Estudantes de marketing com computadores abertos na mesa.

Faculdade de Marketing no exterior? Veja 5 dicas incríveis!

O Marketing é a área que estuda mercados, identifica necessidades e traça estratégias de comunicação a consumidores e clientes em potencial. Ele é comumente dividido em quatro grandes segmentos, conhecidos como os 4 P’s: preço, praça (ou ponto de venda), produto e promoção.

Para ter sucesso, esse profissional precisa conhecer não somente o seu público, mas também os canais utilizados por eles — os quais estão em constante transformação, especialmente desde a popularização da internet e do marketing digital.

Com o mercado extremamente competitivo que temos hoje, esse profissional é cada vez mais requisitado em empresas de todos os portes. Quer conhecer mais sobre essa graduação e as possibilidades que ela oferece? Então continue com a gente, acompanhe este texto até o fim e confira 5 valiosas informações sobre o curso.

1. Principais disciplinas

A graduação em marketing forma o profissional em nível de bacharel. No geral, ela dura quatro anos e pode ser cursada em um único período. Trata-se de um curso de humanas, portanto as disciplinas estão bem relacionadas a essa área do conhecimento.

Ainda assim, algumas faculdades podem trabalhar noções básicas de Logística, Economia e Matemática. Nos primeiros anos, os estudantes se deparam com disciplinas mais gerais, entre elas:

  • Antropologia;
  • Cultura brasileira;
  • Administração;
  • Empreendedorismo;
  • Publicidade e propaganda.

Ao longo do curso, matérias mais específicas são trabalhadas, como:

  • Direitos do consumidor;
  • Desenvolvimento de produtos;
  • Estratégia de comunicação;
  • Planejamento de mídia;
  • Marketing digital;
  • Marketing internacional.

2. Perfil do estudante (e do profissional)

O marketing passou por grandes modificações nos últimos anos. A maioria delas esteve diretamente associada ao avanço do acesso à tecnologia por parte dos consumidores — e consequentemente das empresas e de suas estratégias de comunicação.

Assim, temos aqui duas primeiras (e grandes) características necessárias a um estudante de marketing que deseja ter um futuro promissor: familiaridade com as novas tecnologias e capacidade de adaptação a esses novos meios.

Esse profissional deve entender a necessidade de atualização constante, visto que tanto as tecnologias quanto os consumidores continuarão se transformando dia após dia.

Além disso, esse profissional costuma mesclar características criativas e estratégicas, uma vez que essas duas “metodologias” são necessárias para uma boa atuação em marketing. O bom relacionamento e a empatia ao lidar com outras pessoas são soft skills muito importantes a quem quer ingressar na área.

Não necessariamente você terá um contato direto com os consumidores, mas pelo menos de forma indireta precisará conhecer suas dores e atender às suas necessidades.

3. Áreas de atuação

O objetivo principal do marketing é o estímulo ao consumo de determinadas marcas ou produtos. Assim, a área oferece diversas possibilidades de atuação a quem quer uma chance no mercado das grandes organizações — mas empresas de pequeno e médio porte também contratam esse profissional.

No geral, o bacharel em marketing atua em conjunto com o time de vendas, realizando pesquisas sobre consumo e desenhando estratégias para amplificação do trabalho da marca. Entre outras funções, podemos destacar:

  • Analista de comunicação;
  • Analista de marketing;
  • Analista de produto.

Outra possibilidade, ainda, é a realização de trabalho autônomo. Atualmente, muitos profissionais de marketing têm sido procurados para oferecer consultorias. Isso pode acontecer em situações específicas — como em caso de crise de marca — ou a partir da especialização desse profissional em determinada área — como Inbound Marketing, Marketing Digital, Marketing de Influência etc.

4. Marketing no exterior

Para quem procura uma capacitação de qualidade, é importante destacar que existem cursos inovadores de graduação em marketing no exterior. Os alunos têm acesso a laboratórios, ferramentas e metodologias de pesquisa de ponta.

Para ser aprovado em uma instituição de ensino internacional, as principais exigências são a realização das provas SAT ou ACT, assim como a de uma proficiência no idioma — comumente o inglês.

Para quem considera estudar nos Estados Unidos, o custo da graduação na área pode variar entre 70 e 200 mil dólares; na Europa, o valor fica em torno de 60 mil dólares; enquanto no Canadá a estimativa de gastos gira em torno de 10 mil dólares por semestre.

5. Graduações de marketing no exterior

Quer conhecer algumas das universidades com as melhores graduações em marketing no exterior? Em sites como o Bachelor Studies e o Hot Courses, é possível descobrir boas opções e fazer pesquisas filtradas de acordo com seus interesses. Continue com a gente e confira boas opções nos Estados Unidos, no Canadá e na Inglaterra

Estados Unidos

  • Saint Mary’s University of Minnesota: a faculdade oferece um major em Marketing que prepara o aluno também para atuar em cargos de publicidade. Um dos principais focos do curso é o estudo dos diferentes mercados mundiais;
  • Green River Collegemais do que aprender a vender um produto, nessa graduação você adquire noções de como também gerenciá-lo. Isso mesmo: o curso Marketing and Management oferece aos alunos uma ampla preparação em empreendedorismo.

Canadá

  • Carleton UniversityCarleton University tem um programa em educação de negócios internacionais bastante reconhecido no Canadá. Nesse curso, as noções de marketing trabalhas estão amplamente ligadas ao conhecimento do mercado internacional;
  • Fanshawe College: a Bachelor of Commerce dessa universidade oferece uma formação conjunta em marketing digital, e trabalha desde o gerenciamento de marca, passando por noções de mídia, gerenciamento estratégico de sites e marketing de mecanismos de busca.

Inglaterra

  • London School of Design and Marketingvocê já pensou em se graduar em uma universidade completamente voltada aos estudos da comunicação? A London School of Design and Marketing possibilita isso. O curso em marketing é uma Licenciatura, o que significa que o aluno também tem aulas sobre ensino e aprendizado e sai habilitado a ministrar aulas na área;
  • University of Liverpooluma das mais tradicionais universidades do Reino Unido, a UL oferece um bacharelado em marketing bastante antenado com as necessidades do mercado de hoje. As disciplinas trazem diferentes aspectos sobre marketing digital, e-business e estratégias de marketing.

Gostou de saber mais sobre a área do marketing e as opções de graduação no exterior e de atuação para o profissional formado? A gente espera que sim.

É importante acompanhar as novidades e ficar por dentro sobre o mercado que você almeja desde já. Dessa forma, você já chega à graduação munido de informações e tem mais chances de conquistar um futuro profissional bem sucedido.

E não se esqueça: a cada dia essa área é mais e mais influenciada pelas novas mídias e tecnologias. Por conta disso, uma formação de qualidade pode fazer toda a diferença na hora da contratação ao disputar uma vaga, então tenha atenção a essa escolha!

Quer continuar recebendo conteúdos como este em seu feed? Então é só seguir a gente nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Youtube.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: Preparação para o SAT

O método que fez nossos alunos aumentarem suas notas em 30% em relação as provas anteriores.

23.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?