5 curiosidades que você precisa saber sobre a universidade de Yale - Daqui pra Fora | Faculdade nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido

5 curiosidades que você precisa saber sobre a universidade de Yale

Fundada em 1701, a universidade de Yale carrega o título de terceira instituição de ensino superior mais antiga dos Estados Unidos. Famosa pela excelência e tradição, não é à toa que faz parte da Ivy League — a liga que reúne as oito universidades americanas de maior prestígio. Estudar em Yale significa ter a oportunidade de receber um dos melhores ensinos do mundo, além de vivenciar uma experiência única.

Com tanta fama, alunos e história passeando por seu campus, é natural que Yale seja lar de curiosidades interessantes. Quer conhecer as mais legais? Então confira este post!

1. Mudanças de nome

Assim que inaugurou, a universidade tinha um nome diferente daquele que tem hoje. Criada como The Collegiate School, apenas 17 anos depois — em 1718 — teve seu nome trocado para Yale. A mudança foi uma homenagem a Welsh Elihu Yale, comerciante considerado benfeitor pelas doações que fez à instituição.  

2. Sociedade secreta

Yale é conhecida por abrigar sociedades secretas. Apesar do natural mistério que envolve esses tipos de grupos, alguns deles se tornaram bastante conhecidos ao longo dos tempos. O mais famoso é o Skull and Bones, fundado em 1832 e que existe até os dias de hoje.

Muito restrito, apenas 15 pessoas são admitidas no clube a cada ano. Entre seus seletos membros já estiveram alguns nomes importantes, como os dos políticos George W. Bush e John Kerry.

O que o grupo faz quando se reúne não dá para saber exatamente, mas isso não impede que sejam criadas muitas suposições — elas vão de grandes teorias conspiratórias illuminati até a acusação de que roubam itens colecionáveis de outros campi universitários.

3. Eventos estilo Harry Potter

Você já se imaginou participando de um daqueles banquetes do castelo de Hogwarts? Sabia que a universidade de Yale também oferece, anualmente, uma grande refeição festiva para seus calouros?

O cenário do evento guarda semelhanças com o filme Harry Potter: alunos reunidos em um grande salão, para um banquete formal, aproveitando as muitas delícias servidas e interagindo entre si.

4. Biblioteca rara e protegida

Existem muitas construções e ambientes notáveis em Yale e um dos principais é sua biblioteca de livros e manuscritos raros. O acervo do prédio é um dos mais importantes do mundo quando se fala de obras raras. Entre elas estão exemplares de grande valor histórico, como uma das 21 bíblias originais de Gutemberg.

O que também chama a atenção é a maneira como essa preciosa coleção é protegida. Para se ter uma ideia, toda a fachada da biblioteca conta com painéis de mármore para controlar a luz.

E não termina por ai! Aproximadamente 180 mil volumes do acervo ficam dentro de uma torre de vidro que só pode ser manuseada por funcionários. A segurança da torre é tanta que, no caso de uma emergência, ela cai em um cofre subterrâneo e as obras conseguem ser preservadas.

5. Manuscrito misterioso

O mais curioso manuscrito presente na biblioteca rara de Yale é o Manuscrito Voynich. Estudiosos acreditam que a obra foi escrita há 600 anos e, por muito tempo, vêm tentando decifrar o que está registrado ao longo de suas 240 páginas. Com ilustrações de plantas, mulheres e uma linguagem aparentemente desconhecida, o objeto é considerado um dos mais misteriosos já encontrados.

Recentemente, um historiador britânico afirmou ter desvendado o manuscrito. Segundo ele, o conteúdo é relacionado à medicina medieval e fala sobre saúde feminina. Outros especialistas, entretanto, refutam essa descoberta e acreditam que essa é mais uma suposição falha. Pelo jeito, o mistério ainda vai continuar.

Cenários cinematográficos, prédios espetaculares, sociedades secretas, livros misteriosos: as singularidades da universidade de Yale conseguem torná-la ainda mais fascinante.  As curiosidadespresentes em seus corredores só confirmam que, além de ser uma das melhores, a instituição também pode ser considerada uma das mais marcantes devido a tudo que a cerca.

Gostou desse artigo? Então siga a gente nas redes sociais e continue conhecendo conteúdos valiosos sobre as universidades do exterior! Estamos no Facebook, o Instagram e no Youtube.



Comentários