamento. 

O UCAS recebe cerca de 3 milhões de inscrições vindas de aproximadamente 770 mil estudantes todos os anos para os cursos de graduação de mais de 380 universidades no Reino Unido. Cada candidato pode aplicar para até 5 diferentes universidades.

Como funciona o UCAS?

Para aplicar no Reino Unido, primeiro você faz seu registro na plataforma UCAS Undergraduate. Em seguida, preenche todas as informações solicitadas, com vários dados pessoais e da família.

Depois você vai informar tudo sobre seu histórico escolar, o que inclui suas notas dos últimos quatro anos da escola. Também vai precisar anexar todos os documentos que forem solicitados. 

O próximo passo é indicar os cursos que quer fazer (podem ser até 5 em 5 universidades diferentes) e, caso ainda não tenha decidido, o próprio site oferece uma área direcionada para auxiliar os indecisos. 

Depois disso, você envia um personal statement ou carta de motivação. É uma redação onde você tem a chance de dizer para as universidades por que você quer estudar nelas e fala sobre suas habilidades e suas experiências. 

Depois de tudo preenchido e revisado, você submete seu application. Algumas universidades podem exigir novas etapas, como uma entrevista, por exemplo. 

Quais universidades utilizam o UCAS?

O UCAS engloba mais de 380 universidades do Reino Unido. Entre elas estão algumas das mais bem conceituadas, tanto em seus países quanto na Europa e no mundo.

A University of Oxford e a University of Cambridge, número 1 e número 5 do mundo, respectivamente, segundo o ranking Times Higher Education, são algumas delas.

Inclusive, só é permitido aplicar para um curso ou em Oxford ou em Cambridge. O UCAS não aceita application para as duas.

Também fazem parte da plataforma UCAS Undergraduate:

  • Imperial College of London (#12 do mundo);
  • University College London – UCL (#18 do mundo);
  • London School of Economics and Political Science (#27);
  • University of Edinburgh (#30), que fica na Escócia.

Outras universidades top 100 do Reino Unido que estão no UCAS são: University of Manchester (#50), University of Warwick (#78), University of Glasgow (#86) e University of Bristol (#96).

No Reino Unido, há mais 17 universidades entre as top 200 do mundo que também usam a UCAS como meio de receber os applications, entre elas University of Birmingham, University of Nottingham, Lancaster University e Leeds Unviersity.

E você ainda pode escolher entre mais de 350 outras instituições com comprovada excelência acadêmica para aplicar pelo UCAS no Reino Unido. 

Para saber mais

Se você se interessa e quer saber mais detalhes e informações sobre como ingressar em uma universidade no Reino Unido, baixe nosso guia, que traz tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Mentoria em Grupo: Vestibulares & Applications

Fazer vestibulares no Brasil e em paralelo se candidatar para as universidades do exterior. Linha do tempo de preparação, o que fazer e quando fazer e fases do ano das candidaturas. Prioridades; Testes: SAT / ACT / AP Tests / TOEFL / IELTS-UKVI/ DELE / SIELE, Seleção das universidades; Valor das universidades e oportunidades de bolsas; Benefícios de se planejar; etc.

07/05

19h00

Mentoria em Grupo: Erros mais Comuns nas Redações e Cartas de Recomendação

Quantas Cartas de Recomendação são necessárias, para quais professores devo pedir? Posso/Devo enviar cartas extras? Redações: Exemplos de temas mais frequentes. Estrutura. Redações no Brasil Vs Essays. Erros mais comuns.

09.05

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?