Fachada de uma das melhores universidades da Irlanda.

Conheça as melhores universidades da Irlanda

Um dos países mais visitados da Europa, a Irlanda atrai cada vez mais estudantes para suas universidades. Aqui você vai conhecer as principais delas e saber como buscar uma vaga por lá.

A Irlanda é um dos países que mais atraem estrangeiros na Europa. Em outras palavras, o número de visitantes por ano, cerca de 6 milhões, chega a superar o da própria população, que é de 4,8 milhões de habitantes. Além disso, o interesse pelas universidades vem crescendo também. Enfim, motivos não faltam.

Os estudantes que optam pela Irlanda vivem em um país não só com excelente qualidade de vida, belas paisagens e muita história, mas também uma população extremamente acolhedora. Aliás, de acordo com o site Studyportals, da Holanda, a Irlanda é o lugar onde os estudantes internacionais se sentem mais satisfeitos.

Por que estudar na Irlanda?

Conhecida também como Ilha Esmeralda, a Irlanda é o 23o colocado no ranking de “Melhores Países” do USNews, onde aparece como o 8o no quesito “Open for Business” e 15o em “Qualidade de Vida”.

O sistema educacional irlandês é, sem dúvidas, um dos melhores da Europa e do mundo. Mais de 85% da população jovem da Irlanda termina o Ensino Médio e cerca de dois terços completam o ensino superior. Igualmente, a Irlanda é a número 1 na Europa em termos de graduados por 1.000 habitantes.

O investimento do governo em busca de um padrão internacional traz há algum tempo excelência acadêmica para a Irlanda. Como resultado, hoje existem 7 universidades públicas, 14 institutos de tecnologia e, também, vários centros de educação e pesquisa de ponta, localizados em campus belíssimos em diferentes pontos do país.

Vantagens de estudar na Irlanda

Qualidade de vida

Seja qual for o destino, quem for estudar na Irlanda vai encontrar cidades limpas, muito bem organizadas, com excelente sistema de transporte, segurança e saúde. Além disso, a vida fora do campus é tranquila, porém com inúmeras opções de lazer e também na área cultural.

Localização

Conhecer novos lugares e culturas é uma das principais vantagens de estar na Irlanda. Viagens não só para o para o Reino Unido, mais próximo, mas também para França, Noruega, Alemanha e outros países do Velho Continente são confortáveis e não são caras. Por isso, são bastante comuns entre os estudantes.

Experiência multicultural e networking

À proporção que, de 2016 a 2019, o número de estudantes internacionais cresceu 27% na Irlanda, a diversidade também aumentou. Hoje o país recebe jovens de 160 países, que representam 12% da população estudantil.

A convivência diária com colegas e professores com diferentes backgrounds fortalecem o networking e representam um diferencial importante na formação pessoal e acadêmica do aluno.

Possibilidade de trabalhar

Na Irlanda, os estudantes internacionais podem trabalhar até 20 horas por semana durante o ano letivo e 40 horas por semana nas férias. E, ainda por cima, o salário mínimo no país é um dos melhores da Europa, 10,50 euros por hora.

Além de ajudar na manutenção, o trabalho favorece a integração com a população local, pode auxiliar na formação acadêmica e ainda potencializar o networking. Algumas empresas líderes globais, como Google, Facebook, Pfizer, Apple e Intel, têm sua sede europeia na Irlanda.

Custo-benefício

A boa relação custo-benefício é um dos fatores que vem atraindo cada vez mais estudantes internacionais à Irlanda. Comparado com a América do Norte e outros países de língua inglesa, o investimento é, em média, mais baixo.

A tuition (anuidade da universidade) para estudantes internacionais custa entre 10.000 e 20.000 euros por ano. O custo de vida, que inclui despesas com moradia e alimentação, pode variar de 800 a 1.500 euros mensais, dependendo da localização, do tipo de moradia, das preferências e possibilidades do aluno.

Excelência acadêmica

O ensino superior na Irlanda é muito bem reconhecido internacionalmente. As 7 universidades públicas do país estão ranqueadas entre as 700 melhores do mundo, de acordo com o QS World University Ranking.

Os estudantes, locais e internacionais, podem escolher entre inúmeros programas em reconhecidas escolas de negócios, centros de excelência científica e tecnológica e renomadas faculdades de Artes e Humanidades.

Conheça as principais universidades da Irlanda

 

Trinity College Dublin (TCD)

A mais antiga universidade da Irlanda, fundada em 1512, é também a número 1 do país nos mais diversos rankings internacionais, entre eles o QS, onde figura na 101a posição. Além de muito rica em história, a Trinity College, também conhecida como Universidade de Dublin, é primeiramente reconhecida globalmente pela qualidade do seu ensino e pesquisa.

Seu campus histórico é um oásis no centro de Dublin. Os mais de 18.000 estudantes, entre graduação e pós, se dividem em 3 faculdades:

  • Artes, Humanidades e Ciências Sociais;
  • Engenharia, Tecnologia, Matemática e Ciências;
  • Ciências da Saúde.

Dezoito cursos da Trinity aparecem entre os Top 100 em suas áreas no QS ranking.

A localização privilegiada permite aos estudantes viver plenamente a cidade, capital do país, um lugar intenso, com vida cultural agitada, com muitos pubs e restaurantes. Dublin é um lugar moderno e histórico ao mesmo tempo, que já foi escolhida várias vezes como a cidade mais amigável da Europa.

