Estudante buscando conseguir bolsa em universidades estrangeiras.

Como conseguir bolsas em universidades estrangeiras?

Estudar em uma universidade no exterior é abrir as portas para uma série de oportunidades. Qualidade de aprendizado, crescimento pessoal e ótima preparação para a vida profissional são só alguns dos benefícios que essa experiência traz ao aluno.

Mas, existe algo que pode dificultar os planos de quem deseja investir no estudo em outro país: o preço das universidades. É aí que as bolsas de estudo surgem como uma solução interessante.

Mais do que ajudar consideravelmente na redução de custos, uma bolsa de estudos também significa um peso a mais no futuro currículo.

Isso porque o estudante que busca e consegue a bolsa apresenta qualidades reconhecidas pelos avaliadores, como proatividade e determinação, além de mostrar bom desempenho acadêmico. Mas, como se destacar e conseguir esse desejado incentivo? Confira quais são os principais pontos a serem levados em consideração!

Pesquise as condições de bolsas das universidades

Cada universidade conta com diferentes tipos de bolsas de estudo, assim como critérios próprios para disponibilizá-las. Existem opções de bolsas por mérito acadêmico, por necessidade financeira, para atletas, entre outras.

Harvard, por exemplo, se compromete a cumprir todas as necessidades financeiras dos estudantes aceitos, e não avalia o quanto o estudante pode pagar, e sim o seu potencial. Contudo, poucas universidades tem condições de ajudar os estudantes dessa forma.

Por isso, é importante pesquisar as condições das universidades de seu interesse. Fazendo isso, fica mais fácil comparar os requisitos necessários e voltar a atenção para as opções mais adequadas ao seu caso.

Nos próprios sites das instituições, nas páginas que falam da admissão de alunos estrangeiros, é possível obter algumas informações preciosas sobre o assunto.

Ter um ótimo desempenho escolar

O desempenho escolar é um dos principais critérios avaliados pelas universidades, tanto para admissões em geral quanto no momento de conceder a bolsa. Manter as notas altas durante o Ensino Médio e apresentar um histórico escolar caprichado são ações que pesam muito no processo de candidatura.

Vale lembrar, também, de como é importante que esse bom desempenho seja constante. Então, quanto antes você começar a se preparar para ter bons resultados no colégio, melhor será para o objetivo de estudar fora!

Melhorar a proficiência em inglês

Se você quer estudar em uma faculdade dos Estados Unidos, Reino Unido ou Canadá, estar confortável com a língua inglesa é fundamental. É ela que vai fazer com que consiga acompanhar as aulas com tranquilidade e se adaptar bem à rotina acadêmica.

Mas não é só isso: dominar o inglês também é uma exigência para conquistar a bolsa de estudos.

Para ser admitido nas universidades, o estudante estrangeiro precisa comprovar um resultado mínimo de proficiência na língua. Na maioria das vezes, esse resultado é medido pelos exames internacionais TOEFL e IELTS. Portanto, não deixe de se preparar desde já com o estudo do idioma.

Participar de atividades extracurriculares

As universidades dão grande valor a atividades que vão além da sala de aula e mostram muito da personalidade dos seus futuros alunos, destacando e valorizando habilidades.

Isso significa que participar de projetos — dentro e fora da escola — só contribui para a conquista de uma bolsa de estudos.

Olimpíadas científicas, teatro, projetos sociais na sua cidade, prática esportiva, grêmios estudantis, essas e outras ocupações fazem com que a universidade conheça melhor o perfil do estudante e seus interesses.

O mais importante é que você se envolva com atividades de que realmente gosta e se dedique a elas. E, nesse cenário, a preparação antecipada também é o ideal. Participar de algum projeto de curta duração apenas para incrementar a candidatura pode surtir o efeito contrário.

Os critérios para conseguir bolsas de estudo em universidades estrangeiras têm um ponto em comum: a excelência do aluno. Preparando-se com antecedência e buscando alcançar os melhores desempenhos possíveis, o processo se torna melhor e com mais chances de êxito. Assim como toda a trajetória universitária que virá em seguida.

E então, já está preparado para buscar a bolsa de estudos ideal para você? Para acompanhar mais conteúdos relevantes como esse, assine agora a nossa newsletter.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Entrevista: Aproveitar as Oportunidades

Entrevista com Katia Allevato. Kátia é mãe do Felipe que recebeu um a excelente bolsa para estudar Ciências da Computação em Michigan State University. Ela irá nos contar como foi a jornada do seu filho ao se preparar para se candidatar para as universidades exterior. Contará sobre as oportunidades que Felipe tem aproveitado nestes primeiros anos dentro e fora da universidade. Falará como é experiência de ter um filho estudando no exterior, falará sobre o que mudou na vida dela e quais mudanças e desenvolvimento percebeu no filho.

18.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?