Os principais CEOs do mundo foram formados nos Estados Unidos.

Onde estudaram os CEOs das maiores empresas do mundo?

Os rankings que divulgam as principais universidades do mundo confirmam que as melhores instituições de ensino superior do planeta se concentram nos Estados Unidos, no Reino Unido e no Canadá. Este é, com certeza, um dos fatores que tem levado muitos estudantes no Brasil a buscar fazer faculdade no exterior.

Pelo ranking mais recente da Times Higher Education (THE), 57 das 100 melhores estão nestes três países. Entre as 10 primeiras, 7 estão nos EUA e 3 no Reino Unido (entre elas, a primeira primeira do ranking). O Canadá tem 7 instituições entre as 50 melhores do mundo.

A universidade brasileira mais bem colocada no ranking, ocupa uma posição entre o 250º e o 300º lugar. Isso mostra que no exterior, além das instituições de renome internacional, existem inúmeras universidades de excelência, que muitas vezes não são tão conhecidas especialmente por quem não é do meio acadêmico. Mas elas, com certeza, também oferecem o mais alto nível de ensino e pesquisa e formam profissionais de ponta em diversas áreas.

Onde se formaram os principais CEOs dos Estados Unidos?

As empresas mais bem colocadas hoje na Fortune 500 (lista que compila as maiores empresas dos Estados Unidos segundo suas receitas), contam com líderes vindos de universidades com posições bem distintas no ranking da Times Higher Education.

Doug Mc Millan, por exemplo, CEO do Wallmart, empresa número 1 no ranking da Fortune 500, se formou em business administration na University of Arkansas, que figura entre o 601º e o 800º lugar no ranking THE.

A University of Arkansas, na cidade de Fayetteville, é uma universidade pública com 26 mil alunos vindos dos 50 estados norte-americanos e de outros 120 países. Seu campus abriga 130 prédios, sendo que 11 deles estão incluídos no registro nacional de lugares históricos.

A universidade oferece anualmente mais de US$ 85 bilhões em ajuda financeira e bolsas de estudos. E gasta por volta de US$ 133 milhões em pesquisa. Bill e Hillary Clinton foram professores de Direito lá no início de suas carreiras.

Darren Woods, CEO da Exxon Mobil, empresa segunda colocada no ranking Fortune 500, se graduou na Texas A&M University, no curso de Engenharia Elétrica. Texas A&M ocupa o 178º lugar no ranking da THE e tem outros 5 ex-alunos atualmente comandando empresas que compõem a Fortune 500.

Com 54 mil alunos distribuídos em 133 cursos de graduação, Texas A&M é a segunda maior universidade pública e tem um dos maiores campus dos Estados Unidos onde abriga 10 faculdades e 18 institutos de pesquisa.

Warren Buffet, CEO da Berkshire Hathaway (4a ranqueada na Fortune 500), estudou business administration na University of Nebraska (que está entre as posições 401 e 500 do ranking THE).

Tim Cook, CEO da Apple (4a colocada na Fortune 500) fez engenharia industrial na Auburn University, no Estado do Alabama, que figura entre a 601a e 800a colocação no ranking THE.

Muito renomada na área de Ciências Aplicadas, Auburn University abriga 13 faculdades que oferecem mais de 140 cursos. Tem hoje quase 26 mil alunos na graduação.

O UnitedHealth Group, 5º colocado na Fortune 500, é comandado por David Wichman, que se  graduou no curso de accounting (Contabilidade) na Illinois State University . ISU é uma universidade pública com cerca de 18 mil alunos na graduação e mais de 350 organizações estudantis.

As universidades que mais formaram os CEOs da Fortune 500

A universidade americana que tem mais CEOs nas empresas que compõem hoje a Fortune 500 é a University of Wisconsin, que aparece em 51º lugar do ranking da Times Higher Education. São 14 ex-alunos de UW liderando empresas que se encontram entre as 500 principais dos Estados Unidos.

Localizada em Madison, capital do Estado de Wisconsin, a UW conta com 40 mil estudantes de todos os estados americanos e de 124 países. Seus professores e ex-alunos já receberam mais de 12 prêmios Nobel e 33 Pulitzer.

Harvard, 7a colocada no ranking 2020 da THE, vem em segundo lugar com 12 CEOs liderando empresas ranqueadas na Fortune 500.

Além de UW e Harvard, também se destacam: Cornell University (19o no ranking THE, com 10 CEOs na lista), University of Michigan (21a do ranking, com 8 CEOs) e Stanford (4ado ranking, com 7).

Com 5 CEOs na Fortune 500, aparecem State University of New York (entre o 351º e 400º lugar no ranking THE) e Lehigh University (entre o 601º  e o 800º lugar), ao lado de Princeton (6a colocada) e Michigan State (84a).

Gostou de saber como as universidades no exterior formam grandes executivos que comandam as principais empresas do mundo? Compartilhe então esse post nas suas redes sociais.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Mentoria em Grupo: Vestibulares & Applications

Fazer vestibulares no Brasil e em paralelo se candidatar para as universidades do exterior. Linha do tempo de preparação, o que fazer e quando fazer e fases do ano das candidaturas. Prioridades; Testes: SAT / ACT / AP Tests / TOEFL / IELTS-UKVI/ DELE / SIELE, Seleção das universidades; Valor das universidades e oportunidades de bolsas; Benefícios de se planejar; etc.

07.05

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?