Estudante sentada em frente à câmera gravando vídeo para audição

Qual o papel das audições no processo seletivo?

As universidades no exterior possuem um processo seletivo diferente daqueles que são adotados aqui no Brasil. Lá, as universidades não utilizam apenas a nota de uma prova como critério de seleção. Elas buscam conhecer o candidato como um todo, o que inclui suas características acadêmicas e pessoais. 

Por isso, são adotados vários critérios e cada um deles se torna a peça de um quebra-cabeça que, no final, vai definir o perfil de cada candidato. A ideia é selecionar alunos com perfis alinhados com o da própria instituição.

Como é o processo seletivo de faculdades nos EUA?

A candidatura (ou application) é composta, então, por várias etapas. A parte acadêmica é formada pelo histórico escolar (com as médias do 9o ano do Ensino Fundamental até a 3a série do Médio), pelo teste de proficiência em inglês (TOEFL/IELTS/DET) e nas universidades americanas pelas provas padronizadas (SAT ou ACT).

Para compor o perfil pessoal as universidades pedem cartas de recomendações (de professores ou coordenadores da escola), redações (personal statement) e atividades extracurriculares

Em algumas faculdades específicas, especialmente aquelas ligadas às áreas de artes, há mais uma etapa, como o portfólio e a audição (audition, em inglês).

Quem pretende fazer cursos voltados para música, dança e atuação, deve dar bastante atenção à audição, já que em alguns casos pode ser a parte mais importante do processo. 

O que é a audição e como ela acontece 

Por ter várias etapas, o application deve ser sólido e coerente. Portanto, na construção do seu perfil pessoal, você deve ter mencionado e descrito em algum momento suas experiências na área que você pretende estudar, seja teatro, teatro musical, dança ou música.

A audição é o instrumento que permite à comissão de admissão ver você atuando nessa área, ou seja, é a sua chance de mostrar seu talento e principalmente seu potencial.

A audição pode ser virtual (você envia as imagens para os avaliadores) ou presencial. Cada universidade tem a sua dinâmica. E cada uma tem também as suas regras e exigências.

Você deve prestar muita atenção na descrição, ou seja, em tudo que é exigido no momento da performance (seja em vídeo ou presencial). 

As exigências variam muito de universidade para universidade e de curso para curso. O importante é prestar atenção e cumprir cada uma delas:

  • Se há alguma roupa exigida ou não permitida;
  • Respeitar o tempo de apresentação;
  • Observar o número de apresentações ou quantidade de vídeos que devem ser enviados;
  • Tipo de música ou de peça a ser apresentado (drama ou comédia);
  • Até seus dados pessoais;
  • O tamanho e a resolução da foto anexada;
  • Data da apresentação.

Enfim, cada detalhe descrito nos requerimentos da audição é fundamental. A falta de uma informação ou o não cumprimento de uma das exigências pode eliminar o candidato.

Em alguns casos, a universidade pode pedir um ou dois vídeos do candidato atuando (cada um deles com orientações técnicas específicas) e outro com o aluno contando a sua história naquela arte específica. Mas isso pode variar de acordo com a instituição e o curso.

Algumas das melhores universidades que exigem audição para as áreas de atuação ou música são:

  • University of Southern California;
  • California Institute of the Arts;
  • Carnegie Mellon University (Pittsburgh);
  • The Juilliard School (Nova York);
  • New York University;
  • Berklee College of Music (Massachusetts). 

Dicas para uma boa audição

Preparação

Toda candidatura para as universidades americanas exige planejamento, disciplina e dedicação. É importante lembrar de incluir a audição dentro deste planejamento. Ela também consome tempo e exige dedicação e disciplina, assim como as outras etapas do application. 

A escolha do curso

Pesquise bastante nos sites das universidades a fim de buscar o máximo de informações a respeito dos cursos oferecidos. Preste atenção nas diferenças entre Bachelor of Fine Arts, Performing Arts e Bachelor of Music, por exemplo, ou veja se você quer estudar especificamente teatro ou prefere uma formação do tipo Liberal Arts. Pense que a sua escolha pode definir o que você vai fazer nos próximos quatro anos.

Organização

Tenha uma planilha organizada com tudo que cada universidade exige. Coloque nome da universidade, data da pré-audição (se houver), data da audição (ou do envio do material), as peças que são exigidas, e qualquer outra informação importante. Ter tudo isso acessível facilita sua preparação e ajuda a garantir que você cumpra com todas as exigências.

O que apresentar

Dentro do que é pedido, procure escolher peças ou músicas com as quais você se identifica, com as quais você tem alguma conexão, para que você possa ir além da apresentação, se necessário.

Utilizar um material só porque é famoso ou porque foi apresentado na Broadway não é garantia de melhor avaliação. 

E sempre esteja preparado para apresentar mais do que é solicitado. Os examinadores gostam de saber se o candidato consegue fazer ajustes, se tem flexibilidade, por isso não esteja muito preso apenas ao que ensaiou.

Pode acontecer de os examinadores pedirem mais uma apresentação ou fazerem perguntas, que podem ser sobre a apresentação, sobre você ou sobre algo relacionado com o que está sendo avaliado. Esteja preparado para isso também.

Comportamento

Lembre que você estará sendo observado desde o momento em que você chega para a audição (no caso das presenciais). Mantenha o foco nas salas de espera. Procure não se envolver muito em conversas com outros candidatos. 

Na sua vez, evite pedir permissão para fazer determinadas coisas, como usar uma cadeira, ficar em algum lugar, por exemplo. Isso não demonstra segurança. Apenas vá e faça! 

Foque sempre em você, ou seja, não fique pensando no que você imagina que a universidade espera de você. Isso é uma questão deles.

Não há um código secreto ou fórmula para agradar os examinadores. Faça o seu trabalho da melhor maneira possível e deixe que eles façam o deles.

E, principalmente, seja você mesmo, seja autêntico, mostre quem você é. Este vai ser o seu diferencial.

Confiança

Se você não se achar bom o suficiente, não acreditar em você, como a universidade vai acreditar? Seja espontâneo e divirta-se!

Se você tem interesse em se preparar para as audições, entre em contato com os nossos especialistas para saber mais detalhes sobre como o nosso programa de preparação pode te ajudar!

Mentoria em Grupo: Faculdade no Exterior

Planejamento, preparação e bolsas de estudo. Entenda o modelo de ensino, conheça os cursos disponíveis, o passo a passo do planejamento, da preparação e como funcionam as bolsas de estudo.

19.06

19h00

Webinar: Programa de Programa de Preparação Antecipado Daqui pra Fora (Early Guidance)

O que é, como funciona, formato, módulos, tópicos abordados, exemplos práticos, relatórios, controle da evolução, casos de sucesso. Conheça o que é feito, como é feito. Conheça também alguns de nossos mentores.

25.06

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?