Conheça a Universidade de Westminster
No vibrante centro de Londres, a Universidade de Westminster oferece ensino inovador e pioneirismo aliados a muita história e tradição.
A Inglaterra é hoje o segundo país mais procurado por estudantes internacionais. O ensino de ponta e a excelente qualidade de vida são, sem dúvida, alguns dos principais fatores que atraem estudantes do mundo inteiro para a terra da rainha. Algumas das mais antigas e renomadas universidades do planeta estão no Reino Unido, que é reconhecido também pela importância nas pesquisas acadêmicas em diversas áreas.
Cerca de 496.000 estrangeiros fazem faculdade na Inglaterra hoje, o que corresponde a aproximadamente 21% dos universitários do país. Londres, um dos principais centros econômicos e políticos da Europa e do mundo, atrai grande parte destes alunos. Estudar em Londres significa viver nessa cidade que respira cultura dia e noite e é recheada de atrações e eventos o ano inteiro. Tudo isso aliado a serviços de qualidade em saúde, transporte e segurança.
É no vibrante centro de Londres que fica a Universidade de Westminster. Fundada em 1838 como Royal Polytechnic Institute, o primeiro instituto politécnico do Reino Unido se tornou oficialmente University of Westminster em 1992. Reconhecida pelo pioneirismo, a Universidade de Westminster abriu em 1841 o primeiro estúdio público de fotografia. Sob
Por dentro da Universidade de Westminster
A ênfase na internacionalização é uma das marcas da Universidade de Westminster. Considerada a universidade mais diversa do Reino Unido, Westminster tem mais de 25% dos seus 22.000 estudantes internacionais, vindos de 169 países de todos os continentes. A universidade ainda faz parceria com 190 instituições em 56 países, o que possibilita oportunidades de estudo e trabalho voluntário fora do país.
Os alunos se dividem em 4 campus, três deles no centro de Londres (Cavendish, Marylebone e Regent Street), e um, Harrow, no noroeste da cidade.
A universidade é composta por 3 faculdades que oferecem mais de 300 cursos de graduação e pós. São elas: College of Design, Creative and Digital Industries; College of Liberal Arts and Science; e a Westminster Business School. Os cursos nas áreas de mídia e moda estão relacionados entre os melhores do mundo.
As disciplinas, em geral, têm módulos longos que incluem habilidades relacionadas ao trabalho e atividades práticas. Os alunos também são estimulados a participar de pesquisas acadêmicas durante o curso.
Um investimento de 20 milhões de libras foi feito recentemente nas instalações da universidade. A primeira sala de cinema da história foi restaurada, equipamentos esportivos foram comprados ou modernizados e ainda foi desenvolvido o Financial Market Suites (FSM). O FSM utiliza a plataforma Bloomberg. Com ela, alunos, professores e pesquisadores têm à disposição a tecnologia amplamente adotada pelos principais bancos de investimento e centros financeiros do mundo.
A Universidade de Westminster é reconhecida historicamente pela excelência em pesquisas. Grande parte do ensino é sustentado por esse trabalho em áreas como arte e design, mídia e comunicações, direito e arquitetura.
Os pesquisadores da universidade receberam recentemente um investimento de 6 milhões de libras e conduzem estudos importantes na luta contra doenças como Alzheimer, câncer de mama, malária e o vírus Ebola.
A vida do estudante na Universidade de Westminster
Seja em finanças e negócios, moda, música, esporte ou arte, Londres é o lugar onde as coisas tendem a acontecer primeiro. Na Universidade de Westminster o campus se mistura com a cidade. As salas de aula não se limitam aos muros da universidade. Estudar lá significa, portanto, ter acesso fácil a todas as novidades nos mais variados setores. A experiência se estende para toda a cidade e os alunos podem, dali, explorar o Reino Unido e a Europa.
A universidade procura aproveitar as vantagens de estar no centro de Londres e estabelece links com importantes organizações na cidade e em todo o Reino Unido. O Serviço de Carreiras e Empregabilidade da universidade tem ligação com mais de 3.000 empresas.
Nos 4 campus, a Universidade de Westminster oferece bibliotecas 24 horas, laboratórios de ciências de última geração e recursos avançados de TI. Tem ainda estúdios de cinema e TV, galerias, espaços para arquitetura e design, além do FSM, entre outras modernas instalações.
O convívio com uma comunidade diversa e multicultural ainda proporciona a formação de uma potente networking internacional. Os alunos que vêm do exterior têm à disposição uma equipe de apoio específica e um programa de reforço para inglês (se necessário). Depois de formados, todos passam a fazer parte do grupo de ex-alunos que tem mais de 180.000 pessoas em 180 países.
Entre os ex-alunos da Universidade de Westminster estão Alexander Fleming, descobridor da penicilina; Charlie Watts, baterista dos Rolling Stones; e Christopher Bailey, CEO e diretor de criação da Burberry. Também estudaram lá Roger Waters, Nick Mason e Richard Wright, do Pink Floyd.
Como aplicar para a Universidade de Westminster
A candidatura para a Universidade de Westminster é feita pelo UCAS (Universities and Colleges Admission Service), plataforma do Reino Unidos que corresponde ao Common App (dos Estados Unidos). No processo seletivo do Reino Unido, são exigidos basicamente o histórico escolar do candidato e o exame de proficiência em inglês, TOEFL ou, preferencialmente, o IELTS. No caso da Universidade de Westminster, para a maioria dos cursos se exige nota 6,0 no IELTS.
Nas universidades do Reino Unido os candidatos aplicam diretamente para o curso escolhido. Alguns cursos podem ter algumas exigências específicas, como portfólios, redações (carta de motivação) ou cartas de recomendação. Por isso, é importante checar com antecedência no site da universidade todas as exigências para o seu curso e ter os documentos prontos dentro do prazo de envio.
Alunos internacionais cujo diploma do Ensino Médio não corresponde ao do Reino Unido devem fazer um ano de Foundation. O Foundation é um ano básico, onde o aluno é apresentado para o sistema europeu de ensino e preparado para os 3 anos seguintes de faculdade. A Universidade de Westminster tem um curso de Foundation voltado para os estudantes internacionais em parceria com a Kaplan International College.