Conheça os tipos de bolsas de estudo no exterior para brasileiros - Daquiprafora | Faculdade nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido

Conheça os tipos de bolsas de estudo no exterior para brasileiros

Recentemente, você tem se deparado com a possibilidade de estudar fora do Brasil, mas não tem dinheiro para se bancar? Prefere se dedicar a uma formação de qualidade em instituições de ensino superior internacionais e, consequentemente, preparar-se para o mercado de trabalho? Então, temos uma boa notícia para você: existem diversas bolsas de estudo no exterior, principalmente em alguns países, como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.

Elas são de várias modalidades e maneiras de seleção: existem aquelas que são dedicadas a pessoas com alto mérito acadêmico; há outras que são específicas para atletas. Também existem as que são para quem tem uma condição financeira desfavorável. 

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça os principais tipos de bolsa disponíveis. Quem sabe alguma não está de acordo com o seu perfil? 

Bolsa por mérito acadêmico

Para concorrer a essa bolsa, é preciso ter um desempenho acadêmico excepcional. A bolsa por mérito acadêmico, ou merit scholarship, é dedicada àqueles que apresentam altas médias no boletim escolar e/ou acadêmico.

Geralmente, elas estão disponíveis em grande parte das universidades mundo afora, mas os Estados Unidos representam o país que oferece bolsas de estudo universitárias por mérito acadêmico em maior número e valor. Canadá e Reino Unido também são bons exemplos de países com grandes incentivos de bolsas acadêmicas.

Usualmente, as universidades avaliam as notas do estudante durante o Ensino Médio (incluindo também o 9º ano do Ensino Fundamental), comparando-o com os demais estudantes da mesma série; analisando as notas nos exames padronizados exigidos pelas universidades, SAT e ACT; o seu nível de proficiência em inglês, avaliado pelo exame TOEFL ou IELTS; e também as atividades com que o estudante se envolveu fora do currículo obrigatório de sua escola, as chamadas atividades extracurriculares.

Por exemplo, ter participado e/ou ganhado uma Olimpíada Nacional de Matemática, ter sido contemplado com algum financiamento público ou privado para desenvolver uma pesquisa inovadora, ter feito trabalho voluntário ou ações que impactaram sua comunidade etc.

Avaliando esses requisitos em conjunto, as universidades (principalmente as dos Estados Unidos, que são as mais generosas em termos de bolsas de estudo) conseguem ter uma visão realista sobre o nível acadêmico e o engajamento do candidato para decidir o quanto poderá ajudá-lo financeiramente.

As bolsas variarão de acordo com o nível acadêmico do estudante e com o que a universidade poderá disponibilizar.

Bolsa por talentos específicos

Você é um excelente desenhista? Ou é daqueles que conseguem ter um extraordinário trabalho na área de dança? A bolsa de talentos específicos, ou a talent scholarship, pode ser uma boa oportunidade para você. Ela contempla pessoas que têm habilidades incríveis em um segmento específico, como no campo das artes e da literatura.

Para conseguir essa bolsa, geralmente, o estudante deverá mostrar seu talento por meio de um portfólio, que reunirá seus melhores trabalhos (em cursos, como arquitetura, moda ou cinema), ou um exame prático/audição que demonstre suas habilidades para aquela área (em cursos, como atuação, música e dança).

Bolsa por necessidade financeira

Esse tipo de bolsa é destinada a candidatos que demonstram algum tipo de necessidade financeira e que, imprescindivelmente, precisarão desse incentivo para viabilizar seus estudos em uma universidade estrangeira.

Geralmente, alunos que recebem incentivos por necessidade financeira também têm altíssimo mérito acadêmico, justamente porque as universidades procuram candidatos que possam aproveitar melhor toda a estrutura e oportunidades oferecidas pelas instituições.

Também será solicitado ao candidato um histórico financeiro, que demonstrará a situação do estudante e de sua família. Alguns documentos são exigidos, como extrato bancário atualizado, declaração de imposto de renda e carta do banco, atestando os fundos totais mantidos.

Para entender melhor como é feita a seleção de alunos para bolsas por necessidade financeira, leia nossa matéria especial sobre o assunto clicando aqui.

Bolsa para atletas

Sabia que você pode ganhar uma bolsa de estudos para se dedicar ao esporte que já pratica, aumentando as suas chances de competir? Isso mesmo! A athletic scholarship é uma modalidade de bolsas de estudo no exterior especial para atletas. O candidato deve ter ótimo desempenho, talento exímio e experiência prévia em alguma prática esportiva.

Para consegui-la, é preciso providenciar um vídeo demonstrando sua performance esportiva, tanto em situações de treinos como em competições, para que o treinador possa avaliar o seu desempenho. Enviar as referências de clubes e competições de que participou e cartas de referência de um treinador ou professor também pode ajudar no recrutamento.

A quantidade de bolsa esportiva recebida variará de acordo com o nível esportivo do atleta e o quanto o treinador considera que ele poderá agregar à equipe, indo de 20% até bolsas integrais.

Esses são alguns exemplos dos principais tipos de bolsas de estudo em universidades estrangeiras. Se você se interessou pelo assunto e deseja saber mais sobre oportunidades de fazer faculdade no exterior, é preciso entender quais são os principais pontos avaliados pelas universidades para aprovar os seus candidatos. Clique aqui para saber mais!

Quer continuar por dentro de tudo sobre faculdade no exterior ? Então, assine a nossa newsletter!



Comentários