escolher entre o vestibular brasileiro e internacional não precisa ser estressante- entenda como se preparar para os dois processos seletivos!

Vestibular brasileiro ou internacional: preciso escolher?

Nem todo mundo chega no Ensino Médio cheio de certezas em relação ao que vai fazer depois de se formar. Ao contrário. Além das dúvidas sobre qual curso fazer, é cada vez mais comum os estudantes não conseguirem escolher entre o vestibular brasileiro ou  a candidatura internacional. Por isso calma, você não está sozinho nesse barco.

E esse momento, que já não é dos mais tranquilos, pode ficar ainda mais tenso se o aluno se sentir pressionado, achando que precisa escolher o quanto antes para qual processo seletivo se preparar. Afinal, eles apresentam exigências diferentes e requerem diferentes esforços.

Mas não é bem assim. Você não precisa decidir com antecedência onde vai estudar. É totalmente possível construir uma excelente candidatura para estudar no exterior e ao mesmo tempo se preparar para o ENEM e para os vestibulares aqui no Brasil.

Muito do que se faz na preparação para o vestibular, e mesmo no próprio Ensino Médio, pode colaborar na elaboração de uma boa application. Por isso, com planejamento, foco e organização é possível se preparar para os dois processos.

Entenda o vestibular internacional

Nos processos seletivos no exterior, vários aspectos da vida acadêmica e pessoal do candidato são levados em conta. Não é uma única nota, nem mesmo algumas notas, que definem quem entra ou não numa universidade lá fora.

É bom ter sempre em mente que o processo é holístico, ou seja, eles se preocupam em avaliar o indivíduo como um todo.

As notas dos últimos 4 anos do colégio são importantes. Com a média desse período, você vai poder direcionar melhor sua candidatura para faculdades que são mais alinhadas com o seu perfil acadêmico.

Ainda vão entrar nessa conta as notas das provas padronizadas, como o SAT ou o ACT e o TOEFL ou o IELTS (que medem a proficiência em inglês do candidato).

Mas não é só isso. As universidades lá fora dão bastante valor também ao que o candidato faz fora da sala de aula ou mesmo fora da escola. Por isso, é muito importante se engajar em atividades extracurriculares.

Elas vão mostrar  às instituições quem você é, falam muito sobre as suas habilidades, suas experiências e sobre sua personalidade.

O mesmo acontece com as redações ou essays. Com temas sempre ligados a aspectos pessoais, elas são fundamentais para mostrar às bancas de admissão quem você é.

As universidades americanas ainda solicitam cartas de recomendação. Elas devem ser escritas por pessoas que conhecem você a fundo, geralmente professores e coordenadores.

Nelas eles precisam escrever sobre suas principais qualidades como estudante e como pessoa. São mais um instrumento que a universidade usa para conhecer melhor o candidato.

Quando os candidatos têm notas parecidas, estes quesitos são essenciais para definir quem é aceito ou não em uma instituição. Por isso, é preciso dar muita atenção a todos eles.

Torne essa jornada mais leve

A construção da candidatura no exterior é um processo longo e abrangente. Um bom planejamento, muita disciplina e foco com certeza vão tornar essa jornada mais leve e com mais chances de sucesso.

Para isso, é importante ter uma orientação especializada. A Daqui pra Fora tem mais de 18 anos de experiência assessorando milhares de estudantes brasileiros a realizarem o sonho de estudar no exterior. São mais de 3.000 alunos aceitos em excelentes instituições e mais de R$ 500 milhões em bolsas de estudo.

Com profissionais especializados em cada etapa do processo, a DpF trabalha com o aluno na construção das applications para que ele seja aceito nas melhores universidades de acordo com o seu perfil.

A equipe orienta o candidato de forma personalizada durante toda a jornada, focando no planejamento e na organização do trabalho. Monitora a performance acadêmica, ajuda a definir as atividades extracurriculares, dá orientação para as redações e para as cartas de recomendação.

A DpF ajuda ainda na seleção das universidades onde o aluno deve aplicar (de acordo com o seu perfil), direciona seus esforços e faz com que ele foque exatamente onde precisa e se organize para estudar para todos os vestibulares necessários, maximizando, assim, suas chances de sucesso.

Quer saber tudo sobre o processo seletivo no exterior? Assine nossa Newsletter e veja como ir em busca do seu lugar nas melhores universidades do mundo.

Feira de Universidades 2024

De estudante para estudante!

Conheça mais sobre as universidades no exterior com quem está vivendo essa experiência! Estudantes falarão sobre temas relacionados a universidade onde estão.

Início dia 08/04

19h00

Webinar: Intercâmbio & Graduação no Exterior – Mitos e Verdades

Fazer intercâmbio ajuda a entrar nas faculdades no exterior? O processo seletivo é o mesmo para quem fez e quem não fez intercâmbio? E se eu fizer o Ensino Médio inteiro no exterior? E se eu fizer o último ano fora e me formar? E se eu tiver o diploma norte americano, é melhor? Tenho mais chances? E quanto as bolsas? Aumentam as chances de bolsa? Nesse webinar vamos tirar as principais dúvidas que recebemos nos últimos anos quanto o tema é Intercâmbio & Graduação no Exterior.

25.04

19h00

Quer receber mais informações sobre Faculdade no Exterior?