Jovem estudando na Inglaterra.

Veja aqui um passo a passo completo de como fazer faculdade na Inglaterra

Para quem deseja destacar o seu currículo de forma excepcional, fazer faculdade na Inglaterra surge como uma ótima alternativa. A terra da rainha faz parte do Reino Unido e é uma das maiores potências mundiais, atraindo pessoas do mundo todo.

Além disso, a experiência de estudar em um país no exterior garante ótimas memórias e uma bagagem cultural incrível: poder compartilhar a sala de graduação com estudantes de inúmeros países e diferentes estilos de vida é um aprendizado que não cabe nos livros.

Se você está pensando em fazer faculdade na Inglaterra, confira o nosso post e saiba como se preparar para essa aventura!

Como se candidatar para estudar na Inglaterra?

É necessário ter em mente que o processo de ingresso em uma universidade britânica é totalmente diferente do procedimento realizado no Brasil, a começar pela ausência de um vestibular.

A data para iniciar sua aplicação também merece atenção: os prazos variam de acordo com cada universidade, mas, em geral, os processos abrem inscrições um ano antes do início das aulas.

Para as faculdades da Inglaterra, é preciso demonstrar o seu perfil acadêmico, suas notas durante o Ensino Médio e uma carta pessoal de motivação, chamada de personal statement.

As universidades também podem pedir ainda cartas de recomendação – feitas por professores ou coordenadores de seu colégio.

Além disso, por ser um país de língua inglesa, você deve comprovar proficiência mediante testes conhecidos. O International English Language Testing System (IELTS) é o mais recomendado, justamente por ser britânico.

A cada ano só é possível realizar a inscrição em até 5 faculdades na Inglaterra e o processo pode variar de acordo com cada instituição.

Mas para facilitar o application, as cinco podem ser feitas de um vez por meio da plataforma britânica chamada Universities and Colleges Admissions Service (UCAS).

Lá o aluno realiza o upload dos documentos solicitados, verifica o andamento de suas inscrições e consegue, inclusive, tirar suas dúvidas.

Atenção aos processos de Oxford e Cambridge. Essas duas universidades inglesas têm suas peculiaridades. Entre elas, só é possível se candidatar para uma ou para outra a cada ciclo, então escolha a sua favorita.

Além disso, ambas têm um processo seletivo mais profundo para conhecer seus candidatos e podem pedir ainda que o aluno preencha formulários para conhecer seu histórico médico (Extenuating Circumstances Form) ou pedirem para realizar entrevistas, entre outros requisitos.

O que é avaliado para estudar na Inglaterra?

O sistema britânico para ingresso na universidade tem a intenção de realmente conhecer o seu futuro aluno. É por esse motivo que a sua avaliação inclui o perfil do estudante no Ensino Médio, cartas de motivação e atividades extracurriculares.

Por isso, se você quer estudar na Inglaterra, saiba que não é necessário ser um aluno nota 10 em todas as matérias, pelo contrário: notas boas são requeridas, mas a experiência do requerente com trabalhos voluntários, projetos sociais e vivências em diferentes regiões conta bastante.

Também inclua em seu currículo as suas atividades musicais, esportistas, artísticas e relacionadas à qualquer outra área de relevância. Demonstre quem você realmente é, como você atua em seu cotidiano e fuja do senso comum.

O que é o Foundation Course?

Esse curso é direcionado justamente para estudantes estrangeiros e tem a função de igualar as possíveis diferenças entre os sistemas educacionais de cada país.

Diferentemente do Brasil, na Inglaterra o ensino médio dura 4 anos e a graduação dura 3. Por isso, praticamente todos os alunos internacionais precisam fazer o Foundation Course para ingressar na universidade.

Ele é considerado um curso de qualificação, que dura de 6 meses a 1 ano e, em geral, já é realizado na universidade escolhida pelo aluno.

A sua grade curricular é composta pela própria língua inglesa, metodologia para realizar pesquisas e ferramentas para elaboração de redação, considerando tamanha importância no ensino britânico.

Ao iniciar o Foundation, o aluno já deve escolher qual curso que pretende fazer na universidade. Assim, ao final, se aprovado nas matérias, o aluno inicia a graduação na sequência.

Aumente suas chances de estudar na Inglaterra

São diversos os detalhes a respeito de fazer faculdade na Inglaterra. No entanto, com paciência e boa preparação, você atingirá o seu objetivo!

Se quiser aumentar as chances de conseguir uma vaga em uma universidade britânica, conte com auxílio profissional, realize a sua matrícula e prepare as malas. Bons estudos!

Gostou do nosso post sobre estudar na Inglaterra? Conheça agora as seis melhores universidades inglesas e opte pela faculdade mais adequada ao seu perfil.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Entrevista: Aproveitar as Oportunidades

Entrevista com Katia Allevato. Kátia é mãe do Felipe que recebeu um a excelente bolsa para estudar Ciências da Computação em Michigan State University. Ela irá nos contar como foi a jornada do seu filho ao se preparar para se candidatar para as universidades exterior. Contará sobre as oportunidades que Felipe tem aproveitado nestes primeiros anos dentro e fora da universidade. Falará como é experiência de ter um filho estudando no exterior, falará sobre o que mudou na vida dela e quais mudanças e desenvolvimento percebeu no filho.

18.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?