O campus é verdadeiramente um lugar multicultural. TCD é a 8a universidade mais internacional do mundo, segundo a Times Higher Education, com 28% dos seus estudantes vindos de mais de 120 países.

Fora das salas de aula e de estudos, os alunos da Trinity podem participar de cerca de 170 clubs e associações estudantis, com atividades nas mais diversas áreas, de esportes a teatro, ficção científica ou economia.

Ainda mais, a universidade é uma das poucas que oferece um tutor que acompanha o aluno durante os 4 anos do programa. Trinity tem ainda vínculo com instituições fora da Irlanda e incentiva seus alunos a terem algum tipo de experiência internacional durante a graduação. Dessa forma, são mais de 300 opções em países como Alemanha, França, Estados Unidos, Índia e outros.

 

University College Dublin (UCD)

Considerada uma das principais instituições de pesquisa da Europa, UCD é uma das mais tradicionais e a maior universidade da Irlanda. De fato, seu campus de mais de 130 hectares está preparado para receber diariamente 33.000 alunos, 4.000 deles de outros 136 países, e abriga 5 faculdades.

UCD é a 177a no ranking QS das melhores universidades do mundo e tem 733 entre os seus 1.725 professores vindos de fora da Irlanda.

Fora das aulas, os alunos da UCD dispõem de 55 clubs esportivos e mais de 88 associações estudantis no campus para se engajarem nas mais diferentes áreas, de canoagem a comédia e engenharia química, por exemplo.

A International Student Society acolhe os alunos internacionais e promove atividades e passeios pela cidade e pelo país. Eles também podem frequentar o UCD Global Lounge, um hub dedicado a grupos e organizações estudantis focados na globalização, com palestras e eventos durante todo o ano.

A localização do campus, assim como acontece na TCD, também permite aos estudantes aproveitarem tudo que a capital do país pode oferecer.

A UCD foi considerada em 2020, pelo terceiro ano consecutivo, a instituição com maior empregabilidade da Irlanda e 75a do mundo, segundo o QS Employability Ranking.

 

National University of Ireland, Galway (NUI Galway)

NUI Galway cresceu muito nos seus 175 anos de história. Começou com 68 alunos e, atualmente, mais de 18.000 estudantes frequentam diariamente seu lindo campus, localizado na cidade de Galway.

NIU Galway não cresceu apenas em tamanho. Vem subindo nos rankings internacionais principalmente na última década e hoje é a 258a colocada no QS World University Rankings. Recebeu recentemente, inclusive, um investimento de 400 milhões de euros na melhoria do seu campus.

A universidade é conhecida como uma das líderes em pesquisa no país, com ênfase em programas de interdisciplinaridade e colaboração com parceiros na indústria em áreas estratégicas, no âmbito regional e nacional.

A universidade conta com 5 faculdades e mais de 50 cursos na graduação, entre eles:

  • Engenharia;
  • Mídias Digitais;
  • Jornalismo;
  • Matemática;
  • Ciências da Computação;
  • Psicologia;
  • Medicina;
  • Ciências Sociais.

National University of Ireland, Galway tem 4.1 estrelas no Studyportals, plataforma que é uma das principais referências quando o assunto é como os estudantes do mundo todo avaliam o ensino e a experiência nas universidades.

Galway é uma cidade litorânea na costa oeste do país, uma das mais bonitas e mais visitadas por turistas. Tem cerca de 80 mil habitantes e, apesar de parecer pequena para nós, brasileiros, é a 4a mais populosa da Irlanda.

É um lugar charmoso, com cara de interior, mas com atmosfera alegre e animada, principalmente por causa do grande número de jovens que moram por lá.

 

University College Cork (UCC)

Com 170 anos de tradição, a University College Cork é a 4a universidade irlandesa mais bem colocada nos rankings internacionais. UCC não só tem cerca de 21.000 estudantes, sendo 3.400 deles internacionais, mas também entre os professores, um terço vem de fora da Irlanda.

UCC está entre as Top 50 universidades da Europa em excelência no ensino, segundo o ranking da Times Higher Education. Além disso, foi a primeira universidade no mundo a receber a Green Flag internacional, em 2010, por sustentabilidade ambiental.

O lindo campus fica em Cork, a segunda maior cidade da Irlanda, na costa sudoeste do país. Com aproximadamente 120.000 habitantes, Cork é considerada uma cidade universitária, tem atmosfera vibrante e é cheia de atrativos para turistas e estudantes, como castelos, museus e catedrais históricas.

Processo seletivo

A admissão nas universidades irlandesas leva em consideração, basicamente, o mérito acadêmico. Com o sistema parecido com o do Reino Unido, as universidades requerem, geralmente, o histórico escolar dos candidatos e teste de proficiência em inglês (IELTS ou TOEFL, por exemplo).

Assim como nos Estados Unidos e no Reino Unido, os candidatos submetem suas applications (candidaturas) via uma plataforma comum, no caso a CAO (Central Application Office).

Mas, dependendo do curso e da demanda, podem ser necessários outros documentos. Por isso, o ideal é o candidato checar os documentos exigidos na instituição escolhida, verificando os critérios diretamente no departamento de admissão da universidade.

Se você tem o sonho de estudar na Irlanda, a equipe especializada da Daqui pra Fora pode oferecer toda a assistência necessária. Preencha o formulário abaixo e vamos começar uma conversa.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: Preparação para o SAT

O método que fez nossos alunos aumentarem suas notas em 30% em relação as provas anteriores.

23.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?