Ônibus vermelho de dois andares e Big Ben em Londres.

Melhores cidades da Inglaterra para fazer faculdade

Escolher uma das cidades da Inglaterra como destino dos seus estudos pode ser a melhor decisão para o seu futuro. Afinal, o país é multicultural, tem qualificação reconhecida internacionalmente e seus centros de ensino têm bom custo-benefício.

Ao optar por um local com grandes instituições de ensino, também aumentam as suas chances de admissão. Então, o ideal é já começar a se planejar para fazer faculdade no exterior, não é?

Para não ter dúvidas, nosso time separou cidades da Inglaterra com instituições de ensino de destaque. Confira!

Londres

Falar da Inglaterra logo remete à sua capital. É por isso que a nossa equipe decidiu colocar Londres no topo da lista. Uma das maiores cidades do mundo e uma das principais capitais da Europa, Londres apresenta dezenas de instituições de ensino. Para quem deseja fazer faculdade no exterior, então, é um verdadeiro prato cheio.

University College London

University College London ou UCL foi fundada em 1826, mas não deixa de ser muito moderna. Considerada de pesquisa, tem diversas áreas, como:

  • Artes e Humanidades;
  • Leis;
  • Ciências Físicas e Matemáticas;
  • Educação;
  • E mais.

Ao total, conta com 33 mil estudantes e é receptiva a quem vem de fora do país.

King’s College London

Fundada em 1829, a King’s College London também merece destaque. São 25 mil estudantes que fazem cursos de diversas áreas, como Saúde, Humanidades ou Negócios.

Imperial College London

No coração da capital, a Imperial College London é voltada para as áreas de Ciências, Engenharia e Medicina. Conta com dezenas de cursos diferentes, além de se destacar pela abertura a estudantes internacionais entre os 17 mil matriculados.

Cambridge

Entre as cidades da Inglaterra com grandes instituições de ensino, Cambridge merece todo o destaque. A menos de duas horas de Londres, o local tem uma das instituições mais famosas do mundo.

University of Cambridge

É claro que nosso time está falando dela: a University of Cambridge. Fundada em 1209, é a segunda mais antiga e tradicional do país. É considerada a quinta melhor do mundo, pelo ranking 2024 da Times Higher Education. Aberta a estudantes internacionais, inclui estudos sobre Tecnologia, Saúde, História e outros, para seus quase 20 mil alunos.

Anglia Ruskin University

Fundada a partir da Cambridge School of Art, foi formalizada em 1992. Tem mais de 18 mil alunos e oferece diferentes opções de degree, como Finanças, Letras e Educação. Também apresenta uma boa experiência para quem é de fora do país.

Oxford

No centro do país, Oxford é uma das mais charmosas cidades da Inglaterra. Apesar da aparência milenar, é um centro de estudos moderno e que é ponto de chegada para alunos de diversos países.

University of Oxford

Considerada a melhor do mundo pelo ranking da Times Higher Education, a University of Oxford é procurada por estudantes de todos os continentes. Com as primeiras aulas ainda em 1096, é a segunda mais antiga do mundo e a mais velha de língua inglesa. Com 20 mil alunos, oferece cursos ligados a Linguagens e Literatura, Matemática e Estatística, Ciência da Computação e outros.

Oxford Brookes University

Fundada em 1865, a Oxford Brookes University é menos famosa que sua conterrânea, mas é uma excelente opção. Com quase 15 mil alunos e 130 nacionalidades recebidas, disponibiliza vários cursos. Entre eles, estão Negócios e Tecnologia, Artes e Humanidades e Direito.

Liverpool

Mais que a terra dos Beatles, Liverpool é conhecida por oferecer uma educação completa e inclusiva para estudantes internacionais. Além disso, é mais uma das cidades da Inglaterra com grandes instituições — então, nosso time não poderia deixar esse local de fora.

University of Liverpool

A University of Liverpool tem quase 25 mil estudantes e foi fundada em 1881. Além da estrutura ampla, oferece cursos como Engenharia Aeroespacial, Política Internacional, Enfermagem, entre outros.

Liverpool John Moores University

Os quase 20 mil estudantes da Liverpool John Moores University concordam que a instituição se destaca pela formação completa e de qualidade. Criada em 1823 e aberta a alunos internacionais, é especializada em pesquisas de Ciências de Esportes e Exercícios, Educação Física, Negócios e mais.

Brighton

Brighton é uma cidade costeira da Inglaterra, de clima ameno e que fica a menos de 100 quilômetros de Londres. Embora tenha recebido o título de “fundação” apenas em 2000, já é considerada uma boa opção para quem deseja estudar.

University of Brighton

A University of Brighton foi fundada em 1858, ainda como escola de artes. Passou a ser universidade em 1992 e hoje tem 17 mil alunos. Algumas opções de curso incluem Arquitetura, Escrita Criativa e até Desenvolvimento de Games Digitais.

University of Sussex

Pertinho de Brighton fica a University of Sussex. Ela tem cerca de 15 mil estudantes (dos quais 5 mil são internacionais) e é especializada em pesquisa e desenvolvimento. Oferece mais de 500 cursos, como Jornalismo, Genética e Música.

Brighton and Sussex Medical School

Se você for da área da saúde, pode escolher a Brighton and Sussex Medical School. Fundada em 2002, surgiu a partir de uma fusão das duas maiores da região. Especializada no curso de Medicina, já formou mais de 1.500 médicos que atuam no país.

Bournemouth

Outra alternativa litorânea, Bournemouth fica ao sul da Inglaterra. A distância é de 150 quilômetros até Londres, mas nem isso a torna menos internacional ou multicultural — ou seja, uma ótima escolha para estudar.

Bournemouth University

A Bournemouth University, assim como outras universidades, começou como uma escola e passou de nível em 1992. Com quase 15 mil estudantes, conta com pessoas de outros países desde sua criação. Entre as formações disponíveis, estão Ciências Forenses, Design de Produto e Produção de Mídia.

Arts University Bournemouth

Para quem deseja seguir na área criativa, o Arts University Bournemouth é a melhor alternativa. Conta com quase 5 mil estudantes e tem diversos cursos sobre artes. Entre os de destaque, estão Atuação, Ilustração e Efeitos Visuais para Filme e Televisão.

Agora que você já conhece as cidades da Inglaterra com grandes instituições de ensino, é hora de pensar na admissão. Cuidar do histórico escolar, ter boas atividades extracurriculares e explorar a seleção de cada uma é essencial. Para facilitar o processo, uma consultoria especializada pode ajudar!

Se quiser uma ajudinha extra para escolher, aproveite e veja quais são as 6 melhores faculdades da terra da rainha.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: As dúvidas mais frequentes sobre Graduação no Exterior.

Por onde começar? Como se preparar? Como conseguir bolsas de estudos? Quais atividades extras devo fazer? Diferenças entre processos seletivos (EUA vs Canadá vs Europa). Etc. Compilamos as dúvidas mais frequentes e vamos respondê-las. Além disso, iremos responder outras dúvidas que surgirem durante a mentoria.

27.03

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?