Prédio universitário rodeado por árvores

7 melhores universidades dos Estados Unidos

Você já pensou em estudar em uma das melhores universidades dos Estados Unidos? Fazer graduação fora do Brasil é uma decisão que pode trazer grandes resultados para a sua carreira profissional.

Nessa perspectiva, é importante pesquisar e conhecer as instituições que podem fazer parte da sua formação, inclusive para se informar melhor sobre o processo seletivo de cada uma delas.

Uma maneira de fazer isso é por meio dos rankings de universidades. A plataforma de informação U.S. News & World Report divulgou, recentemente, o ranking 2024 das melhores universidades do país. Confira então, neste post, as 7 instituições melhores posicionadas!

1. Princeton University (NJ)

A Princeton University (Universidade de Princeton) é uma das mais antigas universidade dos Estados Unidos. Fundada em 1746, ela abriga 5.394 estudantes de graduação. O custo médio da universidade considerando faculdade, alimentação e moradia para o ano escolar de 2023-2023 é de U$$ 80.340,00.

Princeton é conhecida por valorizar a excelência acadêmica e os estudantes aceitos por ela geralmente possuem notas quase perfeitas durante todo o Ensino Médio. Michelle Obama e o matemático Alan Turing são exemplos de ex-alunos famosos de Princeton.

2. Massachusetts Institute of Technology (MA) (empate)

O Massachusetts Institute of Technology (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), ou MIT, é uma instituição fundada em 1861. Assim como a Universidade de Harvard, o MIT fica nos arredores de Boston, em Cambridge, no estado de Massachusetts. No entanto, ele tem como foco a pesquisa científica e tecnológica.

O calendário acadêmico é na base 4-1-4, ou seja, são dois semestres com quatro meses de duração, com uma “mini sessão” de um mês entre eles. A custo anual de 2023-2024 é de U$$ 80.400,00.

As escolas mais reconhecidas do MIT são a School of Engeneering (Engenharia) e a Sloan School of Management (Administração). Outros programas fortes da instituição são:

  • Economia;
  • Psicologia;
  • Biologia;
  • Química;
  • Ciências terrestres;
  • Física;
  • Matemática.

3. Harvard University (MA)

A mundialmente conhecida Harvard University (Universidade de Harvard) fica localizada nos arredores de Boston, em Cambridge, no estado de Massachusetts. A instituição foi fundada em 1636 e abriga um total de 6.766 estudantes de graduação. Ela também segue um calendário acadêmico semestral, tendo um custo anual de U$$ 80.263,00.

Harvard é composta por treze escolas e institutos, incluindo as famosas Business School (Negócios) e Medical School (Medicina), reconhecidas nacional e internacionalmente. As escolas de Educação, Direito e Engenharia e Ciências Aplicadas também são fortes referências da qualidade da universidade.

O sistema de bibliotecas de Harvard contém os exemplares de livros mais antigos do país e é a maior coleção particular do mundo.

4. Stanford University

A Stanford University (Universidade de Stanford) fica localizada na baía da Califórnia, próxima à cidade de São Francisco. Fundada em 1885, a instituição educa um total de 7.062 estudantes de graduação. O calendário acadêmico é bimestral e a anuidade é de U$$ 82.162,00.

A universidade oferece uma gama de organizações estudantis, como o Stanford Pre-Business Association e o Stanford Solar Car Project, além de possuir uma grande relação com as empresas do Vale do Silício.

Entre os programas mais reconhecidos,, estão:

  • School of Education (Educação);
  • School of Engeneering (Engenharia);
  • School of Law (Direito);
  • School of Medicine (Medicina);
  • Graduate School of Business (Negócios).

5. Yale University (CT)

Localizada na cidade de New Haven, em Connecticut, a Yale University (Universidade de Yale) foi fundada em 1701. Ela tem um total de 5.746 estudantes de graduação, usa um calendário semestral e tem uma anuidade de U$ 85.120,00.

A universidade é formada pela faculdade (College), a Escola de Artes e Ciências (Graduate School of Arts and Sciences) e 12 escolas profissionais. Entre os principais programas estão:

  • Law School (Direito);
  • School of Management (Administração);
  • School of Medicine (Medicina);
  • School of Art (Artes);
  • School of Nursing (Enfermagem).

6. University of Pennsylvania

Fundada em 1740 por Benjamin Franklin, UPenn é tradicionalmente reconhecida como uma das principais universidades do mundo.

Localizada na Philadelphia, UPenn tem 12 faculdades distribuídas em um campus de 113 hectares que comporta cerca de 200 prédios. Em UPenn foi criado o primeiro grêmio estudantil dos Estados Unidos e, posteriormente, a primeira escola de negócios, a renomada Wharton School.

O custo anual para ser um estudante da UPenn está em U$ 85.738,00.

7. California Institute of Techonology

Caltech tem 6 divisões acadêmicas, focadas principalmente em ciências e engenharia. O volume e a qualidade das pesquisas desenvolvidas em Caltech são mundialmente reconhecidos e têm o suporte de instalações de ponta.

O ambiente acadêmico concentrado e intenso de Caltech garante todos os anos milhões de dólares em bolsas de pesquisa, produz incontáveis patentes e forma inúmeros CEOs de empresas de tecnologia.

O custo anual para ser um estudante da California Institute of Techonology é de U$ 83.598,00.

Saber quais são as melhores universidades dos Estados Unidos é um passo importante para fazer uma escolha acertada para o seu futuro.

A partir de uma lista de boas instituições, fica mais fácil decidir pela que mais atende às suas necessidades e aos seus objetivos profissionais. Lembre-se de pesquisar não só a grade curricular, mas também as atividades extracurriculares, oportunidades de estágio e acomodações.

Gostou de saber quais são as melhores universidades dos Estados Unidos atualmente? Então compartilhe esse texto nas suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro dessas informações!

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: Preparação para o SAT

O método que fez nossos alunos aumentarem suas notas em 30% em relação as provas anteriores.

23.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?