Como funciona a faculdade no Canadá? Entenda mais! - Daquiprafora | Faculdade nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido

Como funciona a faculdade no Canadá? Entenda mais!

A possibilidade de cursar uma faculdade no Canadá vem enchendo os olhos dos brasileiros. Entre as muitas vantagens que esse tipo de escolha oferece, duas que se destacam é a qualidade do ensino superior canadense e o custo mais baixo se comparado às outras opções no exterior, como as universidades dos Estados Unidos.

Mas, como será o dia a dia em uma universidade de lá? Apesar de ter algumas semelhanças com o sistema de ensino brasileiro, as instituições do país guardam traços capazes de surpreender os estudantes estrangeiros. Confira os principais e entenda como funciona a faculdade no Canadá!

Flexibilidade acadêmica

Algo que ainda não é tão comum no Brasil e que funciona muito bem no Canadá é a possibilidade do estudante escolher parte das aulas que deseja cursar no semestre.

Funciona assim: cada curso possui uma quantidade de disciplinas principais — que precisam ser cursadas para completar a graduação — e disciplinas eletivas, que complementam o ensino e os créditos necessários para a formação.

Dentro desse cenário e respeitando os pré-requisitos, o aluno monta sua própria grade curricular e escolhe algumas disciplinas do seu interesse para agregar e ampliar seu leque de conhecimentos.

Experiência completa de aprendizado

Cursando uma faculdade no Canadá, o aprendizado não fica limitado apenas ao que é transmitido em aula. O estudante é constantemente encorajado a continuar em contato com o conteúdo mesmo fora de sala, por meio de exercícios, leituras, atividades e trabalhos.

O resultado dessa maior aproximação com as disciplinas é um processo de ensino real e completo. Ele faz com que as horas de estudo rendam muito mais e o estudante tenha a segurança de estar assimilando de fato os assuntos.

Relacionamento mais próximo com os professores

Um dos grandes pontos fortes das universidades canadenses é a relação que o professor mantém com a turma. Isso porque ele vai além de explicar as matérias e propor trabalhos. O professor também estimula debates, discussões, faz perguntas questionadoras e escuta com atenção os argumentos e pontos de vista dos alunos. A sala de aula se torna um verdadeiro espaço de diálogo.

Essa imersão busca mais do que o domínio dos temas das aulas. Ela é também um exercício que desenvolve o pensamento crítico, habilidade valiosa para a vida acadêmica, social e profissional.

Clubes e organizações fora da sala de aula

Sabia que, além de estudar no curso escolhido, o aluno encontra ótimas opções de atividades extracurriculares nas universidades do Canadá? Uma delas, que faz sucesso no dia a dia universitário, é a participação em clubes e organizações estudantis.

Esses clubes são criados para reunir estudantes com gostos em comum. Os temas costumam ser os mais variados — envolvendo esportes, arte, ciência, tecnologia, política, meio ambiente, entre outros. Uma vez no clube, o aluno tem a oportunidade de construir relacionamentos, participar de atividades, compartilhar conhecimentos e desenvolver habilidades.

Além de todas essas vantagens, é importante lembrar que estamos falando de um país acostumado a receber estudantes de várias partes do mundo. Dá para imaginar, então, quão interessante pode ser ter contato e compartilhar interesses com pessoas de diferentes lugares?

faculdade no Canadá oferece uma experiência acadêmica de alto nível, capaz de fazer a diferença na futura carreira. Mas ela ainda consegue fazer mais do que isso, proporcionando um incrível período de troca e aprendizados para toda a vida. Uma bela combinação entre qualidade de ensino e desenvolvimento pessoal, não é?

O que achou do artigo? Está no processo para ir estudar no Canadá? Então veja o que fazer se você ficou na lista de espera de alguma universidade!



Comentários