Estudante fazendo faculdade no Canadá.

Como funciona a faculdade no Canadá? Entenda mais!

A possibilidade de cursar uma faculdade no Canadá vem enchendo os olhos dos brasileiros. Entre as muitas vantagens que esse tipo de escolha oferece, duas que se destacam é a qualidade do ensino superior canadense e o custo mais baixo se comparado às outras opções no exterior, como as universidades dos Estados Unidos.

Mas, como será o dia a dia em uma universidade de lá? Apesar de ter algumas semelhanças com o sistema de ensino brasileiro, as instituições do país guardam traços capazes de surpreender os estudantes estrangeiros. Confira os principais e entenda como funciona a faculdade no Canadá!

Flexibilidade acadêmica

Algo que ainda não é tão comum no Brasil e que funciona muito bem no Canadá é a possibilidade do estudante escolher parte das aulas que deseja cursar no semestre.

Funciona assim: cada curso possui uma quantidade de disciplinas principais — que precisam ser cursadas para completar a graduação — e disciplinas eletivas, que complementam o ensino e os créditos necessários para a formação.

Dentro desse cenário e respeitando os pré-requisitos, o aluno monta sua própria grade curricular e escolhe algumas disciplinas do seu interesse para agregar e ampliar seu leque de conhecimentos.

Experiência completa de aprendizado

Cursando uma faculdade no Canadá, o aprendizado não fica limitado apenas ao que é transmitido em aula. O estudante é constantemente encorajado a continuar em contato com o conteúdo mesmo fora de sala, por meio de exercícios, leituras, atividades e trabalhos.

O resultado dessa maior aproximação com as disciplinas é um processo de ensino real e completo. Ele faz com que as horas de estudo rendam muito mais e o estudante tenha a segurança de estar assimilando de fato os assuntos.

Relacionamento mais próximo com os professores

Um dos pontos fortes das universidades canadenses é a relação que o professor mantém com a turma. Isso porque ele vai além de explicar as matérias e propor trabalhos.

O professor também estimula debates, discussões, faz perguntas questionadoras e escuta com atenção os argumentos e pontos de vista dos alunos. A sala de aula se torna um verdadeiro espaço de diálogo.

Essa imersão busca mais do que o domínio dos temas das aulas. Ela é também um exercício que desenvolve o pensamento crítico, habilidade valiosa para a vida acadêmica, social e profissional.

Clubes e organizações fora da sala de aula

Sabia que, além de estudar no curso escolhido, o aluno encontra ótimas opções de atividades extracurriculares nas universidades do Canadá? Uma delas, que faz sucesso no dia a dia universitário, é a participação em clubes e organizações estudantis.

Esses clubes são criados para reunir estudantes com gostos em comum. Os temas costumam ser os mais variados — envolvendo esportes, arte, ciência, tecnologia, política, meio ambiente, entre outros.

Uma vez no clube, o aluno tem a oportunidade de construir relacionamentos, participar de atividades, compartilhar conhecimentos e desenvolver habilidades.

Além de todas essas vantagens, é importante lembrar que estamos falando de um país acostumado a receber estudantes de várias partes do mundo. Dá para imaginar, então, quão interessante pode ser ter contato e compartilhar interesses com pessoas de diferentes lugares?

A faculdade no Canadá oferece uma experiência acadêmica de alto nível, capaz de fazer a diferença na futura carreira. Mas ela ainda consegue fazer mais do que isso, proporcionando um incrível período de troca e aprendizados para toda a vida. Uma bela combinação entre qualidade de ensino e desenvolvimento pessoal, não é?

O que achou do artigo? Está no processo para ir estudar no Canadá? Então veja o que fazer se você ficou na lista de espera de alguma universidade!

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Entrevista: Aproveitar as Oportunidades

Entrevista com Katia Allevato. Kátia é mãe do Felipe que recebeu um a excelente bolsa para estudar Ciências da Computação em Michigan State University. Ela irá nos contar como foi a jornada do seu filho ao se preparar para se candidatar para as universidades exterior. Contará sobre as oportunidades que Felipe tem aproveitado nestes primeiros anos dentro e fora da universidade. Falará como é experiência de ter um filho estudando no exterior, falará sobre o que mudou na vida dela e quais mudanças e desenvolvimento percebeu no filho.

18.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?