Estudante brasileira em uma universidade do Canadá.

A vida de um estudante em uma universidade do Canadá?

Estudar em uma universidade do Canadá é uma experiência transformadora. As instituições de ensino do país estão classificadas entre as melhores do mundo, o que já é um excelente motivo para estudar lá.

Além disso, morar em um país estrangeiro — ainda que por apenas alguns anos — ajuda os jovens a desenvolver características como independência, responsabilidade e autonomia.

Se você pensa em tomar essa decisão, e estudar no Canadá, confira este artigo e entenda como é a vida de um universitário em um dos países que tem a melhor qualidade de vida do mundo!

Como é a vida no campus no Canadá

Grande parte dos alunos residem no campus da universidade e compartilham quartos com outros estudantes, normalmente intercambistas. A estrutura é completa e segura, proporcionando um bom ambiente para viver, estudar e socializar.

Os campus possuem uma infraestrutura fantástica e contam com salas de aulas iluminadas, limpas, além de laboratórios equipados, bicicletários, áreas verdes e bibliotecas.

Em algumas instituições o aluno encontra estabelecimentos conhecidos para comer e descansar. No Langara College, por exemplo, é possível tomar um café no Starbucks antes da aula.

Na Royal Roads University há uma biblioteca com uma extensa coleção de recursos e um Centro de Redação.

Na Mount Royal, quando o aluno quer ir até algum lugar dentro do campus, mas ainda se sente inseguro para ir sozinho, pode utilizar o sistema SAFEWALK e ligar para um segurança, que o acompanha até o destino.

Passeios, cultura e arte em universidades do Canadá

Para conhecer melhor a cultura e a arte do Canadá, os alunos podem pesquisar por eventos culturais dentro do campus e assistir a peças de teatros, exposições de artes, shows de música ao vivo e até assistir a debates e reuniões na prefeitura.

Para quem quer fazer amizades e encontrar companhias para esses passeios culturais, uma ótima forma é participar de fraternidades e irmandades.

O esporte e as competições em uma universidade do Canadá

Os canadenses costumam gostar muito de praticar exercícios e a bicicleta é um meio de transporte muito utilizado. Além disso, existem jogos praticados regularmente como hóquei, basquete, beisebol, futebol americano e tênis. Os estudantes podem entrar nas equipes e participar de campeonatos ou assistir aos jogos.

As competições são feitas com as equipes da própria faculdade e o time do colégio, formado pelos melhores jogadores, competem com equipes de outras universidades.

Participação em clubes e recreações

Alunos que não são muito fãs de esportes ou artes também podem participar de clubes, organizações, sociedades e grupos acadêmicos de atividades com as quais têm afinidades.

Geralmente, no início do ano letivo os clubes criam uma tabela para recrutar novos membros. Há muitos clubes e grupos diferentes.

Em UBC (University of British Columbia), por exemplo, existem mais de 370 clubes disponíveis para os estudantes. Dessa forma, basta que o aluno escolha o mais compatível com os interesses dele e aproveite bastante sua estadia em uma universidade do Canadá.

E aí, gostou do que leu? Descubra agora como funciona o processo seletivo das universidades do Canadá e dê o primeiro passo para estudar no exterior!

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: As dúvidas mais frequentes sobre Graduação no Exterior.

Por onde começar? Como se preparar? Como conseguir bolsas de estudos? Quais atividades extras devo fazer? Diferenças entre processos seletivos (EUA vs Canadá vs Europa). Etc. Compilamos as dúvidas mais frequentes e vamos respondê-las. Além disso, iremos responder outras dúvidas que surgirem durante a mentoria.

27.03

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?