Estudante da faculdade de artes nos Estados Unidos analisando desenho.

Veja como fazer faculdade de artes nos Estados Unidos

As universidades americanas são constantemente classificadas entre as melhores do mundo. E com os programas de arte não é diferente! Com metodologias de ensino inovadoras e apreço pela pesquisa e conhecimento teórico, a faculdade de artes nos Estados Unidos também são conhecidos por estimularem o lado empreendedor do artista.

Assim, optar por um curso de artes nos Estados Unidos pode ser um diferencial significativo para construir uma carreira sólida na área criativa. Continue a leitura para saber como ingressar nesses programas!

Quais cursos se encaixam em artes?

Se você gosta de se expressar de maneira criativa, fazer um curso de artes nos Estados Unidos pode ser uma opção muito válida para a sua carreira profissional. Lá, os programas se baseiam em desenvolver talentos de maneira prática, trabalhando a criatividade do aluno.

As áreas de estudo em artes disponíveis nos Estados Unidos incluem:

  • Administração da Arte;
  • Artesanato;
  • Desenho Criativo;
  • Desenho Industrial;
  • Moda e Design Têxtil;
  • Teatro e Drama;
  • Artes Visuais;
  • Dança;
  • Design Gráfico;
  • Design de Interiores;
  • Música.

Cursos da área de Ciências da Comunicação, como Cinema e Televisão e Fotografia, e o curso de Arquitetura também figuram como opções para candidatos interessados em arte.

Como é feita a avaliação?

processo seletivo para faculdades de artes nos Estados Unidos é parecido com os de qualquer instituição educacional americana, com o diferencial da necessidade de apresentar um portfólio com as suas principais peças artísticas. Confira as principais etapas!

Pesquisa

O primeiro passo é conhecer os programas disponíveis e escolher os mais interessantes para você. É importante considerar o orçamento da sua família, seus objetivos pessoais e profissionais, a existência de bolsas de estudos e programas de assistência financeira para estrangeiros, entre outros fatores.

Pesquise, também, as galerias de arte da instituição e as exibições feitas por seus estudantes para ter uma noção clara do perfil de artista que costuma ingressar nos programas que você gostaria de estudar.

Applications

Fazer um curso de artes nos Estados Unidos é o desejo de muitos estudantes da área artística. Por isso, é importante trabalhar com várias opções. Faça uma lista dos seus programas preferidos e de outros que combinam bem com o seu perfil, sempre tendo em mente se a instituição oferece a educação que você deseja.

Portfólio

Ter um bom portfólio é essencial para fazer faculdade de arte. Lembre-se não só de mostrar suas habilidades técnicas, mas de buscar inspirar os avaliadores. Inclua somente os seus melhores trabalhos, comunicando seus objetivos e inspirações artísticas.

Ao se inscrever para programas diferentes, é importante adaptar o seu portfólio de escola para escola, considerando os requerimentos de cada instituição. Alinhar suas habilidades e objetivos com o comitê de admissões pode ser um grande diferencial.

Entrevistas

Nem todas as faculdades de arte exigem entrevistas no processo seletivo, mas quando elas forem necessárias, não há motivo para pânico. Lembre-se de que se você está procurando a melhor escola para os seus objetivos, a escola também está procurando por alunos que possam ter sucesso estudando lá.

A entrevista é a melhor oportunidade para causar uma boa impressão. Portanto, esteja preparado para falar sobre você e o seu trabalho. Mostre como os seus objetivos se alinham com os da instituição.

Fazer um curso de arte nos Estados Unidos requer dedicação. É preciso fazer muita pesquisa e começar a se preparar para o processo seletivo com antecedência.

Entrar numa faculdade de arte fora do Brasil não é fácil. No entanto, o esforço é recompensado pela oportunidade de estudar em um ambiente voltado à construção do seu sucesso como artista.

Se interessou em fazer faculdade de artes nos Estados Unidos? Então confira este artigo sobre como escolher uma universidade no país.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Entrevista: Aproveitar as Oportunidades

Entrevista com Katia Allevato. Kátia é mãe do Felipe que recebeu um a excelente bolsa para estudar Ciências da Computação em Michigan State University. Ela irá nos contar como foi a jornada do seu filho ao se preparar para se candidatar para as universidades exterior. Contará sobre as oportunidades que Felipe tem aproveitado nestes primeiros anos dentro e fora da universidade. Falará como é experiência de ter um filho estudando no exterior, falará sobre o que mudou na vida dela e quais mudanças e desenvolvimento percebeu no filho.

18.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?