Entenda como escolher uma faculdade no Canadá - Daqui pra Fora | Faculdade nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido

Entenda como escolher uma faculdade no Canadá

Estudar no exterior é o desejo de muitos brasileiros. E um dos locais preferidos para a realização dos estudos é o Canadá, uma vez que o país é conhecido por proporcionar excelente qualidade de vida e ainda conta com um ótimo sistema de ensino. 

No entanto, após a escolha do país para realizar os estudos, é comum surgir a dúvida: como escolher uma faculdade? Nesse momento, é importante considerar que existem algumas diferenças entre as instituições do Brasil e do Canadá. 

Se você quer conhecer mais a respeito das faculdades do Canadá, acompanhe o post que vamos apresentar todos os detalhes. Confira! 

Como escolher uma faculdade no Canadá? 

Para fazer a escolha certa é importante ficar atento a alguns pontos no momento de selecionar uma faculdade no Canadá. Veja as nossas dicas sobre o tema! 

Analise as suas expectativas em relação à graduação 

É claro que é fundamental considerar alguns aspectos da cidade em que se pretende morar, como clima, ambiente local, os tipos de moradia ofertados, a localização da faculdade, atividades extracurriculares e até mesmo o custo de vida. 

Mas também é importante o aluno deve levar em consideração os professores que lecionam na instituição de ensino escolhida e o que ela promete oferecer. 

Para tanto, é importante realizar uma autoanálise sobre os seus talentos, seus desejos para o futuro e seus sonhos para escolher de maneira estratégica a instituição que deseja estudar. 

Confira a grade de disciplinas dos cursos em cada faculdade 

Outro passo fundamental é verificar se a faculdade escolhida tem em sua grade as disciplinas do curso que você pretende fazer e se o departamento da sua área de graduação tem boa reputação. Além disso, também é importante verificar se as matérias ofertadas pela instituição atendem às suas expectativas. 

Pesquise ainda pelos diferenciais da instituição de ensino, como o corpo discente e as suas premiações, cursos extras e laboratórios — a Carleton University, localizada na cidade de Ottawa, capital do Canadá, por exemplo, permite que os alunos realizem pesquisas práticas em seus laboratórios desde o primeiro ano da faculdade. 

Os alunos que desejam um atendimento mais individualizado durante as aulas devem buscar pelas faculdades menores — determinadas instituições têm turmas que contam com apenas poucos alunos. 

Já os estudantes que desejam ter interação com outras pessoas e vivenciar um ambiente multicultural podem optar pelas instituições de ensino maiores. 

Assim, a melhor instituição de ensino sempre será a que tiver o curso que você deseja realizar e uma grade curricular que atenda às suas expectativas. 

Compreenda as diferenças entre college e university 

No Canadá existem dois modelos de instituição — college e university — que se diferenciam na forma de ensino em cada um. 

O objetivo da universityé formar o estudante bacharel em uma determinada área do conhecimento. Assim como as universidades brasileiras, podem alternar entre um aprendizado teórico e prático, podendo haver foco em pesquisa. Esse modelo de instituição fornece diploma de graduação ao final e é o mais recomendado para as pessoas que pretendem seguir carreira na área escolhida. 

Os cursos nas universidades do Canadá também duram, em média, 4 anos. Caso seja na área da saúde ou educação, por exemplo, costumam ocorrer em período integral. 

Já os colleges oferecem cursos mais técnicos, com o objetivo de preparar o estudante diretamente para o mercado de trabalho. Não fornecem diploma de bacharel, de modo que o estudante com intenção de cursar uma graduação, ainda precisará ingressar em uma universidade. 

Os cursos nos colleges costumam ter duração que podem variar de 6 meses a 4 anos. 

Verifique a forma de ingresso na faculdade 

Após selecionar algumas instituições que gostaria de estudar, o aluno deve considerar o processo seletivo de cada uma delas, uma vez que cada faculdade canadense tem a sua forma própria de seleção. Assim, para obter a aprovação é fundamental conhecer a forma de ingresso e observar toda a documentação solicitada. 

Para a realização desse processo, chamado de application, é preciso inicialmente realizar uma inscrição no site da instituição. Em geral, os documentos solicitados são o certificado de conclusão do ensino médio e a sua tradução juramentada, o histórico escolar e o comprovante de proficiência em inglês ou francês, sendo que a pontuação mínima varia de acordo com os critérios de cada faculdade e do curso escolhido. 

Quando o idioma escolhido for o inglês, os testes que costumam ser aceitos para certificar a proficiência na língua são o IELTS (International English Language Testing System), o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) ou o CELPIP (Canadian English Language Proficiency Index Program) — a depender da instituição de ensino. Já no caso do francês, o teste solicitado é o TEF (Test d’évaluation de français). 

Assim, na prática, o ideal é que as informações sejam verificadas junto à instituição que se pretende estudar, uma vez que os critérios, requisitos e até mesmo o teste de proficiência solicitado podem variar de uma para outra. 

Fique atendo ao período de inscrição 

No Canadá, o ano letivo ocorre em um período diferente do Brasil, por isso é preciso ficar atento às datas para inscrição, processo seletivo, matrícula e mesmo do começo das aulas — o ideal é que o aluno tenha ao menos um ano para se candidatar a uma vaga em uma faculdade canadense. 

O ano letivo das escolas e das faculdades no Canadá tem início em setembro e término em maio, antes do verão. Enquanto no Brasil, as instituições de ensino superior, em geral, têm processos seletivos tanto em janeiro quanto em agosto. 

Dessa maneira, durante todo o processo é essencial que o aluno se mantenha em contato com a instituição para tirar as suas dúvidas, ficar atento a todas as informações e ainda demonstrar interesse pela admissão. 

Tenha uma boa consultoria durante o processo 

Como vimos, existem diversos passos que devem ser seguidos e cuidados que precisam ser tomados para que o desejo de estudar em uma faculdade no Canadá dê certo. 

Portanto, para não cometer qualquer equívoco que comprometa processo, o ideal é contar com uma consultoria que preste auxílio ao estudante e à sua família durante todo o período. 

Apenas uma boa consultoria é capaz de indicar as melhores instituições de ensino, ajudá-lo com o processo seletivo, com a documentação necessária durante o procedimento para a emissão do visto e em muitos outros fatores. 

Agora que você já sabe como escolher uma faculdade no Canadá, basta seguir as nossas dicas e procurar pelos cursos e pelas instituições de ensino que mais o agradam para acertar na sua escolha e ter uma graduação internacional no currículo. 

Se você quer estudar fora, não perca tempo e fale com a gente, nós podemos ajudá-lo. Entre em contato conosco que daremos todo o suporte necessário! 



Comentários